31/05/2010

MEIO AMBIENTE

05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE:


Temos ou não temos o que comemorar em nosso município?

Espera-se que a maior indústria, o maior comércio, o maior consumidor que no caso é a prefeitura trabalhe no sentido de reduzir sua agressão ao meio ambiente. Pois, como maiores consumidores, também são os maiores poluidores. No caso da indústria açucareira, a usina tem desenvolvido ações que visam mitigar os efeitos nocivos da cultura canavieira ao meio ambiente, através de reposição de árvores no entorno de algumas lagoas e olheiro, assim como, uma maior atenção com o destino e tratamento dos efluentes da produção de álcool. Ainda tem cumprido com o TAC no que se refere a queima da cana-de-açúcar.

Veja, imagens do olheiro do cabeludo, nas proximidades de Tabuão.


No caso da Prefeitura responsável pelo destino do esgoto de toda cidade, não se pode dizer que a guardiã da política de saúde ambiental tenha cumprido com seu papel. Se não bastasse o abandono da coleta de lixo em quase toda área rural. O rio Ceará-Mirim nunca foi tão agredido. Lembram que passamos um período do ano vendo o esgoto cair diretamente no rio ali ao lado da ponte? – saída de Ceará-Mirim no sentido Touros. Pois a cerca de 15 dias atrás avistei uma mancha branca na margem do rio a cerca de 200 metros depois da ponte no sentido que a água corre, ou seja, em direção a usina. Hoje, 28 de maio de 2010 passando com o propósito de observar se a mancha ainda estava, e o que a provocava verifiquei que ela é produzida pelo esgoto da cidade que está caindo no rio. Vamos pedir que se tome providencia e vigiar todo rio, pois está provado que o esgoto pode cair em qualquer ponto do rio. Enquanto isso as lagoas de estabilização estão a cada dia com menos condição de operar. O poder público é responsável por isso!


Abaixo imagem da mancha branca, onde o esgoto encontra-se com a água do rio, a cerca de 200 metros da ponte, no sentido da correnteza da água.


Foto Reginaldo em 28 de maio de 2010.


# Reginaldo Felipe, presidente do diretório municipal do PT.

Um comentário:

Anônimo disse...

O novo secretário do meio ambiente que o Prefeito nomeiou não sabe onde é esse rio, essa estrada,nem mesmo em que cidade fica este problema,UMA VERGONHA!