14/05/2022

'PEDIR PERDÃO AO REI' - BRASILEIRA CONDENADA NA TAILÂNDIA PENSA NESSA POSSIBILIDADE

Brasileira presa na Tailândia pensa em pedir perdão ao rei do país

A defesa da brasileira Mary Hellen Coelho Silva, brasileira presa por tráfico de drogas na Tailândia, estudam a possibilidade de pedir o perdão do rei tailandês Maha Vajiralongkorn. A jovem de 22 anos foi condenada a 9 anos e seis meses de prisão, escapando da pena de morte e da prisão perpétua, comuns no país asiático.

De acordo com Kaelly Cavoli Moreira, uma das advogadas, o pedido de perdão real poderá ser feito no dia 28 de julho, data em que Vajiralongkorn faz aniversário e costuma perdoar detentos.

A advogada também acrescentou que aguarda a sentença do Consulado da Tailândia para analisar a condenação e formular o pedido. Segundo ela, há precedentes de absolvições semelhantes no país.

O CASO

Mary Hellen e um amigo de 27 anos foram presos em 14 de fevereiro, no aeroporto de Bangkok, na Tailândia. Um outro rapaz, de 24, que levava parte das drogas em outro voo, também foi preso ao desembarcar. Os três saíram de Curitiba com a cocaína distribuída nas malas.

O conteúdo das bagagens chamou a atenção de funcionários durante a inspeção do raio-X, e as malas foram revistadas. Mary Hellen e o rapaz levavam 9 quilos da droga em um compartimento secreto. Já o jovem de 24 anos levava consigo 6,5 quilos de cocaína.

Conhecida pelas duras leis contra o tráfico de entorpecentes, a Tailândia poderia punir o crime com prisão perpétua e até com pena de morte – com base na quantidade de drogas e nas circunstâncias.

Mary Hellen acabou sendo condenada a nove anos e seis meses de prisão. A sentença foi proferida na Tailândia, porém chegou ao conhecimento dos advogados na madrugada desta quinta (12). O consulado brasileiro enviou um e-mail com as informações, que ainda são preliminares.

pleno.news

Nenhum comentário: