15/05/2011

TERREMOTO NA COSTA DE NATAL



Terremoto de magnitude 6 atinge alto mar a 1.277 km de Natal





O Centro Nacional de Informações sobre Terremotos dos Estados Unidos no Oceano Atlântico, registrou um terremoto a 878 quilômetros do Arquipélago de Fernando de Noronha às 10h08min deste domingo (15). O tremor, cujo epicentro estava a 1.277 quilômetros da costa de Natal, no Rio Grande do Norte, não foi sentido no arquipélago, nem na capital potiguar.

“O terremoto não representa risco de tsunami, porque ocorreu em um local de águas profundas”, disse João Willy Correa Rosa, professor do Instituto de Geociência da Universidade de Brasília (UnB).

O abalo sísmico foi detectado a uma profundidade de 9 quilômetros, abaixo do leito oceânico, em local com conhecido histórico de instabilidade, já que se encontra acima de uma falha geológica.

Correa Rosa afirmou que “há ali no oceano, uma coluna de água de mais de 4 mil metros. Para haver tsunami seria preciso um sismo mais forte e mais próximo da costa. Tem que ter determinadas características de como a rocha é rompida. O tsunami só ocorre em determinadas ocasiões”.

Segundo o especialista do Observatório Sismológico da UnB, em Brasília, o tremor pode ser considerado de médio a grande impacto, porém normal se comparado com outros abalos ocorridos no local. “É um cismo com magnitude esperada para essa região e que ocorre a cada 5 anos num raio de 5 mil km”, disse Rosa.

O abalo ocorreu na falha geológica entre as placas tectônicas Africana e da América do Sul, onde há atividade constante devido a tendência de separação entre elas. O afastamento entre os continentes americano e africano é de cerca de 10 centímetros por ano, em média.

Sempre Tops Notícias

Um comentário:

fabio di ojuara disse...

óia, Natal com possibilidades de se ter um tsunsme...