11/04/2022

DOR NO PEITO: CONHEÇA PRINCIPAIS CAUSAS E QUANDO PODE SER INFARTO

Dor no peito: Conheça 9 principais causas e quando pode ser infarto

A dor no peito não é, em sua maioria, um sintoma de infarto, pois é mais comum estar relacionado ao excesso de gases, problemas respiratórios, crises de ansiedade ou fadiga muscular.

No entanto, esse tipo de dor também pode ser um sinal importante de infarto, especialmente em pessoas com pressão alta descontrolada e colesterol alto não tratado. É comum que nesses casos a dor esteja em uma sensação de aderência muito intensa, que não melhora com o tempo e que irradia para o pescoço e braços. Entenda como diferenciar o infarto de outros tipos de dor.

Como há muitas possibilidades de dor no peito, é importante ir ao hospital sempre que a dor dura mais de 20 minutos para diminuir ou quando ela piora com o tempo, especialmente quando surgem outros sintomas como tontura, suor frio, dificuldade para respirar, formigamento nos braços ou dor de cabeça severa.

O que pode ser a dor no peito

A seguir, as causas mais comuns para o aparecimento da dor torácica e o que fazer em cada situação:

1. Excesso de gases

O excesso de gás é possivelmente a causa mais comum de dor no peito e não está relacionado a problemas cardíacos, muitas vezes decorrentes de pessoas que sofrem de prisão de ventre. O acúmulo de gases no intestino pode empurrar alguns órgãos abdominais, eventualmente criando uma dor que irradia para o peito.

Como identificar: Geralmente é uma dor aguda de pontada que desaparece, mas que ressurge repetidamente, especialmente quando se curva sobre a barriga para pegar algo do chão, por exemplo.

O que fazer: Uma boa estratégia é massagear na região intestinal para ajudar a empurrar os gases, mas você também pode adotar uma posição que facilite a eliminação de gases. Além disso, caminhar por alguns minutos também pode ajudar. Nos casos mais complicados, o médico pode aconselhar o uso de medicamentos como simethone, por exemplo.

2. Ansiedade e estresse

Ansiedade e excesso de estresse causam um aumento da tensão muscular nas costelas, além de aumentar os batimentos cardíacos. Essa combinação causa uma sensação de dor no peito, que pode surgir mesmo quando a pessoa não se sente estressada, mas teve algumas discussões momentos antes, por exemplo. Isso acontece mais comumente em pessoas que muitas vezes estão estressadas ou sofrem de síndrome do pânico e ansiedade.

Como identificar: Geralmente é acompanhado por outros sintomas como respiração rápida, sudorese excessiva, batimentos cardíacos rápidos, náuseas e até alterações na função intestinal. Confira como diferenciar a ansiedade do ataque cardíaco.

O que fazer: Tentar descansar em um lugar tranquilo, tomar um chá calmante, como valeriano, ou fazer alguma atividade de lazer, como assistir a um filme, brincar, ir à academia ou jardinagem. Aqui estão mais algumas dicas para acabar com a ansiedade e o estresse.

3. Infarto

O ataque cardíaco, embora seja a primeira preocupação de quem sofre de dor no peito, geralmente é uma causa rara, sendo mais comum em pessoas com pressão alta descontrolada, colesterol muito alto, diabetes, idade acima de 45 anos ou fumantes.

Como identificar: É uma dor mais localizada no lado esquerdo do peito, na forma de um aperto, que não melhora após 20 minutos, pode irradiar para um dos braços, ou mandíbula, causando uma sensação de formigamento.

O que fazer: Recomenda-se procurar uma sala de emergência para exames cardíacos, como eletrocardiograma, enzimas cardíacas e raio-X do tórax, para identificar se há um ataque cardíaco e iniciar o tratamento o mais rápido possível. Entenda as opções de tratamento que o médico pode escolher durante um ataque cardíaco.

4. Dor muscular

Lesões musculares são muito comuns no dia-a-dia, especialmente em quem frequenta a academia ou faz algum tipo de esporte. No entanto, eles também podem acontecer depois de atividades mais simples, como tossir demais ou pegar objetos pesados. Além disso, em situações estressantes ou de medo, os músculos também podem ficar muito contraídos, resultando em inflamação e dor.

Como identificar: É uma dor que pode piorar ao respirar, mas que também é agravada ao girar o tronco, olhar para trás, por exemplo. Além de surgir após situações como as indicadas acima.

