10/07/2010

"MIGUÉ"


“Licenças médicas” de Garibaldi e Agripino recebem chuva de críticas

Definitivamente, não está colando o argumento ("desculpa", talvez seja um termo mais apropriado para o caso) da "licença médica" que os senadores Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino (DEM), ambos potiguares; Ideli Salvati (PT) e Raimundo Colombo (DEM), estes catarinenses, apresentaram para se afastar do Senado durante a campanha eleitoral, como modo de abrir caminho na Casa para seus suplentes. O pedido de licença foi necessário porque o Senado permite que seus parlamentares se ausentem por até 120 dias, sem que se precise convocar suplentes. O episódio já ganhou o noticiário dos grandes órgãos de imprensa do país, invariavelmente em tom de crítica. Muita crítica.

Afastamento anunciado

Para ficarmos nos casos que mais interessam aos potiguares, recordar é viver: há meses que Garibaldi Filho e José Agripino alardeiam pelos quatro cantos do Rio Grande do Norte, e através da imprensa, planos idênticos de se licenciarem de seus mandatos e abrir vagas para seus suplentes, respectivamente o ex-deputado federal João Faustino (PSDB) e o agropecuarista José Bezerra Júnior, o "Ximbica" (DEM). E o principal: até onde se sabe, e felizmente, Garibaldi e Agripino gozam de boa saúde.

Com a palavra

Na verdade, Garibaldi e Agripino lançaram mão de uma brecha regimental para justificar seus afastamentos temporários do Senado. Estratégia legítima ou não, o fato é que eles estão sendo justamente cobrados a dar explicações.

Nenhum comentário: