INELEGÍVEL: O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia disse, em entrevista a’O Estado de S.Paulo que é “suicídio coletivo” tratar das eleições de 2022 neste momento e disse não acreditar na elegibilidade do ex-presidente Lula. “Acho difícil ele ficar elegível”, disse após ser questionado sobre a possibilidade. Isso porque, Lula está condenado por crimes que o tornaram inelegível para disputar o pleito de 2022 ao cargo chefe da República, porém acreditando na soltura com o julgamento em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF), que pode mantê-lo condenado, mas fora da cadeia.
AMAMENTAÇÃO: Em vigor desde o dia 18 de outubro, a Lei 13872/19 garante, às mães lactantes, o direito de amamentar seus filhos, de até 6 meses de idade, durante provas de concursos públicos. A amamentação é permitida por períodos de até 30 minutos por filho, em intervalos de duas horas. Apesar de a nova lei representar avanço, especialistas consultados pela Agência Brasil avaliam ser necessária a compreensão dos fiscais de prova, no sentido de flexibilizar os prazos previstos pela legislação.
MARIELLE: Assassinada no dia 14 de março do ano passado, a vereadora Marielle Franco acabou sendo alvo de uma ‘brincadeira’ bastante desagradável. Em um grupo de WhatsApp do Senado, um assessor do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) utilizou uma figurinha com o rosto da parlamentar acompanhado da frase “morri kkk”. Segundo informações da revista Época, o autor da ação contra Marielle no grupo ‘Assessores SF Desfocados’ foi Marcelo Antonio Siqueira Martan, que, questionado, disse que não teve o objetivo de ofender ninguém e que suas opiniões “não representam” as de Flávio Bolsonaro.
MELÃO: O setor de fruticultura do Rio Grande do Norte fechou um acordo para abertura do mercado chinês à produção de melão potiguar. O acordo para a exportação foi assinado no país asiático na madrugada da última quarta-feira (23) e a expectativa do setor é de que o potencial do mercado resulte na geração de 10 mil novos empregos diretos nos próximos três anos. O estado é o maior exportador de melão no país.
FACULTATIVO: Órgãos públicos do Rio Grande do Norte não terão expediente nesta segunda-feira (28), quando é comemorado o Dia do Servidor Público. A data é considerada ponto-facultativo no funcionalismo público de todo o país.
ATEUS: A Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) pediu na Justiça a condenação da União e dos presidentes da República, do Senado e da Câmara dos Deputados por violação ao princípio do Estado laico com a viagem de autoridades para a canonização de Irmã Dulce no Vaticano. Na ação civil pública, protocolada na terça-feira (22) na Justiça Federal, a entidade reivindica que Jair Bolsonaro (PSL), Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ) sejam obrigados a devolver aos cofres públicos a verba gasta com a autorização deles.

Nenhum comentário:
Postar um comentário