10/01/2023

PRESIDENTE INTERINA DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA COMEMOROU ATOS EM BRASÍLIA

Apoio aos atos

Presidente interina do Conselho Federal de Medicina (CFM), Rosylane Nascimento das Mercês Rocha comemorou nas redes sociais os atos praticados por bolsonaristas. Em publicações no Instagram, a médica compartilhou imagens da invasão do Congresso Nacional com a legenda “Agora vai”, chamou os golpistas de “pessoas de bem” e celebrou a inação da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) que não agiu para impedir a invasão dos prédios públicos.

Confira as publicações:





Em outra publicação, a médica compartilhou a imagem da escultura “A Justiça” pichada com a frase “perdeu, mané”. A frase foi dita pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso após ser abordado por um bolsonarista em Nova York.

Rosylane é a segunda vice-presidente do CFM. A médica está no comando interino do conselho pois o presidente do CFM, José Hiran Gallo, e o primeiro vice, Jeancarlo Cavalcante, estão fora do país. Nessa segunda-feira (9), o órgão divulgou uma nota repudiando os atos golpistas, posicionamento que sua presidente interina não compartilha.

“O CFM reitera a necessidade de que todos, população e as autoridades, observem as determinações legais, contribuindo com a construção de um ambiente favorável ao Estado Democrático de Direito”, destacou a nota.

Após a repercussão das publicações, a médica deixou o seu perfil na rede social privado. Rosylane também é presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT).

Questionado pelo Congresso em Foco sobre o posicionamento da presidente interina, o CFM afirmou que Rosylane não participou dos atos do domingo e que expressou seu “repúdio pessoal a atos de violência e de vandalismo de qualquer natureza” na nota do conselho aprovada por unanimidade pela diretoria do órgão.

Confira a íntegra da nota do CFM:

“Em relação aos recentes acontecimentos, a diretoria do CFM aprovou por unanimidade a nota abaixo, a qual relata o posicionamento da instituição sobre os fatos:

“O Conselho Federal de Medicina (CFM) manifesta publicamente seu repúdio aos atos violentos praticados no dia 8 de janeiro (domingo), em Brasília (DF), com as invasões dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). Neste momento, o CFM reitera a necessidade de que todos, população e as autoridades, observem as determinações legais, contribuindo com a construção de um ambiente favorável ao Estado Democrático de Direito.”

A conselheira Rosylane Rocha comunicou ao CFM que não participou dos atos deste domingo e que na tarde deste dia se encontrava com familiares e amigos em local público, em agenda pessoal. Além disso, como expresso na nota, reiterou seu repúdio pessoal a atos de violência e de vandalismo de qualquer natureza.”

Congresso em Foco

Nenhum comentário: