Conselho Municipal aprova demolição do Hotel Reis Magos
O Conselho Municipal de Cultura (CMC), vinculado a Prefeitura de Natal, se posicionou a favor da demolição do Hotel Reis Magos. A decisão foi tomada na última reunião do Conselho em 7 de agosto, e publicada no Diário Oficial do Município na última terça-feira (20).
A decisão do CMC reforça posicionamentos de outros órgãos importantes como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Conselho Estadual de Cultura, todos contrários ao tombamento da estrutura. Em maio deste ano, o grupo proprietário do Hotel Reis Magos, Hotéis Pernambuco S/A, recebeu autorização judicial para demolição do prédio, por meio dos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).
Inaugurado em 1965, o Hotel Reis Magos é conhecido por ser o primeiro grande hotel de Natal, e por isso há um movimento a favor do tombamento e da recuperação do prédio. O edifício também abrigava a boate Royal Salute, lembrada por ser um dos pontos mais importantes da noite natalense durante o século XX. No entanto, o hotel que fica na Praia do Meio, zona Leste da cidade, está fechado desde a década de 1990, e sua estrutura se deteriorou bastante por conta da ação do tempo e do vandalismo.
Para o presidente do CMC, Dácio Galvão, as condições da estrutura foram determinantes para o posicionamento do conselho. “O prédio está muito deteriorado. E sua estrutura gera um perigo imenso à população. Além disso, os donos da área já disseram que não têm interesse em recuperá-la e diversos segmentos da sociedade são a favor da demolição. Esperamos que tudo tenha um desfecho positivo, com a cidade saindo como a maior beneficiada desse processo” afirmou.
O grupo Hotéis Pernambuco S/A já revelou que irá pensar em um novo projeto para ser implantado onde fica hoje o Hotel Reis Magos, mas ainda não confirmou previsão para início da demolição.
TN
Nenhum comentário:
Postar um comentário