07/07/2012

A LUTA CONTINUA



A GREVE TERMINOU, MAS A LUTA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NÃO!

Foi como o Sinte de Ceará-Mirim previu. A administração do prefeito Antônio Peixoto (PR) não seria fácil para os trabalhadores em educação nem diferente das outras gestões. Durante estes quase quatro anos, tudo o que os educadores conseguiram foi fruto de muitas batalhas travadas nas ruas. O que mais os trabalhadores ouviram foi que Ceará-Mirim passa por grandes dificuldades financeiras. Essa justificativa se sustentava na crise econômica mundial e na arrecadação da cidade. Por esse motivo, não seria possível avançar nos benefícios para a população e para os servidores da educação.

Um fato que deve ser destacado na gestão do prefeito Peixoto foi a deflagração de cinco greves contra uma administração cujas marcas na educação tem sido a repressão nas escolas, a falta de merenda, de transportes e ataques aos direitos conquistados. As reformas de algumas escolas só aconteceram porque o sindicato e a população denunciaram à imprensa. As lutas ocorridas hoje em Ceará-Mirim não são diferentes das travadas contra os governos anteriores. É importante que os trabalhadores compreendam que somente organizados é que vão poder resolver os problemas.

Em 2012, os educadores fizeram uma greve de 30 dias, em defesa de uma pauta que era muito discutida, mas que as soluções não avançavam. Era grande a dificuldade de se conseguir uma audiência com o prefeito, o que só fazia os problemas aumentarem. A cada dia eles só pioravam: devoluções de funcionários, salários rebaixados, desrespeito às leis do Piso Salarial e até mesmo do Plano de Cargos, Carreira e Salários implementado pela própria prefeitura, contra a vontade da categoria.

Foi preciso mais uma greve para arrancar algumas migalhas da Prefeitura, algo que, até então, segundo o prefeito, não seria possível por falta de recursos. Foram inúmeras as vezes em que o prefeito Antônio Peixoto se referia ao cumprimento do Piso como algo que não iria acontecer em Ceará-Mitim, por falta de dinheiro. Acreditando na justificativa do prefeito e desacreditando da capacidade de luta da própria categoria, muitos trabalhadores em educação não participaram da greve, diferentemente daqueles que não só acreditaram como fizeram parte da luta. Estes são os responsáveis pela vitória, ainda que não tenha havido a conquista de todas as reivindicações.

No dia 26 de junho, a Prefeitura firmou um acordo com o sindicato para pagar os 22% de reajuste do Piso Salarial Nacional dos professores. O pagamento será efetuado em três parcelas de 7,4%, com a primeira para este mês de julho e as outras duas em outubro. Entretanto, mesmo com este acordo, é preciso estar vigilante. O mais importante agora é que os trabalhadores não se acomodem, esperando a simples sensibilidade do prefeito e de sua equipe. Afinal, é muito comum os governos fazerem acordos durante as greves e depois descumprirem.

Diante disso, o Sinte convoca todos para participarem de uma assembleia, na próxima sexta-feira, dia 13 de julho, às 8h, na Escola Ubaldo Bezerra. O objetivo é discutir o resultado da audiência com a Prefeitura, bem como avaliar o movimento e organizar as próximas lutas. A greve terminou, mas a luta em defesa da educação pública não.

Sinte Ceará-Mirim

4 comentários:

Anônimo disse...

