19/01/2011

NOTAS FRIAS E FRAUDES: O RN ESTÁ NA ROTA


OPERAÇÃO GELEIRA: SETE PREFEITOS E DOIS EX-PREFEITOS SÃO PRESOS NO PIAUÍ

Policiais federais que participaram da Operação Geleira confirmam a prisão de sete prefeitos e dois ex-prefeitos de municípios do Piauí. Os gestores são acusados de envolvimento com um esquema de compra e venda de notas ficais frias. Além deles, foram presos assessores, servidores públicos, empresários e lobistas.

Todos os políticos foram presos no interior do Estado e estão sendo transferidos para Teresina.

De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), a estimativa é que nos últimos anos a quadrilha tenha desviados R$ 3,7 milhões de recursos destinado às áreas da saúde e educação.


Essas verbas eram oriundas de transferências constitucionais e voluntárias realizadas pela administração pública federal.

Operação Geleira

A operação foi deflagrada início da manhã desta quarta-feira (19). Os mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos em 12 prefeituras, em uma Câmara Municipal, no gabinete de um parlamentar na Assembleia Legislativa e em empresas, escritórios de contabilidade e residências.


A Associação Piauiense de Prefeitos (APPM) informou que vai se manifestar a respeito da prisão dos gestores ao meio dia de hoje.

A quadrilha era especializada em falsificação de documentos públicos, constituição de empresas fantasmas, emissão de notas fiscais frias, apropriação de recursos públicos federais e municipais, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

A todo momento, agentes federais chegam na sede da PF com documentos e computadores apreendidos. Veículos e valores em dinheiro também foram recolhidos pelos policiais.

Os prefeitos presos são:

Bismarck Arêa Leão (PTB), de Miguel Leão;
Valdir Soares da Costa (PT), de Uruçuí;
Domingos Bacelar de Carvalho, o Dó Bacelar (PMDB), de Porto;
Joedison Alves Rodrigues (PTB), de Landri Sales;
Teresinha de Jesus Araújo (PSDB), de Elizeu Martins;
Isael Macedo Neto (PTB), de Caracol;
Jorge de Araújo Costa (PTB), de Ribeira do Piauí.

Também foram presos pela Polícia Federal a mãe do prefeito de Landri Sales, identificada apenas como Juraci, e o filho da prefeita de Elizeu Martins, conhecido como Marcelo.


Na Assembleia Legislativa, os agentes da PF deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão no gabinete da deputada Ana Paula (PMDB). A investigação não diz respeito à sua atuação como parlamentar e sim ao período em que seu irmão, Chico Filho, foi prefeito de Uruçuí.

A PF apreendeu documentos nas prefeituras de Landri Sales, Marcos Parente, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Várzea Branca, Caracol, Elizeu Martins, Ribeira do Piauí, Porto, Miguel Leão e Floriano.
Prefeitos e ex-deputado estão envolvidos em esquema de desvio de recursos

Entre os presos pela Operação Geleira, deflagrada na manhã de hoje pela Polícia Federal (PF), estão o prefeito de Miguel Leão, Bismarck Arêa leão (PTB), o prefeito de Uruçuí, Valdir Soares da Costa (PT), o presidente da Emater, Chico Filho, além de empresários e donos de distribuidoras de medicamentos.

Chico Filho é ex-deputado, ex-prefeito da cidade de Uruçuí e até dezembro do ano passado comandava a Defesa Civil estadual. Seu nome é uma indicação do PMDB. Ele e o atual prefeito da cidade, Valdir Soares estão sendo transferidos para Teresina no mesmo avião pela PF.

A Polícia Federal também cumpre mandados de busca e apreensão na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

As investigações foram iniciadas pela Policia Federal em 2008 e investiga crimes de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e ocultação de bens. No inquérito constam várias escutas telefônicas.

Veja nomes de outros presos:

- Genivaldo Campelo da Silva e Valdir Campelo da Silva, irmãos proprietários da distribuidora de medicamentos Gmed;
- Esmendia Gomes da Silva, presa em Elesbão Veloso;
- Wesley Cardoso;
- Gianmarko Alecksander Cardoso Bezerra, empresário detido em Teresina.

A Operação Geleira, da Polícia Federal (PF), tem a participação de 325 agentes do órgão e 28 servidores da Controladoria Geral da União (CGU). Os mandados de prisão estão sendo cumpridos em Teresina e algumas cidades do interior do Estado.

Informações do Portal AZ/Teresina

Nota Do Blog Ceará-Mirim Livre: Existem rumores muito fortes em Natal, de que esta operação (GELEIRA) estaria com os dias contados para despontar pela terra papa jerimum, e já teria nêgo procurando uma lareira por causa da fria em que ele se encontra. Eita gota!

9 comentários:

Anônimo disse...

Tem até gente do PT, sei não...Tudo muda.

Anônimo disse...

Esta turma da PF deveriam passar por Ceara Mirm, quem sabe se não levaria os comelhões de nossa cidade, tem um bucado incubado levando a grana.

Anônimo disse...

Como diria Jhony som em outros tempos: "está, chegando a hora Ceará-Mirim!". EU acrescento; " a PF está chegando, pula, pula, pula pro lado de cá". kkkkkkk

Kelps disse...

Meus amigos, o que entrou de dinheiro nos cofres da nossa prefeitura em 2009 e 2010,e o Prefeito Peixoto vem com aquele discurso enfadonho de crise,é brincadeira,recursos da saúde e educação são o grande alvo dessa operação da polícia federal,algo de muito sinistro e sério está acontecendo nessa gestão do Prefeito Peixoto,ele fez uma reforma administrativa e suspendeu pagamentos de cargos comissionados, fornecedores e prestadores de serviços,a pergunta que não quer calar, PARA ONDE FOI ESSE DINHEIRÃO TODO,o prefeito quitou compromissos e despesas,claro que NÃO,e para onde foi?
Sinceramente,pelo que o povo fala,o Prefeito encontra-se particulamente muito bem de vida,boatos e mais boatos de compras absurdas, circulam por toda a cidade,aptos,fazendas,restaurantes,carros importados,jóias,viagens e hospedagens em hotéis de luxo e etc.,gostaria muito que a nossa Casa Legislativa fosse composta por homens direitos e respeitados,infelizmente não,para que fizesse uma severa prestação de contas,coisa que ele nunca fez, transparência,é uma plavra fora do dicionário do Prefeito Peixoto,ESTAMOS FERRADOS...AH NÃO SER QUE A POLÍCIA FEDERAL VENHA...

Maninha disse...

Têm um secretário municipal que entrou para o ramo de construção,mas foi da noite para o dia, o dito, não pagava nem as contas do barzinho,e agora é um empresário,recentemente adquiriu uma senhora casa de praia,carro novo,até com amante o bixiguento tá,e bem novinha viu seu prefeito...

Anônimo disse...

Será que é o mesmo secretário que comprou 10 lotes no loteamento planalto no dinda ao Sr. Chimbica,se for...PEGA LADRÃOOO!!!!

Fernando Paiva disse...

É POR ISSO QUE ESSE BLOG É TÃO ACESSADO, É INCRÍVEL COMO AS PESSOAS PASSAM INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS,COISAS ESSAS INDISPENSÁVEIS AO CONHECIMENTO DE TODA A SOCIEDADE,NÃO FICO UMA NOITE SEQUER SEM ACESSÁ-LO,O BLOGUEIRO ESTÁ DE PARABÉNS,SÓ ASSIM FICAMOS MAIS AFINADO COM OS DESEJOS E REINVINDICAÇÕES DE TODA A POPULAÇÃO.

ochacal disse...

Pois é se vier pra ceara mirim vai ter nego sendo preso a doidado.

Anônimo disse...

Tem que trazer um Ônibus pra levar os daqui...