18/06/2011

CÂMARA "IN LOCO"


CÂMARA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

RELEASE


Ceará-Mirim (RN), 18 de junho de 2011


Titular da Sethas garante aos vereadores permanência de Programas Sociais em Ceará-Mirim


Atendendo ao convite da Câmara Municipal de Ceará-Mirim, o secretário de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Luiz Eduardo Carneiro Costa, compareceu a sessão ordinária na tarde desta quinta-feira 16, mediante propositura da vereadora Zélia Santos (PSB). No início da fala, Luiz Eduardo agradeceu ao presidente do legislativo, vereador Ronaldo Venâncio (PMDB), e aos parlamentares pela oportunidade de debater os problemas enfrentados pela comunidade.

Durante a audiência pública, o titular da pasta fez uma breve explanação dos trabalhos executados pela Sethas, lembrou que ao assumir, encontrou um débito acumulado da ordem de R$ 20 milhões, que inicialmente dificultou a gerência de todos os programas sociais de responsabilidade da Secretaria, alguns deles já desativados e falou das dificuldades, para reativar os projetos.

Na ocasião, os parlamentares cearamirinenses, apresentaram uma extensa pauta, onde todos apontaram as necessidades mais urgentes e as principais carências da população na área social.

Ao fazer uso da palavra, o vereador Júlio César (PSDB), disse que o município, é um dos menos favorecidos da região metropolitana, quanto à geração de emprego e renda, por não ter grandes empreendimentos instalados, pedindo ao secretário, que olhe para o município com carinho. Já o vereador Roberto Lima (PR), lamentou a extinção da sorveteria que ensinava os jovens a fabricarem picolé e pediu apoio para que o projeto de confecções das cooperativas volte a funcionar.

A vereadora Zélia Santos cobrou do secretário, uma explicação quanto ao fechamento da Central do Cidadão. A parlamentar Graças Freitas (PR), pediu mais critério para identificar o cidadão que realmente precisa do Programa do Leite. Franklin Mainho Júnior (DEM), solicitou a inclusão do município no programa de Casas Populares. Elcio Clemente (PSC), parabenizou o secretário pela disposição em atender o convite do legislativo. Já a vereadora Patricía Juna (PDT), e o presidente da casa, vereador Ronaldo Venâncio, perguntaram a Luiz Eduardo o que existe de concreto para a área social de Ceará-Mirim.

Depois de ouvi-los, o secretário agendou para 10 dias uma reunião em Natal, para uma discussão mais estreita sobre os convênios e projetos da Sethas em Ceará-Mirim. “Iremos restaurar o que pudermos restaurar e também, renovar o que for possível, com as perspectivas da realidade local”, frisou, prometendo que incluirá o município nos programas de qualificação profissional no setor têxtil.

Quanto a Central do Trabalhador de Ceará-Mirim, cedida à escola estadual Monsenhor Celso Cicco, que passa por reforma, a informação, é que a mesma voltará a funcionar no prazo 60 dias, com cursos de qualificação e oficinas voltados à comunidade.

A outra notícia anunciada pelo secretário durante a audiência, é que, a partir desta segunda-feira, 20, uma equipe de técnicos do Programa do Leite, que em Ceará-Mirim beneficia diretamente cerca de 4.270 pessoas, sendo 2.137 na sede do município e 2.133 na zona rural, iniciará, o recadastramento das pessoas contempladas com o benefício. Ainda adiantou, já está em estudos, a implantação de um cartão, a exemplo do Programa do Bolsa Família, para exercer o controle social da distribuição do produto.

Luiz Eduardo ainda observou que outro importante programa de segurança alimentar funciona na cidade, o Restaurante Popular onde uma média de 500 pessoas são atendidas diariamente.

Estiveram presentes na sessão, os vereadores Ronaldo Venâncio, presidente da Câmara, Franklin Marinho, Júlio César, Zélia Santos, Graça Freitas, Patrícia Juna, Elcio Clemente, Carlos Alberto e Roberto Lima. O Secretário Luiz Eduardo foi acompanhado do secretário adjunto da Sethas, Walter Aquino Neto e assessores.


INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

Jhancy Richelm – (84) 8126-6692

Carlos Antunes – (84) 9565-9444

Edvaldo Morais – (84) 8115-7209

Nenhum comentário: