03/02/2024

DEPUTADO POTIGUAR TEM PROJETO COPIADO PELA PREFEITURA DO RJ

Prefeitura do RJ "copia" projeto de Hermano e proíbe uso de celulares em escolas

“Escola é lugar de aprendizagem, disciplina e, sobretudo, de convívio social e troca entre nossas crianças”. Com este argumento, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), decretou a proibição do uso de telefones celulares durante as aulas e até no recreio de escolas da rede municipal de ensino. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (2). A decisão é semelhante ao projeto do deputado estadual Hermano Morais (PV), já aprovado pela Assembleia Legislativa do RN e sancionado pela governadora Fátima Bezerra para as escolas do Estado.

Em vigor a partir de março, as novas regras permitirão o uso dos celulares apenas antes da primeira aula e após a última aula, com exceções apenas para casos especiais.E ainda depende da edição de ato normativo da Secretaria Municipal de Educação, para regulamentar a medida.

O decreto amplia o veto para demais dispositivos eletrônicos, que ficarão guardados na mochila ou bolsa do próprio aluno, desligado ou ligado em modo silencioso e sem vibração. Mas deixa a equipe da escola livre para adotar estratégia de sua preferência.

O decreto autoriza os professores a advertir os alunos, em caso de descumprimento da norma. Bem como de cercear o uso dos dispositivos em sala de aula.

Flexibilização

A regra é flexibilizada apenas na Educação de Jovens e Adulto, quando será permitido o uso de celulares nos intervalos das aulas. E há exceções em que os professores podem propor a utilização dos celulares e dispositivos eletrônicos para fins pedagógicos, como pesquisas, leituras ou acesso a outros materiais educativos.

Podem manter os aparelhos ligados aqueles alunos com deficiência ou com condições de saúde que necessitam destes dispositivos para monitoramento ou auxílio de sua necessidade.

DP

Nenhum comentário: