24/02/2019

KIM / TRUMP: 'O ENCONTRO DOS DOIDOS'

Kim Jong-un pega trem para encontro com Donald Trump no Vietnã

Kim Jong-un acena ao embarcar em trem rumo ao Vietnã para encontro com Donald Trump — Foto: Korean Central News Agency/Korea News Service via APO ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, pegou um trem neste sábado (23) rumo ao Vietnã para encontrar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Os dois vão se encontrar entre quarta e quinta-feira em Hanói, a capital vietnamita.

A agência de notícias estatal da Coreia do Norte informou que Kim viajou acompanhado de um assessor e da irmã, Kim Yo-jong.

Normalmente, as viagens de Kim são mantidas em segredo. Agências de notícias informaram que o trajeto de Pyongyang até a fronteira da China com o Vietnã, de cerca de 4 mil quilômetros, deve ser percorrido em aproximadamente dois dias (60 horas). Isso equivaleria a uma média de cerca de 66 quilômetros por hora, sem interrupções.

O The Guardian registrou o relato de que um trem verde e amarelo, parecido com o que Kim já usou no passado cruzando uma ponte na cidade de Dandong, na fronteira chinesa. Segundo a AFP, jornalistas foram afastados da ferrovia por forças de segurança e barreiras de metal impediam o acesso a 100 metros dos trilhos e das margens do rio da fronteira no momento da passagem dos vagões.

Os hóspedes de um hotel em frente à ponte fronteiriça tiveram que deixar o estabelecimento às pressas na sexta-feira. O motivo oficial foi uma reforma no hotel.

"O trem é longo e cruzou a ponte a uma velocidade menor do que um trem turístico, mas não há dúvida de que é por causa dele, há muita polícia", declarou uma fonte sem se identificar a NK News, em referência Kim.

G1

Nenhum comentário: