15/03/2016

(IN) SEGURANÇA PÚBLICA

“A curto prazo, Governo não tem muitas opções”, diz promotor sobre o sistema prisional do RN

Penitenciária de Alcaçuz 4Que a situação do sistema prisional do Rio Grande do Norte passa por um momento caótico, isso é possível observar com as fugas que acontecem todas semanas em unidades espalhadas pelo Estado – 131 detentos escaparam apenas em 2016. Porém, quem pensa que uma solução está perto, se engana.
Segundo o promotor da Tutela do Sistema Prisional, Antônio Siqueira, o Governo não tem muitas opções para reverter essa situação rapidamente. “Os problemas são antigos. A curto prazo o Governo não tem muita opção. Fala-se muita da possibilidade de cogestão. Hoje nem o Governo tem muita noção de como funciona. Além disso, seria algo para médio prazo, para daqui a seis ou oito meses, ou até mais”, disse em entrevista para a InterTV Cabugi.
Ainda de acordo com Siqueira, o Ministério Público entrou com uma ação para tentar reaver recursos na ordem de R$ 30 milhões que foram devolvidos para a União por não terem sido utilizados. “Ainda assim, mesmo que esse dinheiro retorne, não seria da noite para o dia que um novo presídio seria feito. Isso seria uma solução para médio prazo”.
O promotor também pediu mais agilidade para o Governo em ações que já foram anunciadas. “Tem a questão de bloquear os sinais de celulares em presídios. O Governo fala que está licitando, mas isso é para ontem. Conversamos com o governador para que alguns pavilhões sejam concretados, como acontece no Pavilhão 5 de Alcaçuz e lá as fugas são bem menores”.

Agorarn

Nenhum comentário: