

Fenômeno em votos, Tirica concede entrevista exclusiva aos Associados
Nascido em Itapipoca, no interior do Ceará, Francisco Everardo Oliveira Silva, 45 anos, nacionalmente conhecido pelo seu nome artístico Tiririca, é uma das surpresas desta campanha eleitoral. Será, ao que tudo indica, um dos candidatos mais votados no estado de São Paulo, quiçá do Brasil. A expectativa é que ele ultrapasse a marca de um milhão de votos. Ele disputa com 1.168 pessoas uma das 70 vagas na Câmara dos Deputados pelo Partido Republicano (PR) com o slogan “Vote Tiririca, pior que tá não fica”. A sua propaganda gratuita eleitoral é tão polêmica quanto a sua candidatura que foi vista inicialmente como uma afronta ao Congresso. Ao som da paródia da música que o consagrou, Florentina, ele diz frases como “o que é faz um deputado federal? Na realidade eu não sei, mas vote em mim que eu te conto” e “se você está cansado de quem trambica, vote no Tiririca”. Leia a entrevista exclusiva com o candidato feita pelos Associados PE- Diário de Pernambuco:
Tiririca, como surgiu a ideia de sair candidato?
Eu recebi o convite do Partido e fui conversar com minha mãe que achou que a ideia poderia ser boa, porque se for eleito, poderei ajudar as pessoas que precisam.
Por que escolheu o PR para se candidatar?
Porque foram eles que me convidaram.
O que você pode destacar na sua personalidade que pode ajudar na Câmara dos Deputados, caso seja eleito?
O caráter e a vontade de lutar pelo o que é certo, é justo. Na minha vida não consegui nada fácil, mas nunca desiste de lutar honestamente.
Você sempre teve a simpatia das pessoas com seu trabalho humorístico. Você não acha que esse tom de brincadeira com a política e com o cargo pretendido, que você tem apresentado, é contra o que a sociedade espera: um candidato que leve o país a sério, que não brinque com algo tão importante?
Não. Acho que as pessoas estão cansadas de tantas promessas e depois não veem nada cumprido. Sinto e vejo nas ruas porque estamos fazendo "corpo a corpo", que as pessoas veem em minha candidatura uma esperança de melhora e é isso que eu quero fazer: ajudar a melhorar a vida das pessoas.
Na propaganda eleitoral gratuita, você diz que não sabe o que fazem os deputados federais. Você nao vai procurar saber antes de chegar lá ou isso é só o discurso do personagem?
É só um discurso do personagem. Coisa do marketing da campanha.
A primeira das suas propostas apresentadas no seu site é elaborar projetos contra a discriminação dos nordestinos. Que tipo de projetos serão esses?
Elaborar uma lei, parecida com a de racismo, sabe? Poxa, foram nossos conterrâneos que edificaram São Paulo, por exemplo. Eles, como todas as pessoas, merecem respeito de todos.
Você sofreu muito preconceito por ser nordestino? Não muito. Acredita-se que você receberá mais de 1 milhão de votos, superior ao do falecido Enéas, e, com isso, sete das 70 vagas na Câmara dos Deputados. Ou seja, 10% serão eleitos com a ajuda de seus votos (coligação PT-PR). Você acha que pode realmente contribuir com o país?
Olha, eu entrei para ajudar as pessoas e acredito que sendo deputado federal posso ajudar muito. É isso que eu acredito que vá contribuir com o país.
O que acha da tentativa inicial do TRE de barrar sua candidatura?
Acho que a justiça foi feita. Estamos fazendo uma campanha limpa, não estamos ofendendo ninguém.
A sua candidatura é um projeto político do partido para conseguir mais representação, já que ao que tudo indica você será muito bem votado, ou é realmente um apoio a sua candidatura e aos seus projetos?
Acho que as duas coisas.
# Por Ana Luiza Machado, do Diario de Pernambuco.
Nota do Blog: Para mim a diferença do palhaço de lá para os palhaços daqui, é que o de lá faz-nos rir. Enquanto os daqui só nos faz chorar.
3 comentários:
meu caro amigo joão, mesmo um palhaço chorando por dentro, ele tem que fazer a plateia sorrir. os candidatos que vem a CM fazem o povo de palhaço.
so faltou nesta campanha o famoso velho tudo rico aqui da nossa cidade para completar o time eu acho que ja esta na hora do supremo tribunal federal tomar uma decisão judicial pois veja bem para concorreemos a um cargo de gari de uma prefeitura e exigido o primeiro grau e em certos casos pede o segundo e sem contar no miseravel salario que vai receber nos seus trintas dias de serviço trabalhado e o pior que as vezes chega ate a atrasar o seu pagamento desviando para outros fins ja este time que estão concorrendo a essa vagas não foi solicitado nada de cursos e nem de escolaridade e nem de experiencia nemhuma e para voces terem uma ideia agente e obrigado a votar em um bocado de analfabetos e um bando de ladrões pois a sua ficha esta tão suja que eles aderem a politica para ficar impune dos seus atos cometidos porque ate neste ponto a maldita politica protege esses ladrões e se não votar fica com os seus direito comprometidos de usar em algum determinado concursos que venha se escrever e agora para completrar vem este palhaço que não tem nem noção o que e uma lei ou como fazer um, projeto se candidata e o povo como uma forma de protestar da um voto a uns palhaços detes isto e uma vergonha so espero que na proxima eleiçao o poder judiciario tenha pelo menos mudado alguma coisa para que podemos tere uma eleição disputada com proposta e responsabilidade para com o proximo.
Nobre leitor, se você tivesse que decidir entre um palhaço e um ladrão, quem você escolheria? Eu, honestamente ficaria com o palhaço. Um abraço.
Postar um comentário