
Governadora entrega prêmio Etevaldo aos artesãos vencedores de concurso na Fiart
A governadora Wilma de Faria visita neste sábado (30), 18h, a 15ª Feira Internacional de Artesanato, no Centro de Convenções, e faz entrega do Prêmio Etevaldo aos vencedores do concurso que escolhe as três melhores peças de artesanato expostas durante o evento.
A 15ª Fiart foi aberta oficialmente no último dia 25 e prossegue até domingo (31). O evento está sendo realizado no Centro de Convenções de Natal com o apoio do Governo do Estado que este ano investiu R$ 30 mil reais destinados à publicidade e estrutura.
Na abertura, a governadora Wilma de Faria foi representada pelo vice-governador Iberê Ferreira de Souza. "Esse evento valoriza e divulga o nosso artesanato, mostrando a qualidade dos produtos feitos aqui no Rio Grande do Norte", disse.
Considerada uma das maiores feiras de artesanato do Brasil, a Fiart conta com 355 estandes, que abrigam as produções de 1.300 artesãos de 18 países. No estande do Governo do Estado, um espaço de 300 metros quadrados expõe as produções de 77 artesãos de associações e cooperativas locais inscritas no Programa de Artesanato Potiguar (Proart).
Trabalhando como rendeira há mais de 60 anos, dona Maria Helena Correia diz que iniciativas como essas são importantes para enaltecer a cultura potiguar. "As pessoas ficam impressionadas com o nosso trabalho, querem tirar foto da gente fazendo a renda e acabam levando o nosso produto para todos os lugares do mundo", conta a artesã, que representa a associação Arte da Vila, do bairro de Ponta Negra.
Para Neiwaldo Guedes, coordenador da Fiart, a parceria com o Governo do Estado, tem contribuído para o sucesso do evento e a comercialização em grande escala do produto artesanal potiguar. "Na última edição, a feira movimentou R$ 5 milhões com a venda de produtos, proporcionando mais renda para milhares de pessoas e estimulando a cadeia produtiva do segmento artesanal", disse.
Arte indígena – Durante a abertura do evento, o vice-governador Iberê Ferreira de Souza recebeu um colar feito com sementes vermelhas de um índio tapajó. Cinco tribos de diversos estados brasileiros expõem o artesanato indígena na feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário