05/02/2023

LÍDER ÍNDIGENA ACUSA XANDÃO DE PRECONCEITO

Alexandre de Moraes usou expressão “tabajara” de forma preconceituosa, diz líder indígena

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes foi alvo de críticas nesta depois de classificar o plano relatado pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES) como uma “tentativa tabajara” de golpe de Estado. Segundo lideranças indígenas ouvidas pelo site Poder360, a expressão é usada de maneira preconceituosa contra o povo originário Tabajara.

Para Suhyasun, indígena do povo Pataxó, expressões como a que foi usada por Moraes implicam uma carga negativa que liga indígenas a algo pejorativo. “Tabajara é um povo muito forte do Nordeste, um povo de resistência. Muita gente não sabe. É muito triste ver essa utilização do nome. Não é para se tampar os olhos ou para achar engraçado”.

“A própria utilização que teve na televisão ajudou a reforçar a palavra como algo negativo, algo ruim. Isso é muito triste, principalmente para nós, povos indígenas. Principalmente para um povo que sofre muita discriminação e preconceito, para um povo do Nordeste”, diz Suhyasun.

A expressão “tabajara” foi popularizada em português como sinônimo de produtos ou atos de procedência duvidosa ou de má qualidade. Foi usada no programa humorístico Casseta & Planeta, da TV Globo, com a empresa fictícia “Organizações Tabajara”.

Fala de Moraes

Moraes usou a expressão ao comentar as declarações recentes do senador Marcos do Val (Podemos-ES), que relatou ter sido coagido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para participar de uma tentativa de golpe. Depois, mudou de versão e disse que o ex-presidente só ouviu a ideia de Daniel Silveira (PTB-RJ).

Para Moraes, tratou-se de uma “tentativa tabajara” de golpe de Estado. Afirmou que houve um pedido de audiência por parte do senador Marcos do Val, com quem destacou não ter “nenhuma intimidade”. O ministro disse que, como atende a diversos congressistas, concedeu o requerimento.

A declaração de Moraes foi dada nesta 6ª feira durante sua participação, por videoconferência, do Lide Brazil Conference, evento do Grupo Lide que reúne empresários e autoridades brasileiras em em Lisboa (Portugal).

Nas redes sociais, o uso do termo na fala de Moraes foi alvo de críticas. Leia abaixo:

Poder 360

Nenhum comentário: