22/04/2024

RESUMO DE NOTÍCIAS


Ex-perseguidor de cristãos na Colômbia e antigo guerrilheiro de grupo armado no país, o pastor Felipe (pseudônimo) está no Brasil para contar o impactante testemunho de sua conversão e relatar como é ser missionário em regiões hostis ao Evangelho. Em entrevista ao Pleno.News, ele deu detalhes sobre sua história de vida e também contou de seu atual trabalho como líder religioso em aldeias no nordeste do país, que é o 30° da Lista Mundial da Perseguição 2024. No decorrer da entrevista, o pastor Felipe falou sobre como as circunstâncias de sua infância o levaram a ser aliciado por guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional (ELN) aos 6 anos, e de como tornou-se comandante de 170 revolucionários aos 17 anos. Ex-ateu, o líder cristão também explicou a experiência sobrenatural que teve com Deus ao ser livrado da morte e seu posterior compromisso de seguir a Jesus pelo resto de seus dias, mesmo diante do risco à sua vida e de sua família.


*A vereadora Paolla Miguel (PT), da Câmara Municipal de Campinas, em São Paulo, pediu licença do cargo que ocupava no diretório nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) após a repercussão gerada por um evento ocorrido no último dia 14 de abril que teve apresentações musicais e performances com teor pornográfico. O show foi realizado com uma emenda direcionada por Paolla. Ao ser questionada sobre o caso, Paolla disse estar sendo alvo de uma perseguição política e alegou que não participou da contração dos artistas e desconhecia o conteúdo das apresentações. Segundo ela, outras edições da festa da Bicuda, nome do evento alvo de polêmica, já foram apoiadas pela Secretaria de Cultura de Campinas.


*Os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) iniciaram a greve nesta segunda-feira (22). A informação foi anunciada pelo Adurn-Sindicato e as paralisações dos serviços são por tempo indeterminado. Além dos docentes, os técnicos-administrativos da instituição estão de braços cruzados desde 14 de março. A decisão veio após um plebiscito, onde 1.820 dos 2.396 docentes aptos a votar participaram. A consulta registrou 62,52% de votos favoráveis e 34,06% de votos contrários à deflagração da greve, com 3,40% de abstenções. O resultado foi formalizado em ata pela comissão responsável pelo plebiscito, na última terça-feira (16). A instituição conta com cerca de 2,5 mil docentes. Além da recomposição do orçamento das Ifes, o sindicato reivindica o reajuste salarial linear para os servidores públicos federais de 7,06% em 2024, 7,06% em 2025, e 7,06% em 2026, totalizando 22,8%, e a reestruturação das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Na última quarta-feira (17), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) confirmou que mudanças no calendário acadêmico só vão ocorrer após o fim da greve.


*Parentes de Erika de Souza Vieira Nunes defenderam a mulher suspeita de levar o tio idoso morto para sacar um empréstimo de R$ 17 mil em uma agência bancária de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na última terça-feira (16). Os filhos destacaram neste domingo (21), a proximidade de Erika com Paulo Roberto Braga, de 68 anos, e esclareceram que ela passa por problemas psiquiátricos. Erika foi presa em flagrante na agência bancária quando socorristas identificaram que Braga estava morto. Imagens de câmeras de segurança mostram a mulher se deslocando com o tio imóvel em uma cadeira de rodas até chegar ao local. Funcionários perceberam a falta de reação do idoso quando ela pedia que o idoso assinasse o documento para o empréstimo.


*A Coreia do Norte lançou, nesta segunda-feira (22), vários mísseis balísticos não identificados em direção ao Mar do Japão, chamado Mar do Leste em ambas as Coreias, segundo informou em um comunicado o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS). – Nosso Exército detectou vários projéteis que se estima serem mísseis balísticos de curto alcance lançados da área de Pyongyang em direção ao Mar do Leste por volta das 15h01 (horário local, 3h01 de Brasília) de hoje, segunda-feira, 22 de abril – detalhou o JCS. Os projéteis caíram na água depois de percorrerem cerca de 300 quilômetros, segundo a nota. Por sua vez, o governo do Japão, que também detectou o lançamento, especificou que por volta das 15h15 (3h15, no horário de Brasília) os mísseis já tinham caído na água, fora da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) japonesa.


*O jornal O Estado de S. Paulo descreveu como “inaceitável” a falha do Ministério da Saúde no combate à dengue. Na visão do periódico, a epidemia que já soma mais de 3,3 milhões de infectados e 1,4 mil mortos “certamente custaria menos vidas se houvesse maior coordenação do ministério com os municípios”. Como prova da “omissão das autoridades de Saúde”, o veículo de imprensa menciona a queda de 83,3% na contratação de agentes comunitários de endemias (ACEs) entre os anos de 2022 e 2023. – Dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) indicam que, em 2023, apenas 822 novos agentes comunitários de endemias (ACEs) foram contratados para atuar na linha de frente do combate ao mosquito Aedes aegypti pelo conjunto dos 5.568 municípios do país. No ano anterior, quando não se vislumbrava crise sanitária tão grave, mais 4.313 haviam entrado em ação. Os números estampam a mais recente omissão das autoridades de Saúde conhecida até o momento – diz o editorial.

Nenhum comentário: