24/05/2024

SÃO PAULO: COMO FUNCIONARÃO AS ESCOLAS CÍVICOS-MILITARES

Entenda como irá funcionar as escolas cívico-militares em São Paulo

O Governo de São Paulo quer transformar de 50 a 100 escolas estaduais e municipais do Estado em cívico-militares ainda neste ano. O projeto que cria as instituições, encabeçado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi aprovado por 54 votos a 21 na Assembleia Legislativa (Alesp) na terça-feira 21.

Apesar da aprovação, a votação na Alesp foi conturbada depois que esquerdistas invadiram o plenário do local contra o projeto. Agora, o governador Tarcísio de Freitas tem 15 dias para sancionar o projeto de lei. O Programa Escola Cívico-Militares estabelece ao menos um policial militar da reserva para cada escola selecionada.

O projeto de implementação das escolas cívico-militares irá priorizar as unidades com índices de rendimento escolar inferiores à média estadual, índices de vulnerabilidade social e índice de fluxo escolar —tais quais aprovação, reprovação e abandono escolar.

O programa também deve ser implementado em unidades escolares novas do Estado. Além disso, os municípios também poderão aderir à iniciativa do governo paulista. As informações são do jornal Estadão.
Como será o modelo das escolas cívico-militares

O militar da reserva atuará como monitor do modelo de escolas cívico-militares, ao conduzir disciplinas tradicionais e atividades extracurriculares. Estas últimas têm como objetivo enfrentar a violência, promover a cultura de paz no ambiente escolar, além da melhoria da qualidade de ensino.

“O objetivo do modelo é o desenvolvimento de um ambiente escolar que promova avanço no processo de ensino-aprendizagem”, afirma a Secretaria de Educação de São Paulo. “A gestão de excelência dos processos educacionais, pedagógicos e administrativos e o fortalecimento de valores humanos e cívicos.”

Clique no link abaixo e veja a matéria completa:

Nenhum comentário: