29/01/2010

INDIGNAÇÃO

Caros amigos jornalistas, podem publicar e repassar o conteúdo dessa carta, se desejarem. Um abraço.

Quinta-feira, 28 de janeiro de 2010. Eu, Rodrigo Cruz, produtor cultural, envio algumas mensagens via Twitter para a prefeita da nossa cidade, Micarla de Sousa. Nelas, continham dúvidas e fatos que eu, como atuante na cultura, não aceito, como o fato de que alguns dos cargos mais altos da Funcarte ser designado a amigos pessoais e ex-funcionários da TV Ponta Negra (da qual Micarla é proprietária). Tudo perguntado sem ofensas, com cavalheirismo, mas sem ser "besta". Acontece que, além de não obter resposta alguma, fui bloqueado, para não mais poder acompanhar o que ela escreve no site. Contra fatos não há argumentos e nossa gestora maior resolveu me privar do direito de explicações, de uma forma grosseira e pouco educada.

Sou um produtor atuante em Natal e no Rio Grande do Norte, sempre acompanhando as políticas públicas, as diretrizes e soluções tomadas para a cultura natalense e potiguar, e realmente não entendo o porque que a cultura natalense, a Funcarte, está sendo levada na "maciota", com pessoas que nada entendem e tenham a ver com arte. Não tenho nada contra o Presidente da Funcarte, SR. Rodrigues Neto nem contra o diretor de projetos e eventos, SR. Amaury Júnior. Sou contra apenas que exerçam funções que não são preparados e formados.

O presidente, não tenho dúvidas, é um excelente administrador e mostrou isso nos anos à frente da Rede Ponta Negra de Comunicação, mas não sabe o que está se passando no dia-a-dia de milhares de produtores e artistas, e das brigas enfrentadas. O diretor de eventos e projetos, me perdoe, mas não sabe nem o que significa a palavra "cultura". Se algum dia ele fez algum evento eu não tenho conhecimento, mas isso não o credencia a fazer cultura. A Funcarte precisa de pessoas que chorem e que riam pela cultura. Que tenha as mãos manchadas de sangue da luta para fazer a " coisa" acontecer. Que se emocione por cada pequena vitória, por cada centavo a mais no Fundo de Cultura, por cada verba liberada para editais, por cada projeto aprovado e pago! Que tenha esperança que não seja apenas mais uma gestão. Que creia que estamos no caminho certo.

Não vou entrar aqui em valores de cachês pagos a padres e/ou a artistas nacionais, em contraste ao pago a artistas da terra, nem no Festival de Verão ser cancelado, nem no Fundo de Cultura reduzidíssimo. Entro apenas em um assunto: Por que aceitamos tão facilmente a política de favores, de amizade, e não lutamos para que a política da competência e do conhecimento se sobressaia? Por que o político eleito nunca é o mesmo que estava pedindo voto? Não vou fazer política da boa vizinhança com ninguém "importante", como muitos fazem, afinal, a gestão passa e eu continuarei lutando, firme e forte! Mas minha preferência é que as coisas mudem ainda nessa gestão.

Caríssima Prefeita Micarla de Sousa, a cultura natalense está em coma e nada é feito. Não temos pessoas competentes para mudar ou pelo menos tentar mudar isso, e a senhora não é acessível. Talvez você não esteja nem aí para a cultura, pois artistas, jornalistas, universitários e intelectuais "não elegem ninguém", pois são a minoria. Mas me bloquear por que fiz colocações como "Não tenho nada contra @micarladesousa , mas não entendo como enche-se de amigos na direção da FUNCARTE, a maioria incompetente.".

Espero um dia (por que não ainda na gestão da senhora) ter o direito de discutir diretamente com a prefeitura e o governo sobre assuntos pertinentes, poder questionar, sem ter seu argumento castrado.

Rodrigo Cruz
RockPotiguar Produções
www.rockpotiguar.com.br
www.rpdiscos.com.br
(84) 8808 9071
(84) 9142 2637
(11) 8314 6955

Nenhum comentário: