31/12/2022

VEJA SINAIS QUE PODEM INDICAR CÂNCER ANAL - É RARO, MAS PERIGOSO!

Câncer anal é raro, mas perigoso: veja sinais que podem indicar doença

Coceiras constantes e caroços na região do ânus podem ser indicativos do câncer anal. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tumor é raro, e representa de 1% a 2% de todos os carcinomas colorretais.

A ginecologista e colposcopista Julie Bowringm, da clínica London Gynecology, no Reino Unido, explica, em entrevista ao jornal The Sun, que alguns sinais aparentemente inofensivos podem ser sintomas da doença. A especialista lembra ainda que muitos casos não são diagnosticados em estágio inicial por causa do estigma que existe em torno da doença.

Na maioria das vezes, quando o tumor é detectado ainda nos primeiros estágios, o tratamento para o câncer anal costuma ser simples e as chances de cura são altas. Por isso, é importante se atentar a alguns sinais comuns da condição. 

Confira:

Coceira

A coceira na área inferior do ânus pode ser causada por vários motivos, como suor, roupas íntimas muito justas, limpeza excessiva entre as nádegas ou até hemorróidas. A indicação da especialista é que se consulte um profissional de saúde para investigar a causa do incômodo e descartar problemas mais graves.

Sangramento

De acordo com a colposcopista, apesar de o sangramento ser um dos sinais mais preocupantes do câncer de ânus, é um dos menos comuns. Ele pode ser causado por fissuras no revestimento do intestino grosso perto do ânus, ocasionando dor e sangramento no momento da evacuação. As feridas podem acontecer ainda devido à gravidez ou por constipação.

O sangramento deve sempre ser examinado por um clínico geral, uma vez que a presença de sangue nas fezes ou no ânus também pode ser um sinal de câncer de intestino.

Caroços

A presença de caroços ou pequenas elevações de pele ao redor do canal anal ou nas nádegas podem ser sinal do câncer na região. Os caroços costumam ser muito pequenos e até ter a mesma cor da pele — por isso, muitas pessoas sequer notam a sua presença. É preciso observar atentamente qualquer elevação incomum na região.

Já as verrugas podem evoluir e se tornar desconfortáveis ​​e mais perceptíveis a olho nu, principalmente se estiverem agrupadas. Quando descobertas precocemente, há mais opções de tratamento, incluindo congelá-las com nitrogênio líquido ou aplicação de pomadas.

Dor

A dor no reto ao defecar ou em repouso pode ser um sintoma do câncer de ânus, a depender do lugar onde o tumor está localizado. Se a dor for acompanhada de sangramento, deve-se consultar um médico imediatamente.

Metrópoles.

Nenhum comentário: