

PRESIDENTE DA ACADEMIA CEARAMIRINENSE DE LETRAS E ARTES CONVERSA COM O PREFEITO ANTONIO PEIXOTO
Ontem, terça-feira, por volta das nove horas, no Gabinete do Prefeito, no Solar Antunes, o Presidente da ACLA – Academia Cearamirinense de Letras e Artes, escritor Pedro Simões, trocou idéias com Antonio Peixoto, Prefeito de Ceara-Mirim.
O presidente da ACLA apresentou uma proposta de revitalização da cultura de Ceará-Mirim, que compreendia quatro segmentos: a memória, a vanguarda, um calendário de eventos e um projeto de turismo cultural com repercussões econômicas para o município.
No tocante à memória, a restauração do acervo histórico municipal, o estímulo à pesquisa e à difusão da história do município, através dos seus expoentes literários e políticos, a manutenção e o apoio aos grupos dedicados à cultura popular e a inclusão dos alunos da rede municipal de ensino como beneficiários dessas propostas, para formação de uma consciência regionalista.
O projeto Vanguarda, ao contrario, estimularia a experimentação, a inovação e a cultura de massa. Apoiaria as manifestações teatrais, musicais, a pintura, a escultura, o artesanato e os espetáculos dedicados ao grande público.
Com relação ao calendário permanente de eventos, foi lembrada a possibilidade concreta de converter a festa da padroeira no maior evento festivo religioso e profano da região e um dos maiores do estado, entre outras atividades, inclusive a comemoração do aniversário da cidade, 30 de julho.
Finalmente, o coroamento dessas propostas: a conversão do município no terceiro mais importante pólo cultural do RN logo atrás de Natal e Mossoró, com amplas possibilidades de gerar emprego e renda para o município, através de um tipo especial de turismo – o cultural - criando-se uma nova alternativa econômica.
Ciente das dificuldades do município, o presidente da ACLA sugeriu apenas que fosse atribuída à entidade, a gestão da atividade cultural do município – sem exclusão da participação e gestão subsidiária da Prefeitura – face às declarações do próprio Prefeito de inércia desse setor, e da indisponibilidade de outros insumos reputados básicos, por carência de recursos para investimentos.
A ACLA dispõe de canais de comunicações que podem arregimentar recursos para projetos originais e bem fundamentados, como os que propôs, dada a condição de prestígio que desfruta o próprio município por sua herança cultural e a circunstância de ser o Presidente, um dos diretores da Federação das Instituições Culturais do Estado, daí que não considerou a possibilidade de utilizar recursos da Prefeitura. Pretendia apenas que a Prefeitura custeasse as despesas correntes, utilizando-se a ACLA da estrutura da Fundação Nilo Pereira, já existente e em funcionamento, embora sem condições de operacionalidade.
O Prefeito descartou essa possibilidade, afirmando que já tinha “compromissos políticos” nessa área, estando, portanto, de mãos atadas.
Diante da recusa de concessão do mínimo indispensável à gestão da área cultural, o Presidente despediu-se do chefe do executivo municipal, desejando-lhe boa sorte nos seus planos administrativos.
Articula-se agora um encontro com os vereadores para apoio institucional e uma série de encontros com os representantes da sociedade civil cearamirinense para estabelecerem parcerias com a ACLA.
Em todo o caso, a ACLA irá buscar os recursos para a execução dos projetos a que se propôs, junto aos organismos de fomento estaduais e federais, assim como de empresas privadas e instituições bancárias. Dia 10 de abril próximo, a diretoria da ACLA vai receber um dos responsáveis pela captação de recursos para projetos no âmbito da Secretaria da Cultura para o encaminhamento de cartas consultas relacionadas com o programa da Academia.
Vamos ganhar essa parada pela insistência e por amor à cultura e à terra.
12 comentários:
seria um bom nome para reavivar nossa Fundação Nilo Pereira.
Seria nosso próximo secretário de Cultura?
