20/07/2012

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A GREVE NO IFRN

Por que os servidores do IFRN permanecem em greve? Desde o dia 21 de junho, os servidores do IFRN estão em greve. A luta pela valorização do professor e por melhores condições de trabalho vem se intensificando a cada dia.
A paralisação dos servidores do IFRN acompanha um movimento nacional da educação pública federal e teve início dia 21 de junho. Os servidores reivindicam junto ao governo federal, entre outros pontos, reajuste salarial, estabelecimento de data-base e reestruturação das carreiras dos técnicos administrativos e dos docentes do ensino básico, técnico e tecnológico. 

O Instituto Federal é uma instituição centenária, reconhecida e de excelência. Essa longa história conta com a disposição e a luta dos seus servidores em busca de uma educação pública e de qualidade.

Na atual sociedade do conhecimento, não é possível progredir de forma sustentável e inclusiva sem educação de qualidade e sem o desenvolvimento da ciência e tecnologia, papel fundamental dos nossos Institutos públicos. Embora isso seja do conhecimento  da sociedade, as tentativas de negociação com o governo não têm alcançado êxito. Muitas reuniões foram canceladas, a última delas no dia 2 de julho, prazo estipulado pelo próprio governo para encerramento das negociações com os professores.

Dia 13 de julho o governo apresentou uma proposta apenas para os docentes, a qual foi amplamente divulgada na mídia nacional com intuito de ludibriar a população e jogar a sociedade contra a categoria. A proposta não é tão agradável como a anunciada. O governo restringe direitos e apenas repõe perdas salariais para o professor doutor com dedicação exclusiva o que atinge menos de 20% dos docentes dos Institutos Federais.  

Apesar das dificuldades impostas pelo governo em não apresentar uma proposta que atenda os anseios da categoria, conclamamos o apoio da opinião pública, dos estudantes e de alguns parlamentares, que vêm somando suas vozes às nossas e ampliando o coro daqueles que querem ver um Brasil educado, desenvolvido, socialmente justo e cada vez mais competitivo no plano científico e tecnológico.
A luta continua!

Servidores do IFRN 
Campus João Câmara/RN

Nenhum comentário: