30/06/2019

BRASÍLIA: MANIFESTAÇÃO MIRA STF

Em Brasília, ato a favor da Lava Jato mira ministros do Supremo

Macaque in the treesAuxiliados por carros de som, manifestantes se reúnem na manhã deste domingo (30) em frente ao Congresso Nacional, em ato de apoio à Lava Jato e ao ex-juiz e ministro da Justiça, Sergio Moro.

Com a tradicional predominância das cores verde e amarelo, o protesto tem como alvo congressistas e ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Uma das pautas mais defendidas é a CPI da lava-toga, para investigar os magistrados. 

Em frente ao Congresso foram inflados quatro bonecos gigantes. Dois do ex-presidente Lula (ambos com roupa de presidiário), um de Moro vestido de super-homem e um que une Lula, o ministro Gilmar Mendes (STF) e o ex-ministro do PT José Dirceu. Esse boneco associa o STF ao PT.

Apesar de ter sido indicado ao Supremo pelo PSDB e de ser historicamente descrito como um adversário do PT, Gilmar é um dos principais alvos dos grupos bolsonaristas. Recentemente o ministro votou a favor de um habeas corpus para Lula, pedido que acabou negado por uma das turmas do STF.

O ato desse domingo, que se repete em outras cidades do Brasil, foi convocado após a divulgação de conversas atribuídas a Moro e integrantes da Lava Jato levantando a suspeita de que o ex-juiz tenha sido parcial no julgamento de Lula, condenado em segunda instância no caso do tríplex do Guarujá (SP).

A revelação dos diálogos, iniciada pelo site The Intercept Brasil em 9 de junho, deixou o titular da Justiça sob ataque.

Nenhum comentário: