
Senhora Secretária de Educação do Município de Ceará-Mirim
Professora Ângela Maria Farias Medeiros de Aquino
Quando fui convidado em janeiro de 2009 para dirigir a EMMAP argumentei que não era a pessoa mais indicada para a função, pois não sou muito de dizer amém e gosto das coisas claras sem subterfúgios. Com o decorrer do tempo comecei a entender o porquê da minha escolha para direção da escola, fui lançado como boi de piranha, pois a maioria dos profissionais lotados na escola era do partido contrario à atual administração municipal, para surpresa de todos não tive inicialmente nenhum problema com os opositores do poder, o que muito desgostou a secretaria. No primeiro ano tudo correu normalmente até a secretaria ver que a administração do Madalena era uma administração séria, transparente, apolítica e que procurava colocar no lugar certo, funcionários capacitados, independentemente da cor partidária. Isto incomodou os não preocupados com o ensino público.
No inicio da nossa gestão a vice-diretora teve o cuidado de fotografar todas as dependências da escola e hoje através das fotos podemos mostrar todo nosso trabalho a frente da mesma. Isto sem ter sido aplicado um único centavo do município na recuperação das instalações da escola, pois todo dinheiro aplicado foi oriundo de dois projetos (PDE) e da verba de manutenção das escolas recebidas anualmente (PDDE). Neste período conseguimos através de tomada de preços na praça de Natal adquirir vários equipamentos e matérias com preços inferiores aos praticados em nosso município, nos propiciando economizar e dar uma maior dinâmica na administração da escola.
No inicio da nossa gestão a escola começou a receber grande quantidade de funcionários contratados, muitos sem nenhuma capacidade e sem o mínimo interesse pelo trabalho, sendo que alguns foram colocados como informantes para melhor monitorar nossas ações, muitas vezes levando informações distorcidas às autoridades por elas nomeadas ou indicadas. Além de inflar o quadro de funcionários estatutários, muitos sem nenhuma função administrativa, o que começou a provocar o surgimento do disse me disse, muito comum em local com muita gente desocupada. E como tem muita autoridade que gosta desse expediente logo às invencionices começaram a aparecer tornado-se uma bola de neve e dando origem à famosa reunião da inquisição promovida por alguns professores do turno da noite, isto tudo orquestrada por alguém com interesse de prejudicar nossa administração. Todos os problemas de disse me disse surgidos dentro do Madalena Antunes foram direcionados para tirar o brilho de uma administração limpa e sem politicagem implantados por nós.
Senhora secretária, em reunião realizada no dia 14 de janeiro em vosso gabinete, ouvi as explicações de vossa senhoria sobre nossa administração, até mesmo elogiando a maneira como venhamos conduzindo a escola, mesmo assim disse de sua decisão em fazer um remanejamento de alguns diretores. Na ocasião concordei e disse até que era uma coisa salutar na administração publica, mas, após analisar friamente a proposta é que fui ver como estava novamente sendo usado. Após ser afagado, veio o golpe de Judas, os remanejamentos seriam realizados nas Escolas: Mário Pinheiro (diretora já demissionária), Escola de Massaranduba gestora que foi execrada publicamente por vossa senhoria na ultima reunião de gestores em 2010 realizada no Espaço Cultural (gestora indicada pelo vice-prefeito atualmente rompido com o gestor municipal) e escola de Capela que não sei se funciona, e cujo gestor (a) não deve se quer ter sido informado (a) dessa situação. Como estamos tratando com pessoas inteligentes. Deduzam qual atitude da secretária se na ocasião eu tivesse dito que não aceitaria?
Senhora Secretária, como não estou a procura de status, uma direção a mesma nada que acrescente ao meu currículo, não fui picado pela mosca azul e não tenho ânsia de poder, não vejo motivo para aceitar a direção da Escola Municipal Mário Pinheiro, pois olhando para o atual quadro de gestores e até mesmo os ocupantes de cargos comissionados da secretaria não encontro profissionais mais capacitados que eu e os que são estão em cargos ou setores que não possam aparecer para não ofuscar o brilho da corte.Falo isto, pois já notei que em Ceará-Mirim não basta ser competente temos que fazer propaganda, tendo em vista o que aconteceu com profissionais capacitados que foram demitidos da secretaria por causa de ciúmes e por também não dizerem amém, ou seja, terem pensamento e brilho próprio.
Como lhes disse em outra oportunidade hoje posso escolher com quem e onde trabalhar, pois graças a Deus consegui através de uma formação moral dada pelos meus países, um com noventa e quatro anos e outro com oitenta e oito anos, que nós ensinaram respeito e a dignidade não se comprar.
