27/07/2013

SEMANA DO MUNICÍPIO


Na Semana do Município visitas ao Roteiro Turístico são intensificadas com o Barão de Ceará-Mirim


“Conhecendo a Vila Imperial do Ceará-Mirim”, esta é a proposta que tem atraído pessoas de todas aspartes interessadas em conhecer um pouco mais sobre as origens da terra dos verdes canaviais.

Lançado há quatro anos, pela prefeitura de Ceará-Mirim, através da Secretaria Municipal de Turismo, o projeto visa incentivar, resgatar e promover, a Cultura e a História do Vale, que viveu o apogeu da cultura canavieira, no século passado.

Parte do projeto é desenvolvido no Centro Histórico da cidade, onde se concentram os pontos turísticos, dentre os quais: Palácio Antunes, (sede da Prefeitura), Mercado Público, Biblioteca Municipal Dr. José Pacheco Dantas, Rua Heráclio Villar (antiga Rua da Aurora), Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Praça Barão de Ceará-Mirim, Estação Cultural Prefeito Roberto Varela e Avenida Café Filho. Já o tradicional Roteiro dos Engenhos, passa pelo Museu Guaporé, Imburanas, Verde Nasce, Cruzeiro, Mucuripe, Engenho São Leopoldo e Banho das Escravas.

Durante o roteiro os personagens Barão Manoel Varella “Francisco José Ferreira”, Baronesa “Beatriz Souza”, Coronel José Felix “Anderson Morais” e o Coronel Dr. Manoel Varella “RaphaelSilva), seguem encenando a história e contando as lendas locais: “baleia, serpente, boi que falou na sexta-feira da paixão e a lenda de Emma”

O roteiro é realizado o ano inteiro, mas na Semana do Município a programação é intensificada. Desde o dia 22 quando as comemorações foram abertas mais de três mil alunos da rede municipal já participaram por meio de passeios e palestras nas escolas. Em 2012, Ceará-Mirim recebeu mais de 18 mil turistas.

Jhancy Richelm (9848-3139)
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Ceará-Mirim

5 comentários:

Alexandre Rodrigues dos Santos disse...

Pena que todos os casarões estão abandonados, pois isso poderia se tornar uma boa fonte de renda para os munícipes. E parabéns a esse rapaz, o Barão de Ceará-Mirim, pelo belo trabalho que vem fazendo, apesar de sozinho, vem transformando a cidade em ponto turístico. Ele merece nossa admiração.

Anônimo disse...

JOÃO ANDRÉ , AQUI NA RUA PRESIDENTE CAFÉ FILHO TEMOS UM IMENSO PONTO TURÍSTICO QUE É UM GRANDE LIXÃO , FICA AO LADO DA ESCOLA MUNICIPAL MADALENA ANTUNES PEREIRA, NESSE LIXÃO, DEVIDO O MATAGAL ESTA TÃO ALTO ESTA SERVINDO DE ESCONDERIGO DE ASSALTANTES COMO A POUCOS DIAS HOUVE ATÉ TIROS , A FEDENTINA DO LIXO É MUITO GRANDE , PODEMOS ENCONTRAR VÁRIOS TIPOS DE ANIMAIS QUE VEM PREJUDICANDO A VIZINHANÇA . O FOCO DE DENGUE É VISTO A OLHO NU, TEMOS TAMBÉM UMA CRATERA QUE JÁ ESTÁ ATINGINDO O ASFALTO IMPOSSIBILITANDO A PASSAGEM DOS TRANSPORTES. JOÃO ANDRÉ GOSTARIA QUE O AMIGO COLOCA-SE ESTA POSTAGEM EM DESTAQUE NO SEU GRANDE E IMPORTANTE BLOG , QUE A MEU VER É O PORTA VOZ DA POPULAÇÃO. A VIZINHANÇA JÁ PROCUROU AS PESSOAS QUE SE DIZ DE DIREITO E A RESPOSTA É QUE NÃO TEMOS CONDIÇÕES DE FAZER NADA, ESTAMOS SEM RECURSOS. AI PERGUNTAMOS IRÃO TER CONDIÇÕES SÓ NO PRÓXIMO ANO QUE É ANO POLÍTICO ? UM ABRAÇO MEU AMIGO JOÃO ANDRÉ.

Anônimo disse...

pegam esse coitado vestido de barao p tira foto com meia duzia de gente e todas conhecidas isso e p dizer q ta a todo vapor o turismo e a tudo abandonado e investimento nao tem onde poderia a cidade ganhar com o turismo nos engenhos e a cidade fica conhecida a se ema levantase to tumulo p reclama o abadono ea destruição

Anônimo disse...

Por que o prefeito insiste em manter esse secretário de turismo.
Pense no cara que não faz nada.
Secretário voador!!!

Anônimo disse...

Joao André o prefeito faz a festa do município e quem paga são os locatário do mercado do café estão pedindo uma taxa e já disseram que quem não pagar não abre o local