O que fazer: Uma boa maneira de aliviar a dor muscular é descansar e aplicar compressas quentes sobre a região dolorida. Também pode ajudar a alongar os músculos do peito, colocando os dois braços estendidos para trás e agarrando as mãos. Entenda como a distensão muscular acontece e o que fazer para evitá-la.

5. Refluxo gastroesofágico

Pessoas que sofrem de refluxo gastroesofágico e não têm uma dieta adequada são mais propensas a sentir dor torácica frequente, pois está relacionada à inflamação do esôfago que acontece quando o ácido estomacal atinge as paredes do órgão. Quando isso acontece, além de queimaduras intensas, também é possível sentir dor no peito.

Como identificar: Na maioria dos casos é uma dor no meio do peito (no esterno) que surge acompanhada de queimaduras e dor de estômago, no entanto, também pode surgir com uma leve sensação de aperto na garganta, o que acontece devido a espasmos do esôfago, para que a pessoa possa apresentar dor no peito ao engolir.

O que fazer: Tomar uma camomila ou chá de gengibre, pois melhoram a digestão e diminuem a acidez do estômago, reduzindo a inflamação do esôfago. Além disso, pode-se tomar um antiácido ou sal de frutas. Fora da crise deve-se manter uma dieta leve sem alimentos gordurosos ou picantes, por exemplo.

6. Úlcera estomacal

A dor causada pela presença de uma úlcera no estômago acontece devido à inflamação das paredes do órgão e pode ser facilmente confundida com uma dor no coração devido à proximidade dos dois órgãos.

Como identificar: É uma dor localizada no meio do peito, mas que também pode irradiar para o lado direito, dependendo da localização da úlcera. Além disso, é mais comum após as refeições e pode ser acompanhado por sensação de estômago cheio, náuseas e vômitos.

O que fazer: Um gastroenterologista deve ser consultado quando se suspeita de ulcerismo estomacal para iniciar o tratamento adequado com protetores gástricos, como o Omeprazol, e evitar complicações como perfuração. No entanto, enquanto aguarda a consulta pode-se aliviar os sintomas com um suco de batata. Confira algumas opções de remédio caseiro para úlcera estomacal.

7. Problemas de vesícula biliar

A vesícula biliar é um pequeno órgão que fica no lado direito do estômago e pode ficar inflamado devido à presença de pedras ou consumo excessivo de gordura, por exemplo. Quando isso acontece, surge uma dor no lado direito do peito que pode irradiar para o coração, parecendo um ataque cardíaco.

Como identificar: Afeta principalmente o lado direito do peito e piora depois de comer, especialmente depois de comer alimentos mais gordurosos, como fritos ou embutidos. Além disso, também pode surgir com náuseas e sensação de estômago cheio.

8. Problemas pulmonares

Antes de ser sintoma de problemas cardíacos, a dor no peito é mais comum em alterações que acontecem nos pulmões, como bronquite, asma ou infecção, por exemplo. Como parte do pulmão está localizada no peito e atrás do coração, essa dor pode ser sentida como sendo cardíaca, embora não seja.

Como identificar: A pessoa pode sentir dor no peito ao tossir ou que piora ao respirar, especialmente quando inala profundamente. Você também pode ter uma sensação de falta de ar, chiado ou tosse frequente.

9. Doença cardíaca

Várias doenças cardíacas podem causar dor no peito, especialmente angina, arritmia ou infarto, por exemplo. No entanto, também é comum que esse sintoma seja acompanhado por outros que fazem com que o médico suspeite de doenças cardíacas, como cansaço excessivo, dificuldade para respirar ou palpitações, por exemplo. Veja quais são as 8 possíveis causas de dor no coração.

Como identificar: É uma dor que não parece ser causada por nenhuma das razões indicadas acima e que vem acompanhada de outros sintomas como alterações no batimento cardíaco, palpitações, inchaço generalizado, cansaço excessivo e respiração acelerada, por exemplo. Saiba mais sobre os sintomas da doença cardíaca.

O que fazer: Um cardiologista deve ser consultado para fazer exames cardíacos e identificar se há alguma mudança que possa estar causando a dor iniciando o tratamento adequado.

Quando ir ao médico

É importante procurar ajuda médica quando a dor no peito leva mais de 20 minutos para aliviar e sempre que a dor traz preocupação para a pessoa. Além disso, outros sintomas que podem indicar que é importante ir ao médico incluem:

Tontura;
Suor frio;
Vômitos e náuseas;
Dificuldade para respirar;
Dor de cabeça severa.

O importante é que a pessoa procure ajuda médica sempre que a dor no peito traz preocupação, para evitar possíveis problemas graves.

Com informações de NB News

Nenhum comentário: