Acaba o "amor" de Noblat por Lula
A incapacidade de liderança de Lula fica cada vez mais evidente, especialmente quando ele escolhe o silêncio em momentos cruciais.
A fraude nas eleições venezuelanas, que claramente beneficiou o ditador Nicolás Maduro, exige uma posição firme por parte do presidente brasileiro, mas Lula prefere permanecer calado.
O mesmo Lula que sempre defendeu o discurso de justiça e democracia agora se vê acuado, sem coragem de se posicionar contra um governo autoritário que traiu sua confiança.
Até mesmo Ricardo Noblat, conhecido defensor da esquerda e crítico de Bolsonaro, está se mostrando insatisfeito com Lula. Isso diz muito sobre o quanto a postura de Lula está sendo questionada.
Leia o artigo na íntegra:
"Por que desta vez te calas, Lula? Estás com medo de quê?
Ou Lula sabe coisas a respeito da Venezuela que somente ele sabe, ou não faz mais sentido cobrar a apresentação das atas eleitorais que o governo do ditador Nicolás Maduro esconde. Certamente porque elas mostrariam que ele foi derrotado com o dobro ou mais dos votos pelo candidato da oposição, Edmundo González.
Lula ofereceu-se para mediar um acordo entre Maduro e González – os dois recusaram. Lula sugeriu que a oposição fosse se queixar à instância superior da Justiça venezuelana. A tal da instância, que pelo visto não teve acesso às atas, já proclamou a vitória de Maduro e intimou González para que ele pare de reclamar.
Estão marcadas para hoje novas manifestações de rua em Caracas e em outras cidades do país. A oposição voltará às ruas outra vez para denunciar a fraude nas eleições de 28 de julho. O governo voltará às ruas para reafirmar que as eleições foram limpas e justas. Ativistas da oposição e jornalistas continuam sendo presos.
O que falta para que Lula diga, sem margem para dúvidas, que não reconhecerá a vitória de Maduro porque houve fraude na eleição? Ou ele não está convencido de que houve? Ou ele não quer dizer para não ficar mal com Maduro? Lula foi quem ficou mal na foto porque Maduro traiu sua confiança.
Mais de uma vez, o ditador disse a Lula que respeitaria os resultados das eleições. E Lula acreditou, ou quis acreditar. Maduro mentiu para Lula e o mundo. Quase 70% dos brasileiros, segundo pesquisa recente, acham que Maduro roubou a eleição. Lula tem respaldo suficiente para achar a mesma coisa.
Está com medo do quê?"
Nenhum comentário:
Postar um comentário