14/11/2022

COVID-19: RECOMENDAÇÃO DO USO DA MÁSCARA É FEITA PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Ministério da Saúde recomenda uso de máscaras contra a Covid

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde publicou nota técnica neste sábado (12), em que recomenda o uso de máscara pela população e a adoção de outras medidas, como ampliação da vigilância genômica, por estados e municípios. O documento foi motivado pelo avanço recente de casos de Covid-19 no país.

Conforme a secretaria, entre os dias 6 e 11 deste mês, foram notificados 57,8 mil casos de Covid pelas Secretarias Estaduais de Saúde ao Ministério da Saúde. Com isso, a média móvel dos últimos sete dias subiu para 8,5 mil casos diários, o que representa aumento de 120% em relação ao índice da semana anterior (3,8 mil).

No caso das mortes por Covid, foram 314, também entre os dias 6 e 11 deste mês. Nesse período, a média móvel diária de óbitos pela doença, calculada em relação aos últimos sete dias, saltou para 46, o que equivale um aumento de 28% em comparação com a semana anterior (36).

A nota técnica, segundo a secretaria, trata-se de um alerta “acerca do aumento do número de casos de Covid-19 e circulação de novas linhagens da Variante de Preocupação (VOC) Ômicron”, com ênfase nas sublinhagens BQ.1 e BA.5.3.1.

O órgão técnico complementa que, neste momento, não há dados epidemiológicos que indicam aumento na gravidade da doença.

– O impacto das alterações imunológicas observadas no escape da vacina ainda não foi estabelecido – afirma a nota técnica.

Ainda assim, diante do aumento de casos de Covid, a pasta orienta às vigilâncias epidemiológicas estaduais e municipais uma série de medidas. Entre elas, destacam-se a recomendação de intensificação da vigilância genômica, enviando amostragem de exames com RT-PCR detectáveis para sequenciamento, e também o alerta à população quanto à situação da pandemia.

A secretaria recomenda que a população seja orientada a fazer higienização frequente das mãos com álcool 70% ou água e sabão e que adote o uso de máscaras de proteção facial, especialmente em locais fechados. A orientação vale sobretudo para indivíduos com fatores de risco e pessoas que tiveram contato próximo com casos confirmados de Covid.

O documento também reforça a necessidade de se fazer o isolamento de casos suspeitos e confirmados para Covid-19 e também de se buscar completar o esquema vacinal, “com especial atenção às doses de reforço”.

Somente o estado de São Paulo tem cerca de 9 milhões de pessoas com terceiras doses atrasadas.

Diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o médico Renato Kfouri destaca que, toda vez que há aumento de circulação de doenças respiratórias em geral, o uso de máscara cumpre função importante de proteção.

– Usar máscara sempre em ambientes fechados, onde é inevitável a aglomeração, é fundamental – afirma.

O médico reforça que, por mais que o país não esteja mais em um momento de obrigatoriedade, a orientação do uso é bem-vinda. “Completar a vacinação, incluir crianças (na campanha de imunização), usar máscaras e propiciar tratamentos para aqueles que não respondem às vacinas” são algumas das medidas importantes de serem adotadas neste momento, destaca Kfouri.

*AE

Nenhum comentário: