17/05/2023

CAMPEONATO POTIGUAR: CHEGOU O DIA 'D' - DECISÃO NO FRASQUEIRÃO ABC X AMÉRICA

A batalha final entre ABC e América pelo Campeonato Potiguar

O dia que os torcedores potiguares mais aguardavam chegou. Nesta quarta-feira será conhecido o campeão estadual de 2023, quando ABC e América estarão em campo na luta pela conquista de mais um título, a partir das 20h. Por ter vencido o confronto de ida, na Arena das Dunas, o Alvirrubro chega ao Frasqueirão necessitando apenas empatar para levantar a taça. Ao Alvinegro, resta a vitória, que se for por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis e acima desse placar, garante direto o 58º título para o clube.

Fazer qualquer prognóstico para esse duelo é complicado, uma vez que as duas equipes chegaram para disputar a final da competição local vivendo as suas piores fases na temporada. O ABC não sabe o que é vencer uma partida desde o dia 9 de abril, quando bateu o Santa Cruz pela segunda fase da competição. O resultado disso, foi o fim do estado de lua de mel com Fernando Marchiori, que acabou chegando a um acordo para deixar o comando do clube no último domingo.

Além disso, os atletas estão se sentindo pressionados devido a ação promovida por um grupo de torcedores de facções organizadas abecedista, que invadiu o Frasqueirão e impediu a continuidade do treino da última sexta-feira. Os membros da torcida fizeram isso apenas para tirar satisfação com o elenco, fazer cobranças e prometer ferver o caldeirão, caso a equipe não faça as pazes com a vitória.

Sem Fernando Marchiori no banco de reservas, quem vai comandar a equipe na final do Estadual é o membro da comissão técnica permanente do Alvinegro, Tostão, que assumiu o comando da equipe na segunda-feira e, basicamente, não teve tempo para trabalhar nada de novo. Além da conversa para tentar ajustar alguns pontos falhos, a ele resta apenas torcer para que mais alguns titulares, em tratamento de contusões, ganhem condições de encarar o rival.

Como é decisão, nenhuma informação neste sentido ultrapassou o muro do CT Alberi Ferreira de Matos, onde os trabalhos estão sendo realizados com portões fechados para torcedores e imprensa. Neste caso, o ABC deixa claro que vai apostar no mistério e na "ditadura da tranquilidade" para tentar surpreender um velho e conhecido adversário.

Em relação ao América, onde o novato treinador Thiago Carvalho ainda tenta encontrar a equipe ideal, o único titular absoluto da equipe, Wallace Pernambucano, está fora da partida decisiva. O atacante foi expulso no primeiro encontro depois de acertar um tapa no rosto do zagueiro abecedista Habraão. Logo terá de cumprir suspensão automática e vai ficar apenas na torcida para que os companheiros consigam segurar o ímpeto adversário e garantam a conquista do Estadual.

Classificado como uma das prioridades do clube para 2023, a conquista irá abrir para o América às portas da fase de grupos da Copa do Nordeste, competição da qual o clube se encontra afastado há alguns anos, bem como vai garantir a participação do clube na Copa do Brasil do próximo ano também. O nível de importância da disputa local aumentou mais ainda, porque pode marcar a primeira conquista do América S.A.

Os companheiros de equipe lamentam o fato de ter perdido a maior referência de ataque da equipe justamente no duelo final. Enquanto isso, o comandante alvirrubro segue a busca por alternativas para minimizar a baixa expoente. Para o zagueiro Everton Sena, a ausência do artilheiro será uma perda grande para o time, mas ele acredita que o escolhido para fazer o papel no clássico terá totais condições de ajudar a equipe no embate.

"Jogador muito importante, né? Ele é uma grande referência nossa ali, no nosso ataque, mas temos jogadores preparados e acredito que quem colocar ali na posição dele, no lugar dele, vai dar conta do recado. Eu vejo o quanto os caras se dedicam, o quanto os caras trabalham todos os dias esperando a oportunidade", afirmou o defensor.

Esta será a partida de número 399, em jogos oficiais, e a quinta decisão de título na casa alvinegra nos últimos 11 anos. Nas quatro últimas ocorreram duas conquistas do América (2012 e 2015) e duas do ABC (2016 e 2022). "Jogo muito difícil, clássico é sempre decidido nos detalhes, clássico sempre é muito disputado, muito difícil de jogar, então é trabalhar bastante para, em nome do Senhor Jesus, fazer um grande jogo", disse Everton Sena.

O baixo poder de conclusão e as falhas coletivas na marcação ao adversário, que vêm redundando em desvantagens para o América, são as maiores preocupações do treinador Thiago Carvalho. Ele sabe da importância de ter um sistema de marcação seguro dentro de um confronto decisivo e torce, também, para que os atacantes alvirrubros tenham mais tranquilidade nos momentos da conclusão. Como o rival necessita da vitória, Thiago acredita que o ABC irá se lançar ao ataque e que deixará brechas importantes para serem exploradas pelo Alvirrubro.

De acordo com o pesquisador, Marcos Trindade, ABC e América decidem o Campeonato Potiguar pela 28ª vez. O América venceu 14 das 27 Decisões Finais já realizadas. O ABC venceu 13. O primeiro confronto decisivo entre os dois rivais ocorreu no campeonato de 1933, cujos jogos aconteceram em 1934 e o ABC levou o título.

O América venceu em 1946, 1969, 1974, 1975, 1977, 1979, 1980, 1989, 1991, 1992, 1996, 2012, 2015 e 2019. Já as vitórias abeceditas foram nos anos de 1933, 1953, 1971, 1976, 1978, 1983, 1993, 1994, 1999, 2005, 2007, 2016 e 2022.

O pesquisador aponta ainda que este será o clássico de número 554, levando em consideração todas as vezes que os clubes se enfrentaram nos mais diversos tipos de competições profissionais. O resumo abrange o intervalo entre 1915 a 2023. O ABC tem 199 vitórias, contra 182 do América. Ainda foram registrados 173 empates.

TN

Nenhum comentário: