Afinal de contas, de quem é a culpa por as telas de José Lemos que ornamentavam a Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Ceará-Mirim, estarem em depositos de lixo ou entregues aos cupins?
Do vigario e dos demais sacerdotes, por terem permitido a saida da Igreja Matriz, como também de quem ficou responsavel pelos mesmos em guardalos. Inaceitavel esse descaso.
Caríssimos,primeiramente gostaria de exclarecer que a retirada das telas tenham acontecido anterior a administração paroquial atual e anterior ao projeto de restauro do templo do qual sou responsável técnico. Quanto ao destino das obras, sugiro uma prática utilizada em todo o MUNDO. As obras citadas datam de 1952 e foram confeccionadas em tela (tecido) sendo natural o desgaste do material devido seus 59 anos de exposição. Voltar a expor as telas nas mesmas condições anterior, sem nenhuma sombra de dúvida,será a pior das alternativas. A substituição de obras de artes (por réplicas)e a exposição das originais em locais mais adequados (museus)abertos a visitação pública, passou a ser muito comum desde o século XIX até os tempos atuais . Obras como "Daví" de Michelangelo (retirada em 1873 da Piazza della Signoria e transferida para a Galleria dell'Accademia em Florença)No Brasil os profetas de Alejadinho expostas no adro frontal do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos vem sendo objeto de um projeto que visa a retirada das obras para um museu e instalação de réplicas no adro. Meu parecer é que as obras de J.Lemos sejam restaurada, emolduradas em vidros e expostas ao público em um espaço adequado (museu),no teto da nave central da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, sejam instaladas réplicas.Uma vez que o público tenha acesso as obras originais.
Caro amigo João André, coloco-me a sua disposição para entrevista afim de exclarecimentos da reforma da Matriz, Obras de José Lemos, Cultura e o Patrimônio Histórico de Ceará Mirim (qual o valor atribuído pelos munícipes?)
Criticar as obras de restauro da Matriz e esquecer-se dos descasos: Guaporé (Museu Nilo Pereira); Casa Grande do Barão (escritório da CAVCM; Conjunto Edilício Carnaubal-Casa grande e engenho(primeiro engenho de Ceará Mirim) Casa Grande do Cruzeiro (estado de Ruínas) São de fato fruto de uma sociedade sem rumo...quando cada um adotar o que o outro tem de melhor (combinando, por exemplo, a iniciativa individual e o espírito de equipe, a competitividade e a solidariedade, as competencias técnicas e as qualidades morais), então os nossos valores que tanto invocamos haverão de se impor,pouco a pouco, e o advento de uma ética municipal provocará uma profunda reanimação de toda nossa cultura, nossa política e nossa sociedade.
QUANTA BESTEIRA DESSES "ARTISTAS". CINCERAMENTE ACHO Q SE TEM COISAS MAIS IMPORTANTES PARA SE FAZER DE QUE FICAR QUERENDO ENCONTRAR CUPADOS.AXO QUE O PADRE NAO TEM NADA A VER COM ISSO.
João André, meu caro blogueiro, chega a ser cômico essa discussão no seu blog.Tenho certeza que tem horas que o nobre fica até chateado, pois acredito que pensas como eu.Olha só:meus amigos, se o problema é tão sério assim, se todos, digo: todos, concordam com uma coisa, que é a importância que essas telas tem, então que se juntem e a restaurem.Não fiquem aí, cada um aque queira colocar culpa nos outros.Cda um que queiram descobrir quem é o culpado.Se o tempo ajuda a tela a se decompor mais ainda, então se avexem criaturas, corram e restaurem-na, em vez de ficar discutindo e discutindo e discutindo.Ô então, esse falatório todo em torno da preocupação com essa tela é mera hipocrisia.Se não é, então provem fazendo o que se tem de fazer.Não quero aqui magoar ninguém, só quero que vocês sejam práticos e objetivos.Se unam em defesa da cultura , que é o que tanto se pede, se espera e se procura. Blogueiro, não sei como tu aguenta. Abraços! Um leitor do blog que já tá cheio de tanta falação sem nenhuma direção.
É nobre leitor, por o Blog ser livre é que temos que suportar tudo isto. Numa coisa você tem razão, os insatisfeitos com as condições das telas poderiam se unir e restaurarem as mesmas ao invés de ficarem só reclamando. Um abraço.
11 comentários:
Fundação Nilo pereira.
