16/02/2023

O 'POSTE' ESTÁ ACOMETIDO DE ALZHEIMER?

Haddad diz que Lula acabou com fome, mas 12 milhões não tinham comida no 2º governo petista

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (15) que o Bolsa Família acabou com a fome no Brasil entre os anos de 2003 e 2010, mas números da insegurança alimentar no país revelam outro cenário. Em 2009, no fim do segundo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 12,8 milhões de pessoas não tinham o que comer no país.

“Nós, com meio por cento do PIB, acabamos com a fome [no Brasil] entre 2003 e 2010. Acabou”, afirmou o ministro. “Ninguém mais ouvia falar. Você não via criança na sinaleira, no sinal de trânsito. Não tinha mais”, completou Haddad durante participação em painel do BTG Pactual.

Veja o momento abaixo:


O Bolsa Família foi criado em outubro de 2003 como um programa de transferência de renda voltado a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, mas, mesmo com a criação do programa e com a redução do número de pessoas com fome, a insegurança alimentar não foi erradicada nos anos destacados por Haddad.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) feita em 2004, 9,5% da população estava em situação de insegurança alimentar grave no segundo ano do governo Lula. Considerando a população estimada na época (184,7 milhões), cerca de 17 milhões de pessoas não tinham o que comer em casa.

Com informações de R7 e Metrópoles

Nenhum comentário: