05/09/2011

POLIO E SARAMPO



SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SUPERA META DE VACINAÇÃO CONTRA A PÓLIO E SARAMPO



A Secretaria Municipal de Saúde de Ceará-Mirim já superou a meta de 95% de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Levantamento feito pelo setor de epidemiologia, indica que até a última sexta-feira 02/09, já haviam sido vacinadas 6.218 crianças contra a poliomielite, alcançando um índice de 102,09%, e 7.032 crianças de 1 a 6 anos de idade, alcançando 97,13%.

Em Ceará-Mirim, de acordo Erotides Maria Garcia Justino, coordenadora da campanha de vacinação, a meta era vacinar 95% do público-alvo, que representa 6.091 crianças de zero a menores de cinco anos, e 7.240 crianças de 1 a seis anos de idade. “Com essa meta superada, o município de Ceará-Mirim mantém a eliminação da paralisia infantil, doença que ainda impera em vários outros países”, explica Erotides Maria.

A campanha de vacinação contra o sarampo segue até o dia 16 de setembro, mas Ceará-Mirim já se destaca pela expressiva marca de 97,13% de crianças imunizadas até a última sexta-feira 2 de setembro. “Isso mostra o comprometimento dos nossos profissionais da saúde, das equipes de epidemiologia e saúde da família e de todos os funcionários direta ou indiretamente ligados à campanha de imunização”, disse o prefeito Antônio Peixoto, no último sábado 3 de setembro, em seu programa semanal de rádio.

POLIOMIELITE

A poliomielite ou Paralisia Infantil, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e a evolução dessa manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. Essa doença encontra-se erradicada no país desde os anos 90, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema único de Saúde-SUS.

SARAMPO

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Morbili Virus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois do surgimento das placas avermelhadas na pele. O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.


Cordialmente,

Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim: PMCM

Secretaria Municipal de Comunicação Social: SECOM

Jorge Moreira: Assessor de Comunicação

Contato: 3274-2327 / 9119-2478

Jorgemoreira2008@hotmail.com

Nenhum comentário: