

A Prefeitura de Ceará-Mirim, através da SEMTHAS, Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social promoveu na última sexta-feira, dia 22, a VII Conferência de Assistência Social do município, realizada das 8:00 às 17:30, no auditório Prefeito Roberto Varela, na Estação Cultural. O evento teve como lema “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”. O SUAS é o Sistema Único de Assistência Social, que organiza de forma descentralizada os serviços de assistência social no Brasil.
O principal objetivo da conferência é avaliar e propor diretrizes para aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios, relativos às questões sociais da população, em um contexto político, socioassistencial.
Na solenidade oficial de abertura compareceram autoridades locais e regionais. Estiveram presentes representantes do Conselho Municipal e Estadual de Assistência Social; o Prefeito Antônio Peixoto e o Secretário Adjunto da SEMTHAS, Manoel Eustáquio de Barros, conhecido como Poti Barros. Além das autoridades do poder executivo, o poder legislativo também marcou presença na mesa de abertura, sendo representado pelo Vereador Franklin Marinho Júnior. A cerimônia foi iniciada com o hino nacional, cantado por Márcia Martins, Presidente do CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social.
De acordo com o Secretário Adjunto, ambas estão presentes em Ceará-Mirim, através da SEMTHAS. A primeira é desenvolvida pelo CRAS do município, no bairro de Nova Descoberta e no distrito de Coqueiros, onde toda população é atendida pelo Programa de Atenção Básica às Famílias. Grupos de idosos, mulheres, crianças e deficientes são atendidos. Já a proteção social especial é desenvolvida pelo CREAS, que realiza um trabalho com crianças, adolescentes e pais ou responsáveis, por meio de uma liberdade assistente, viabilizada pela unidade de assistência, localizada no centro da cidade.
“Ceará-Mirim possui um grupo de Assistência Social, que luta pela melhoria da qualidade de vida no município. O Bolsa Família atende às famílias da zona urbana e rural, no combate a fome e a pobreza, para dar melhores condições de vida a população e combater as carências sociais, como uma política pública de serviços socioassistenciais, de direito. Para isso, estamos com o apoio permanente do Prefeito de Ceará-Mirim”, declarou Poti Barros.
“Essa conferência é muito importante. É um espaço democrático para discutir o que é necessário no município para Assistência Social. Nós temos feito a nossa parte. Temos mais de 9 mil contemplados com o Bolsa Família; desenvolvemos o PETI e programas de construção de moradias. Muitos desses programas habitacionais, não existiam em Ceará-Mirim, e hoje existem porque nós corremos atrás. Não tinha veículos na Assistência Social e agora temos. Estamos na luta para conseguir atender a toda população, apesar da grande extensão territorial do município”, discursa o Prefeito Antônio Peixoto na abertura da conferência.
Assessora de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim
(84) 3274-5905/5914 - 9160-5123
Nenhum comentário:
Postar um comentário