

Boa tarde, Professora Dra. Dilma Felizardo
Sou aluna de Mestrado da UFRN e estou trabalhando junto com o professor Fransualdo, esse e-mail é um pedido direto do Professor Fransualdo e acredito que muitos moradores de Natal precisam da sua ajuda. Estamos vivendo em Natal uma gestão municipal caótica em várias dimensões. E essa semana aconteceu uma segunda manifestação, contra essa administração, solicitando a saída da prefeita de Natal “Fora Micarla”. Milhares de jovens saíram às ruas da cidade, no início da noite desta quarta-feira, dia 1 de junho, e bloquearam as avenidas e pararam o trânsito em protesto contra a administração do Partido Verde - tudo que a prefeita menos respeita são os ideais do que se entende pelo partido verde. Caminhamos do Estádio Machadão até o Praia Shopping em Ponta Negra e, segundo estimativas da Polícia Militar, havia mais de dois mil manifestantes. Os carros buzinavam em favor da nossa passeata, faziam gestos de aceitação e de motivação.
Tudo ocorreu na mais absoluta paz, ninguém se machucou, os jovens não usaram violência, tivemos o apoio da policia federal que nos escoltou durante a marcha na BR, só a policia militar que tentou ser rude contra o protesto, tive um amigo, chamado Bruno, que faz mestrado na UFRN, que levou um jato de spray de pimenta no rosto e se sentiu muito mal.
Mas o pior vem agora, e é aqui que precisamos de sua ajuda para divulgar um absurdo gigantesco. O secretário-chefe do Gabinete Civil da Prefeitura, Kalazans Bezerra, chamou os jovens que participaram do ato contra a prefeita de “baderneiros”. Kalazans foi autoritário e nos ameaçou. Disse inclusive que iria colocar a inteligência da policia para trabalhar contra os cabeças, os mentores desse ato de vandalismo que estaria alienando e manipulando os jovens. Isso não condiz com a postura de um secretário municipal, no ano de 2011 em um momento que chamamos de democrático. Fransualdo disse que você tem amigos que poderiam espalhar esse noticia na imprensa internacional, que seria excelente, porque aqui em Natal a imprensa esta inclusive tentando esconder os protestos. E o alcance internacional, principalmente nos jornais europeus seria de grande valia.
Havia estudantes e professores da UFRN, UERN e do IFRN, além de alunos de escolas públicas e particulares. Professores da rede estadual, que estão em greve pela implantação do Plano de Cargos e Salários da categoria. A professora Amanda Gurgel, que ficou famosa pelo discurso que fez em defesa da educação numa audiência pública na Assembleia Legislativa, estava entre os manifestantes. Ela disse que é a favor do impeachment da prefeita porque há elementos legais para isso, como o desvio de verbas da educação. No ano passado, o salário dos professores vinha com um desconto referente ao percentual do vale-transporte, benefício retirado dos professores. É um movimento plural, com vários partidos, entidades, movimentos sociais e gente que não tem nenhuma ligação com a política partidária. O professor Fransualdo também deu entrevista a TV universitária, durante a passeata.
Professora Dilma, aqui são alguns links onde vemos as ameaças desse Secretário, fotos têm muitas em vários blogs, no qual observamos o tamanho da manifestação, mas preferi aqui me deter nas ameaças desse dito “coronel” Kalazans.
Esse primeiro é um vídeo super importante que já tiveram mais de mil acessos; se chama “Os protestos contra Micarla e os Baderneiros de Kalazans Bezerra.
http://www.youtube.com/watch?v=yw0nx52gUvs
Matérias:
http://diariodereporter.wordpress.com/2011/05/31/kalazans-bezerra-e-o-desprezo-pela-democracia/
http://embolandopalavras.com.br/?p=2068
Um grande abraço
Sylvana Marques.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Departamento de Geografia
Programas de Pós Graduação: Geografia e Turismo
Campus Universitário S/N, Lagoa Nova
Natal/RN - CEP: 59078-970
(84) 3215-3569 (ramal 2507)
Nenhum comentário:
Postar um comentário