Reconheço meus erros, um é não ficar calado, outro acreditar em todo tipo de gente, outro ser honesto, outro não participar e não trazer para dentro de minha casa supostas autoridades e não misturar amizade com trabalho.
Agradeço aos funcionários não graduados da SEME, principalmente dos setores financeiro e da inspeção escolar pela ajuda e principalmente pela transmissão de conhecimento.
A vice-diretora professora Alecxandra que apesar das inúmeras intrigas que tentaram criar, sempre esteve ao meu lado e nunca decidi nada sem consultá-la, o meu agradecimento e gratidão.
Aos supervisores, professores e funcionários o meu agradecimento e digo que aprendi muito com todos.
O meu agradecimento todo especial ao funcionário Hélio, exemplo de dedicação e responsabilidade, tendo sido um dos mais prejudicados durante a minha gestão, pois apesar dos meus esforços sempre houve problemas com seus vencimentos, prejudicando a já difícil situação financeira do funcionário, que não tem hora para chegar/sair do seu local de trabalho.
Ao Excelentíssimo Senhor Perfeito Municipal Marcos Antonio de Abreu Peixoto pela distinção em nomear-me como gestor da EMMAP meus agradecimentos e a certeza de minha lealdade.
Deixo a EMMAP com a certeza do dever cumprido, não da maneira que eu sei trabalhar, pois no serviço publico não é salutar você entrar sem ser através de concurso, sendo indicado por alguém quase sempre temos de nos submeter à vontade da autoridade indicadora o que não combina com meu estilo de vida, pois serviço público sem hierarquia e respeito não funciona.
Sem mais
Francisco de Assis Muniz
Capitão-de- Fragata (T-RRm)
Professor Especialista em Matemática e Física
11 comentários:
Nesse governo do Prefeito Peixoto só ficam os incompetêntes e os aproveitadores do dinheiro público,gente que têm vergonha e moral não fica submissos a esse fraco Gestor, com uns secretários mais intereseiros que o outro,parabéns Muniz.
Isso é que ser digno! Meus parabéns. (Matos)
Últimamente mais outra Diretora foi exonerada,a senhora Carminha da escola CERU,para dar lugar a um outro bacurau,Sr. Baracho,a senhora Carminha que foi uma guerreira na eleição do Prefeito Peixoto foi demitada sem explicações e desculpas nenhuma,realmente o Prefeito é inábil totalmente politicamente falando,já que como gestor é um grande fracasso.
Peixoto tá sem rumo e sem direção, o que faz, faz errado e assim ele vai se enterrando cada vez mais.
Me sinto orgulhoso de fazer parte dessa classe de educadores,logicamente não pelo salário, mas por ter no meio pessoas sérias e com um valor ético imensocomo meu caro professor Muniz,não tenho mais palavras...parabéns!!!!
Peixoto era pra tirar também RODRIGO de coqueiros o bicho não tem vergonha,CARLOS agora acabou com ele de vez.tomou o unico epólio politico de rodrigo o CERU.CARLOS como muitios trabalhou foi pra acabar com peixoto e desde os primeiros dias de governo não lhe falta nada está sendo beneficiado faz tempo e haja adversarios.
essa secretaria de educaçao se acha muito competente...coitada...so estar onde estar por causa dessa lama que e´a politica atual,ou seja o governo de antonio peixoto(maria dos navegantes)
Falar em educação, o ônibus dos estudante que vai para natal à noite não está rodando. Sugestão de reivindicação para sandro pimentel o nosso futuro prefeito!
Essa carta do profesor Muniz é um pequeno retrato da total inoperância dessa secretaria de educação,mas como o conjunto da obra do Prefeito Peixoto é representado por uma palavra só INCOMPETÊNCIA, o mais sério é que esse povo está brincando com fogo,no caso sçao os recursos federais,vixe,quem vem atrás dos sujeitos é só a POLÍCIA FEDERAL!!!!
João avisa aí a esse anônimo que deve ser um algum primo de Sandro Pimentel, que Sandro já anunciou que será candidato em Natal, onde reside há mais de 20 anos.
Parabéns Professor Muniz por tornar-se limpo desta sujeira que hoje estar presente no nosso municipio. Deu para ver que vc não suportou as qUATRO pODEROSAS.ANGELA, SOCORRO, ARILDA E SONIA. Tenho pena do fim das Quatro. Quem viver vai sentir de perto quando a justiça intervir na Educação.
Postar um comentário