OS PROFESSORES NÃO DEVERIAM ESPERAR SÓ A DECISÃO DOS SINDICATOS,PARA LUTAREM,TORNAREM NOTÁVEL E FAZER VALER OS SEUS DIREITOS,DEVERIAM USAR NAS SALAS DE AULAS,NA CONVERSA DE PÉ DE OUVIDO COM O ALUNADO,O SEU PODER DE CONVENCIMENTO,E COMEÇAR A MUDAR HOJE,PLANTANDO A SEMENTE DA VALORIZAÇÃO DO CORPO DOCENTE,UMA VEZ QUE OS PREFEITOS E OS VEREADORES DO AMANHÃ,SÃO EXATAMENTE OS ALUNOS QUE ESTÃO NAS SALAS DE AULAS HOJE,TODAVIA OBSERVA-SE QUE NA GRANDE MAIORIA DOS CASOS,NOS SINDICATOS,JÁ NÃO SE FAZ SINDICALISTAS COMO ANTES,E AS BATALHAS TRAVADAS,JÁ NÃO É MAIS EM BENEFÍCIO DAS CLASSES TRABALHADORAS,E SIM NO FORTALECIMENTO DOS PRÓPRIOS SINDICATOS,ACREDITO QUE EM QUALQUER PROCESSO ELEITORAL NESTE PAIS,OS PROFESSORES SEMPRE SERÃO A PEÇA DECISÓRIA NO RESULTADOS DO PLEITO,E ISTO SE TORNA FATO,QUANDO ANALISAMOS ELEIÇÕES ANTERIORES ,ONDE O CANDIDATO DA SITUAÇÃO QUE ESTEVE NO MOMENTO DA ELEIÇÃO, BRIGADO COM OS PROFESSORES,NUNCA CONSEGUIU SE REELEGER,OU ELEGER SEU SUCESSOR,E DESTA FORMA,ACREDITO QUE NÃO SEJA DIFERENTE NESTA ELEIÇÃO NÃO,E PARA AS COISAS COMEÇAREM A DAR CERTO DE VERDADE PARA ESTA CLASSE TÃO SOFRIDA,É MUITO IMPORTANTE,QUE O SINDICATO PARTICIPE DESTA ELEIÇÃO,SENTANDO À MESA COM OS ATUAIS CANDIDATOS A PREFEITO, E OUVINDO SUAS PROPOSTAS PARA A EDUCAÇÃO E PARA OS EDUCADORES,E POSSA ASSIM, AMARRAR OS COMPROMISSOS FUTUROS,SÓ NÃO ACONSELHO CONVERSAS,COM O ATUAL DA PASTA,PORQUE ESTE JÁ PROVOU DESDE O PRIMEIRO DIA DO SEU MANDATO,QUE NA PREFEITURA,OS PROFESSORES NÃO TEM UM DEFENSOR,E SIM UM VERDADEIRO INIMIGO,NEM TÃO POUCO ACREDITO QUE SAIA ALGO DIFERENTE DE GERÔNIMO MELO,POR TANTO É SALUTAR CONVERSAR COM TODOS OS DEMAIS,POIS UM DESTES SERÁ O NOVO PREFEITO DO NOSSO MUNICÍPIO,LEVANDO EM CONTA O GRANDE ANSEIO DO POVO,DE QUERER NESTA ELEIÇÃO EXCLUSIVAMENTE ,UM FILHO DE CEARÁ MIRIM NO PODER.

Anônimo disse...

Se ser filho de Ceará - Mirim fosse requesito para governar bem, a cidade não deceria ter sofrido tanto antes e este governo não estaria pagando o pato dos desmantelos do passado.O requisito para se governar bem é ter comprometimento e acreditar que pode-se se fazer o que é real e dentro das possibilidades, isso sim é requisito.Uma prova de que ser filho de Ceará - Mirim não é requisito pra se governar bem é a Câmara Legisltiva, acredito que todos são filhos de Ceará - Mirim e me digam o que ela fez e faz por esta cidade?Digam.Isso é conversa fiada pra boi dormir.

Anônimo disse...

Caros amigos de Ceará-Mirim, fico profundamente triste ao ver minha cidade sofrer a cada dia nas mãos de péssimos gestores. Onde se fala tanto em gestão democrática e participativa, e na verdade o povo não tem direito a expressar suas opiniões e logo é chamado de cego, surdo entre outros péssimos adjetivos... verifiquem a situação desta cidade: já faz mais de uma semana que os motoristas dos transportes escolares paralizaram suas atividades pois fazem 7 mêses que não recebem, os professores contratados 3 ms de salário atrasados, escolas sem merenda e pessoal de apoio. Vamos acordar e fazer valer nosso voto!!!

Renato disse...

Essa é a verdadeira cara da administração de ceará-mirim. E o senhor prefeito ainda diz com convicção que "não existe prefeito no mundo que faça mais do que ele fez com as condições que passa as finanças da prefeitura de Ceará-Mirim". Agora eu indago, que dificuldades são essas? desde o início da gestão Peixoto a prefeitura passa por dificuldades e nunca tem fim? Dizia ele, que a ex-prefeita tinha deixado as contas zeradas, depois foi a crise mundial e sempre era uma desculpa. Sinceramente eu nunca conheci uma pessoa tão faz de conta como essa administração.