Do vigario e dos demais sacerdotes, por terem permitido a saida da Igreja Matriz, como também de quem ficou responsavel pelos mesmos em guardalos.
Inaceitavel esse descaso.
com os responsáveis das telas e fundação Nilo pereira por não restaura-las como reza o estatuto da mesma.
Caríssimos,primeiramente gostaria de exclarecer que a retirada das telas tenham acontecido anterior a administração paroquial atual e anterior ao projeto de restauro do templo do qual sou responsável técnico.
Quanto ao destino das obras, sugiro uma prática utilizada em todo o MUNDO. As obras citadas datam de 1952 e foram confeccionadas em tela (tecido) sendo natural o desgaste do material devido seus 59 anos de exposição. Voltar a expor as telas nas mesmas condições anterior, sem nenhuma sombra de dúvida,será a pior das alternativas. A substituição de obras de artes (por réplicas)e a exposição das originais em locais mais adequados (museus)abertos a visitação pública, passou a ser muito comum desde o século XIX até os tempos atuais . Obras como "Daví" de Michelangelo (retirada em 1873 da Piazza della Signoria e transferida para a Galleria dell'Accademia em Florença)No Brasil os profetas de Alejadinho expostas no adro frontal do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos vem sendo objeto de um projeto que visa a retirada das obras para um museu e instalação de réplicas no adro. Meu parecer é que as obras de J.Lemos sejam restaurada, emolduradas em vidros e expostas ao público em um espaço adequado (museu),no teto da nave central da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, sejam instaladas réplicas.Uma vez que o público tenha acesso as obras originais.
Caro amigo João André, coloco-me a sua disposição para entrevista afim de exclarecimentos da reforma da Matriz, Obras de José Lemos, Cultura e o Patrimônio Histórico de Ceará Mirim (qual o valor atribuído pelos munícipes?)
Criticar as obras de restauro da Matriz e esquecer-se dos descasos: Guaporé (Museu Nilo Pereira);
Casa Grande do Barão (escritório da CAVCM;
Conjunto Edilício Carnaubal-Casa grande e engenho(primeiro engenho de Ceará Mirim)
Casa Grande do Cruzeiro (estado de Ruínas)
São de fato fruto de uma sociedade sem rumo...quando cada um adotar o que o outro tem de melhor (combinando, por exemplo, a iniciativa individual e o espírito de equipe, a competitividade e a solidariedade, as competencias técnicas e as qualidades morais), então os nossos valores que tanto invocamos haverão de se impor,pouco a pouco, e o advento de uma ética municipal provocará uma profunda reanimação de toda nossa cultura, nossa política e nossa sociedade.
Perfeito, amigo Júnior. É utópico, mas é a solução. Um abraço.
é muito simples, como eu ja comentei aqui,restaura-se a obra e a expoem no museu sacro da matriz.
QUANTA BESTEIRA DESSES "ARTISTAS". CINCERAMENTE ACHO Q SE TEM COISAS MAIS IMPORTANTES PARA SE FAZER DE QUE FICAR QUERENDO ENCONTRAR CUPADOS.AXO QUE O PADRE NAO TEM NADA A VER COM ISSO.
João André, meu caro blogueiro, chega a ser cômico essa discussão no seu blog.Tenho certeza que tem horas que o nobre fica até chateado, pois acredito que pensas como eu.Olha só:meus amigos, se o problema é tão sério assim, se todos, digo: todos, concordam com uma coisa, que é a importância que essas telas tem, então que se juntem e a restaurem.Não fiquem aí, cada um aque queira colocar culpa nos outros.Cda um que queiram descobrir quem é o culpado.Se o tempo ajuda a tela a se decompor mais ainda, então se avexem criaturas, corram e restaurem-na, em vez de ficar discutindo e discutindo e discutindo.Ô então, esse falatório todo em torno da preocupação com essa tela é mera hipocrisia.Se não é, então provem fazendo o que se tem de fazer.Não quero aqui magoar ninguém, só quero que vocês sejam práticos e objetivos.Se unam em defesa da cultura , que é o que tanto se pede, se espera e se procura.
Blogueiro, não sei como tu aguenta.
Abraços!
Um leitor do blog que já tá cheio de tanta falação sem nenhuma direção.
É nobre leitor, por o Blog ser livre é que temos que suportar tudo isto. Numa coisa você tem razão, os insatisfeitos com as condições das telas poderiam se unir e restaurarem as mesmas ao invés de ficarem só reclamando. Um abraço.
Postar um comentário