
A pergunta de Fernando Freitas
Dr. Jeorge,
Dr. Jeorge,
Sr. Fernando,
Se o Sr. levou sua TV na oficina autorizada e o seu problema não foi solucionado no prazo de 30 dias, o Sr. pode exigir do fornecedor o seguinte de acordo com o Art. 18, CDC:
1) a substituição do produto por outro da mesma espécie em perfeitas condições de uso, ou;
2) a restituição da quantia paga com correção e sem prejuízo de perdas e danos, ou, ainda;
3)o abatimento proporcional do preço.
A data final para solução seria 03.07.2011, como nada foi feito, acione judicialmente a loja e o fabricante, pois os dois são responsáveis solidários, ou seja, se um não resolver o outro terá a obrigação de resolver o seu problema.
No conserto do seu produto, o fornecedor não pode utilizar peças usadas a não ser que o Sr. concorde (Art. 21, CDC).
A Falta de Peças de Reposição para Reparos não pode ser usada como desculpa, e caso haja reposição utilizando sem autorização do consumidor, é considerado crime pelo CDC (art.70), com pena de detenção de 03 meses a um ano e multa.
Dois pontos importantes para todos os consumidores:
1º - MUITA GENTE LEVA O PRODUTO PARA ASSISTÊNCIA E NÃO SOLICITA A "ORDEM DE SERVIÇO", FATO CRUCIAL PARA QUE, EM CASO DE PERMANÊNCIA DO APARELHO POR MAIS DE 30 DIAS "CORRIDOS" NA ASSISTÊNCIA, O CONSUMIDOR POSSA COMPROVAR TAL FATO, A ORDEM DE SERVIÇO JAMAIS DEVE SER ENTREGUE A ASSISTÊNCIA, ELA PERMANECE COM VOCÊ POR TODA VIDA ÚTIL DE SEU APARELHO.
2º - EXISTEM 02(DOIS) TIPOS DE GARANTIAS, A GARANTIA LEGAL (ESTA DADA POR LEI, UM PRAZO DE 90 DIAS QUE SE INICIAM A PARTIR DA COMPRA DO PRODUTO, ISSO CLARO DO PRODUTO COM NOTA FISCAL), E A GARANTIA CONTRATUAL (ESTA GARANTIA É AQUELA QUE SE INICIA APÓS OS 90 DIAS DE GARANTIA LEGAL, SERIA A GARANTIA DO FABRICANTE DO PRODUTO)
Explicando: se o fornecedor diz que o produto possui um garantia de 01 ano, o consumidor deve somar este 01 ano(garantia contratual) + 90 dias(garantia legal), assim o produto está garantindo por 01 ano e 90 dias, no caso de produto durável e 01 ano e 30 dias no caso de não duráveis.
Um abraço,
Jeorge Ferreira
Advogado
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=A pergunta de hoje veio de Antonio Januário
Dr. Jeorge,
Se você tem alguma dúvida Jurídica, faça sua pergunta para Dr. Jeorge Ferreira pelo e-mail: joaoandreneto@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário