

MINISTRA DE AQUICULTURA E PESCA EM CANUDOS
Ideli Salvatti chegou a Canudos, nesta segunda feira 24 de janeiro, logo depois das 15h00min. E foi direto para os viveiros de Tilapia. Viu in-loco como funciona o Projeto do Pólo de Tilápia. Em seguida foi para o Centro de Treinamento onde ouviu da Livania em que etapa o Projeto de Pólo de Tilápia se encontra. O Projeto do Polo de Tilápia é para 500 viveiros, onde a água dos viveiros sairá fertilizada e será usada para irrigar outras culturas, de acordo com a vocação da região. Em Canudos, por exemplo: á água dos viveiros, irrigam mais de 30 hectares de banana, mamão e abacaxi. Em sua fala Livania frisou que são 16 municípios a serem contemplados por este Projeto, com esforços conjuntos o Pólo de Tilápia já funciona em 4 municípios (Ceará-Mirim, Pureza, João Câmara e Touros ) da Região do Mato Grande. A aquisição de uma retroescavadeira através do Projeto do Pólo de Tilápia foi uma ótima conquista segundo os coordenadores e parceiros do Projeto. Dentre eles, estavam presentes UFRN (representado pelo Professor Deuzimar) e Banco do Brasil (representado por Melania). Hoje existem 50 viveiros produzindo mais de 100 toneladas/ano de tilapia. Todo peixe é absolvido pelo mercado interno naturalmente (inteiro). Mas, isso não basta, pois aumentando-se a produção há a necessidade de maquinas e equipamentos para beneficiamento da tipalia: como fabrica de gelo, máquina de aproveitamento dos resíduos do peixe para aproveitamento na ração animal e filetagem do peixe. Este conjunto de equipamentos agrega valor e evita a poluição do meio. Nos novos módulos para cada seis (6) viveiros três (3) hectares de irrigação.
Após a explanação de Livânia o Secretario de Agricultura e Pesca do Estado (Betinho Rosado) usou a palavra em nome da governadora. Emocionado destacou que o governo quer participar do Projeto. A Ministra disse está surpresa com a dimensão do Projeto, pois o mesmo, além de mostrar uma porta para os agricultores, aqüicultores e pescadores sair da miséria, ainda promovem a inclusão, à medida que, é pensado para uma Região. É um projeto ousado e exemplo para as demais regiões brasileiras, pois apenas com 10% (dez por cento) implementado já beneficia quatro (4) municípios. Disse está emocionada, destacou a força do povo brasileiro enfatizando que seu ministério, vai contribuir com a infra-estrutura necessária a implementação do Projeto. Entre outras lembranças, a Ministra Ideli Salvatti levou de Canudos uma almofada artesanal confeccionada com a
fibra da bananeira.Reginaldo Felipe.
2 comentários:
Essa turma do PT e Ceará-Mirim só pensa em faturar. Gratificações e cargos no Governo Federal, apenas em proveito próprio.
Esse Navegantes dizia o Diachos com o então candidato Antonio Peixoto,agora tudo que ele disse era mentira,mas é com essas pessoas que o Prefeito Peixoto merece caminhar,essa frase cada dia é mais certa:"veja com quem tu andas,que eu te digo quem tu és".
Postar um comentário