
FÓRUM VAI AO SAAE
Foto: Marcos Aurélio Por Sandro Pimentel
Conforme anuciamos na noite de ontem (07), na manhã de hoje (08) uma comissão representativa do Fórum Municipal em Defesa de Ceará-Mirim esteve no SAAE com o objetivo de buscar informações oficiais sobre a falta d'água há três dias, em nossa cidade.
Ao chegarmos no SAAE tivemos uma surpresa, não havia nenhum dirigente que falasse pelo órgão. Procuramos o diretor, mas não se encontrava. Procuramos um substituto, mas também não se encontrava. Logo ao ver a presença de representantes do Fórum Municipal em Defesa de Ceará-Mirim, alguns servidores do SAAE foram se aglomerando na recepção do órgão até que chegou o companheiro João Maria, dirigente sindical do Sindágua.
Informamos qual seria nosso objetivo e logo obtivemos todas as informações que explicam a falta d'água. Bom, se o prefeito não respeita a população com as informações sobre esse grave problema, nós vamos informar.
Ocorre que houve um estouramento da rede de abastacimento ou adutora que conduz a água dos poços de Extremoz para Ceará-Mirim. Segundo João Maria, tudo começou com o apagão no sábado passado o que causou falta d'água. Quando o reabastecimento "normalizou" no dia seguinte, houve um encontro da água que retornava na tubulação com o volume d'água pressionado pela bomba. Esse encontro das águas causou estouramento na rede.
Segundo João Maria do SAAE, esse fato ocorre porque ainda existe um trecho da adutora, cerca de mil metros, que além de ser centenário (muito antigo) é composto por tubos de amianto, algo completamente ultrapassado e condenado pela OMS - Organização Mundial de Saúde por conter susbstâncias cancerígenas. Ela falou: "isso é uma gambearra, aqui não temos material de reserva, portanto, qualquer imprevisto...".
João informou que a situação foi parcialmente contornada na tarde de ontem e adiantou que existe um projeto da gestão municipal passada da ordem de 18 milhões de reais, que já foi aprovado pelo governo federal (Ministério das Cidades) e objetiva a resolução do problema. O projeto prevê a construção de oito novos poços (passando para dezesseis), um reservatório com capacidade para 1,7 milhões de litros d'água e uma adutora paralela com tudos em PVC (vinil fé) de 300mm. Segundo João, a expectativa é que os recursos sejam liberados em março próximo, mas outros servidores que estavam presentes alertaram da necessidade de acompanharmos a execução, senão....
Dessse modo, o Fórum Municipal em Defesa de Ceará-Mirim segue cumprindo seu papel e aproveitamos para anunciar que no próximo dia 21 de fevereiro, estaremos relizando uma plenária popular, aberta à população, com o objetivo de construirmos um dossiê completo sobre a vergonhosa situação que vive nosso município. A partir da plenária, tomaremos outros rumos no processo de mobilização, claro, não vamos deixar de fazer atividades políticas com as que já organizamos, mas serão ampliadas a outros segmentos como: Câmara de Vereadores, Ministério Público, OAB, Ministério das Cidades etc. A plenária será realizada às 19h, na Escola Estadual Ubaldo Bezerra de Melo.
18 comentários:
O que o Fórum em Defesa de CM faz é exercer o direito da sociedade de CONTROLE SOCIAL, e isto amedronta os "donos do poder."
Parabéns ao Fórum, muito bem, continuem assim, desse modo, vocês ajudam Ceará-Mirim.
É de suma importância essa fiscalização,está para ser liberado R$ 18.000.000,00 (DEZOITO MILHÕES), e todos nós sabemos que o Prefeito está lambendo os "beiços",é um volume de recursos muito grande para um péssimo gestor,ATENÇÃO E MUITA ATENÇÃO!!!!
valeu, o caminho é esse !
Pelo que tenho observado o fórum tem várias pessoas de extrema competência, porque não comerçarmos a pensar que nosso futuro prefeito pode sair de indicação do fórum? Deixo para reflaxão.
João e amigos, os Vereadores da situação estão p. da vida,pois soberam que o secretário de justiça e cidadania, Dr. Luciano Oxó,está nomeando diversos diretores de escola com o total aval do Prefeito Antônio Peixoto,eles dizem que o secretário é muito prestigiado por cargos e contratos no governo do Delegado.O Doutor Luciano está com os olhos no próximo ano,pois é candidato fortíssimo a uma cadeira no legislativo municipal.
Esse Fórum, ou algumas pessoas que ora os representam, deviam avaliar melhor o que fazem, pois deviam se informar antes de emitir notícias.O próprio prefeito já falou tudo isso que eles ouviram hoje em relação ao problema antigo: os tubos de amianto e sobre o projeto.Portanto, gente, antes de comentar e ir a luta por melhorias, busquem se informar direito e assim ajudar, como de fato, nós da população, pois senão esse fórum cai na discrença popular.
Um popular.
Do jeito que esse Prefeito é doído por dinheiro...AÍ MEU JESUS CRISTO.
UMA COISA TEMOS QUE DIZER,ESSE FÓRUM HOJE É A GRANDE OPOSIÇÃO AO GOVERNO PEIXOTO,SUAS MOVIMENTAÇÕES EXPÕE A POPULAÇÃO AS MAZELAS E AS GRANDES FERIDAS DESSE FRACO GOVERNO MUNICIPAL,NUNCA VI TAMANHO DESGOVERNO EM TÃO POUCO TEMPO!
luciano oxo esse rapaz é dus capataz do prefeito agora que ser vereador é muito dificil com esse orgulho besta dele kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk alberto de lima abraço
gostaria de chamar a tenção dos senhores que o secretario que se diz de defesa e tambem advogado de porta de delegacia que não pode advogar em hipose alguma por exercer cargos publicos esa abusando ja ate demais que agora deu para atender o povo que o procura la na sede da antiga banda de musica onde ele mesmo com o seu poder que tem expulsou o pessoal da nossa querida banda de musica que ate hoje não tem para onde ir com a palavra o ministerio publico e a população para fiscalizar e tambem denunciar este sujeito a OAB.
E ele tem oab ? Pelo q eu saiba outras pessoas assinam por ele.
mais essa, oxo ta danadinho da vida, nem para isso serve.
Obrigado Sandro pelos esclarecimentos, até que enfim fiquei sabendo o que aconteceu. Boa iniciativa do fórum, agora já sei a quem procurar já que não temos vereadores.
JÚLIO BATISTA
João coloca essa aí 1ª Opção: será melhor agente ficar sem agua?
2ª Opção:Ou ficar sem água e sem o dinheiro?
Obs:Dicas de Resposta
Letra
a) se correr o bicho pega
b) se ficar o bicho come
Marque sua resposta e pronto
Mais uma vez oxo agride um cidadão por utilizar adesivo contra o governo municipal...
Calma oxo!
esta um caso serio!
São muito boas as intenções e as informações levada ao publico, mas existem arestas a serem aparadas, é uma pena que a população de Ceará Mirim não tem as informações a respeito do sucateamento das infraestruturas das estações elevatórias, onde quadros de comandos que servem para operar estas estações no bombeamentos de águas e afluentes enferrujam, grupos geradores adquiridos com recursos do SAAE, vivem parados por falta de manutenção, alguns foram instalados mas nunca operou por falta de alguns detalhes técnicos, e por descasos dos gestores passaram pela instituição. Abram os olhos cearamirinenses,não acreditem em maquiagens.
Postar um comentário