16/09/2011

DÚVIDA JURÍDICA

Pergunte ao Advogado


A pergunta de Margareth de Souza

Dr. Jeorge,

Apareceu um convite para trabalhar nos Estados Unidos. Vejo na TV constantemente brasileiros sendo repatriados para suas casas. Tem alguma maneira de entrar nos Estados Unidos de forma legal para trabalhar naquele país?


Dr. Jeorge,

D. Margareth ,

A Sra. deve possuir o famoso GREEN CARD. Explicando:

O portador do green card não é considerado cidadão americano, e por isso não tem todos os direitos de cidadania, tais como o direito de votar. Porém o portador do green card pode fazer uma aplicação para obter a cidadania americana depois de alguns anos.

Algumas possibilidades de obter o green card:

Patrocínio de Parentes

Se a Sra. tem parentes que têm a cidadania americana, este parente pode patrocinar o seu green card. O patrocínio de um parente de primeiro grau, ou seja, pais, filhos e irmãos têm a maior chance de serem aprovados. O processo demora um pouco, mas esse é um dos meios mais seguros de obter o green card.

Patrocínio de Empregadores

Para quem não tem parentes com a cidadania americana, uma outra possibilidade é conseguir o patrocínio de um empregador. Este processo começa com um visto de trabalho, também conhecido como o H1, que pode mais tarde ser convertido em uma aplicação para o green card. Este caminho para obter o green card geralmente requer que a pessoa tenha curso superior e que tenha um conhecimento especializado. Neste caso o empregador necessita provar que não consegue preencher o cargo com um americano. Isso não é tão difícil de provar quanto parece, especialmente em áreas de tecnologia tais como a informática, engenharia e ciências médicas.

Casamento

A pessoa que se casa com um cidadão ou cidadã americana tem o direito de obter o green card imediatamente. Este processo é bem conhecido, principalmente pelas estórias de casamentos arranjados, no qual o cidadão americano aceita de casar por uma quantia paga. O casamento arranjado por pagamento para obter o green card é ilegal, e não é recomendado.


Loteria

Todos os métodos acima para obtenção do green card são bem conhecidos. Porém existe um outro método que muitos talvez não saibam porque não é muito divulgado. É a chamada loteria do green card. Todo ano o governo americano provê um certo número de green cards para pessoas provenientes de certos países. O processo é efetuado através do cadastro de pessoas interessadas e um sorteio. Obviamente este processo requer sorte, porém como o número de requerentes não é muito grande, as suas chance de ser sorteado são bem melhores do que em outros tipos de loterias. Para concorrer à loteria do green card, veja o seguinte site do US Department of State: http://www.dvlottery.state.gov/

Métodos Ilegais

Existem também muitos green cards que são vendidos por falsificadores. Muitos imigrantes pagam para obter o green card falso para poderem trabalhar, mas este é um processo ilegal que pode resultar em multas, deportação e prisão.

Ser um portador do green card nos Estados Unidos é um grande privilégio para muitos brasileiros. Sem ele, o sonho americano se torna muito difícil, principalmente agora que a política imigratória americana está sem definição e a pressão contra os imigrantes sem documentos está cada vez maior.

Infomacão Importante:

Antes de viajar a Sra. precisa obter o visto.

Os documentos necessários para a obtenção do visto são: Comprovante de agendamento de entrevista; comprovante de pagamento da taxa de solicitação do visto; passaporte atual com validade mínima de 06 meses; confirmação de preenchimento online do formulário modelo DS-160, com foto digitalizada; uma foto 5X5 recente, com fundo branco; formulários complementares, no caso de estudantes; documentos de apoio, que vão provar suas ligações com o Brasil, podendo ser declaração do imposto de renda, os três últimos contra-cheques e os três últimos extratos bancários, somente dos terminais de auto-atendimento. A Sra. pode apresentar também a carteira de trabalho, certidão de casamento/nascimento, documento de carro, etc.

Agendamento de visto americano –

Consulado Americano – Recife

Jurisdição: Estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia e Sergipe.
Rua Gonçalves Maia 163 – Boa Vista
Recife – Pernambuco – CEP 50070-060
Telefone (0xx81) 3421-2441 Fax (0xx81) 3231-1906

Um abraço,

Jeorge Ferreira

Advogado.


Se você tem alguma dúvida Jurídica, faça sua pergunta para Dr. Jeorge Ferreira pelo e-mail: joaoandreneto@yahoo.com.br

Um comentário:

ANTONIO CASTRO disse...

João, a pergunta na foi respondida. Ela perguntou se era possivel entrar no Estados Unidos livremente para trabalhar,enquanto que o Dr. Jeorge, fala do GREEND CARD, nada a vê uma coisa com outra.O CREEND CAR se obtem por estrangeiro, para trabalhar e viver livre, é quase um americano, tem muitas prerrogativas.O mestre misturou as coisas, era só dizer que pode. OK