Essa tal ACLA não vai dá em nada!
e eu aposto minha fazenda nisso...
Um bando de gt desprestigiado em cargos politicos querendo espaço p aparecer.
A POUQUÍSSIMA CULTURA DO PREFEITO PEIXOTO, É HOJE UM DOS GRANDES ENTRAVES AO SEU DESENPENHO GOVENAMENTAL,PROJETOS COMO ESSE ELE NÃO ESTÁ NEM AÍ,NÓS ESTAMOS FERRADOS COM ESSE DELEGADO BRINCANDO DE SER PREFEITO,A FICHA DELE NÃO CAIU AINDA,ELE PENSA QUE TÁ EM UMA DELEGACIA DE POLÍCIA,POBRE COITADO!
É.... compromisso politico ! de mãos atadas ! realmente deve tá dando um bom de lucros esses "eventos" não se paga a ninguem e ainda por cima superfatura e ainda omite as receitas. tem nada não.... um dia tudo vem à tona
Caros amigos isso mostra, o descaso dos governantes com a cultura.
PEIXOTO NÃO SABE O QUE É CULTURA,O MESMO SÓ CONHECE DINHEIRO,É O QUE ELE ESTÁ MOSTRANDO DESDE QUE ASSUMIU EM 2009.
IGNORO E REPUDIO ALGUNS DOS COMENTÁRIOS FEITOS ACIMA. COMO FILHO QUE TEM ORGULHO DE SUA MÃE, TRAGO NA PELE E NO SANGUE A MARCA DE CEARAMIRINENSE E MESMO QUE MINHA TERRA ESTIVESSE COMO QUE ENFIADA TOTALMENTE NA DESGRAÇA, EU AINDA A AMARIA. A ACLA PODE SER SIM ALGO A RESTAURAR UMA DAS POTÊNCIAS DE NOSSO MUNICIPIO. A POPULAÇÃO MUITO FALA DA FALTA DE EMPREGO E DE OPORTUNIDADE..ACORDEM PARA A CULTURA. A NOSSA CIDADE IRMÃ, MOSSORÓ QUE TAMBÉM É FILHA DO RN, FOI APONTADA COMO UMA DAS FUTURAS 20 METROPOLES DO PAÍS, E SABEM QUAL SERÁ O FATOR QUE A LEVARÁ A TAL PONTO? O COMERCIO GERADO PELO GRANDE CALENDÁRIO CULTURAL QUE A CIDADE POSSUI.
SE REALMENTE A POPULAÇÃO QUE RENDA E NOSSOS ADMINISTRADORES MUNICIPAIS QUEREM MAIS DINHEIRO, TÁI UMA BOA OPÇÃO...ACORDEM PRA CULTURA DO NOSSO MUNICIPIO, MOSTREM QUE NÃO SÃO UM POVO DE PENSAMENTOS RASTEIROS E LEMBREM-SE DOS AUREOS TEMPOS DAS TERRAS DOS VERDES CANAVIAIS E DOS NOMES QUE BRILHARAM EM NOSSA CIDADE E EM NOSSO ESTADO!
ESSAS PALAVRAS SÃO DE UM CEARAMIRINENSE QUE MESMO DISTANTE ACOMPANHA COM REPUDIO O DESCASO COM NOSSA CULTURA!
E o Jairo ta lascado...
essa A CLÃ é mais um CLÃ travestidos de "defensores culturais" afim de sentarem suas bundas no poder e só mamaaar e VA BENE.
o prefeito se mostrou maduro nesta questão.
PEDRO SIMÕES PODERIA SER O SECRETARIO DA CULTURA DA NOSSA CIDADE. ELE SIM COLOCARIA A CULTURA E CEARA MIRIM LÁ EMCIMA.
PEDRO SIMÕES UM GRANDE HOMEM, ESSE SABE O QUE E CULTURA. ELE QUE DEVERIA SER O NOSSO SECRETARIO DA CULTURA,
Postar um comentário