27/07/2011

ASSISTÊNCIA SOCIAL



Ceará-Mirim promove a VII Conferência Municipal de Assistência Social





A Prefeitura de Ceará-Mirim, através da SEMTHAS, Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social promoveu na última sexta-feira, dia 22, a VII Conferência de Assistência Social do município, realizada das 8:00 às 17:30, no auditório Prefeito Roberto Varela, na Estação Cultural. O evento teve como lema “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”. O SUAS é o Sistema Único de Assistência Social, que organiza de forma descentralizada os serviços de assistência social no Brasil.

O principal objetivo da conferência é avaliar e propor diretrizes para aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios, relativos às questões sociais da população, em um contexto político, socioassistencial.

Na solenidade oficial de abertura compareceram autoridades locais e regionais. Estiveram presentes representantes do Conselho Municipal e Estadual de Assistência Social; o Prefeito Antônio Peixoto e o Secretário Adjunto da SEMTHAS, Manoel Eustáquio de Barros, conhecido como Poti Barros. Além das autoridades do poder executivo, o poder legislativo também marcou presença na mesa de abertura, sendo representado pelo Vereador Franklin Marinho Júnior. A cerimônia foi iniciada com o hino nacional, cantado por Márcia Martins, Presidente do CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social.

Na sequência da cerimônia, o Secretário Adjunto da Assistência Social do município, Poti Barros ressaltou em seu discurso que ainda vai existir um momento de estudar a assistência social, para ser uma política pública de direito. “A assistência social tem evoluído ao longo do tempo até o SUAS. Atualmente existem dois eixos de proteção social, a básica e a especial”, afirmou.

De acordo com o Secretário Adjunto, ambas estão presentes em Ceará-Mirim, através da SEMTHAS. A primeira é desenvolvida pelo CRAS do município, no bairro de Nova Descoberta e no distrito de Coqueiros, onde toda população é atendida pelo Programa de Atenção Básica às Famílias. Grupos de idosos, mulheres, crianças e deficientes são atendidos. Já a proteção social especial é desenvolvida pelo CREAS, que realiza um trabalho com crianças, adolescentes e pais ou responsáveis, por meio de uma liberdade assistente, viabilizada pela unidade de assistência, localizada no centro da cidade.

“Ceará-Mirim possui um grupo de Assistência Social, que luta pela melhoria da qualidade de vida no município. O Bolsa Família atende às famílias da zona urbana e rural, no combate a fome e a pobreza, para dar melhores condições de vida a população e combater as carências sociais, como uma política pública de serviços socioassistenciais, de direito. Para isso, estamos com o apoio permanente do Prefeito de Ceará-Mirim”, declarou Poti Barros.

“Essa conferência é muito importante. É um espaço democrático para discutir o que é necessário no município para Assistência Social. Nós temos feito a nossa parte. Temos mais de 9 mil contemplados com o Bolsa Família; desenvolvemos o PETI e programas de construção de moradias. Muitos desses programas habitacionais, não existiam em Ceará-Mirim, e hoje existem porque nós corremos atrás. Não tinha veículos na Assistência Social e agora temos. Estamos na luta para conseguir atender a toda população, apesar da grande extensão territorial do município”, discursa o Prefeito Antônio Peixoto na abertura da conferência.

Após os pronunciamentos, o hino de Ceará-Mirim também foi cantado pela Presidente do CMAS, Márcia Martins. Antes da primeira palestra do CEAS - Conselho Estadual de Assistência, ministrada por Margareth Ferrrari, representante do Conselho Regional de Serviço Social, foi realizada a apresentação do coral do PETI, que cantou a música “Vale Verde”, da compositora Tita dos Canaviais, em homenagem a Ceará-Mirim, e a ainda, as jovens integrantes cantaram a música “Mais uma vez”, do compositor Renato Russo. As apresentações musicais foram regidas pela cantora Didé Rodrigues, artista da terra.


Jornalista Daiana Brandão
Assessora de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim
(84) 3274-5905/5914 - 9160-5123

Nenhum comentário: