• Compras em lojas virtuais: de acordo com um estudo da ClearSale, de cada R$100 gastos em comércios eletrônicos no país com entrega em casa, R$3,53 foram tentativas de fraudes ou fraudes de fato efetivadas.
  • Clicar em links maliciosos: as falsas páginas, que utilizam os nomes de grandes marcas, ou até mesmo e-mails falsos com ofertas imperdíveis podem esconder links que roubam as informações.
  • Cadastro do cartão em aplicativos: você pode ter seus dados roubados por hackers ou por alguém que tenha acesso ao seu celular. E isso pode acontecer tanto em aplicativos de transportes, comidas, jogos, entre outros.
  • Divulgação dos dados do cartão: é comum as pessoas compartilharem as informações por meio de aplicativos de mensagens, sites suspeitos e até em redes sociais.
  • Mãos de terceiros: pessoas que já tiveram acesso aos seus cartões podem ter fotografado eles, como por exemplo, atendentes de lojas.

O que fazer se tiver meu cartão clonado?

Agora que você já sabe o que é e como o cartão pode ser clonado, além das formas mais comuns disso acontecer, que tal descobrir o que fazer? Isso mesmo, é importante saber como reagir nessas horas.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a atitude deve ser rápida, mas feita de forma cautelosa. O primeiro passo é bloquear o seu cartão que supostamente possa ter sido clonado.

Entre em contato com a emissora ou administradora do seu cartão de forma imediata. Você precisa informá-la sobre essas movimentações que não foram feitas por você, pois não as reconhece.

O Nubank informa que o procedimento mais comum nesses casos é o cliente solicitar o bloqueio, o cartão ser cancelado, ter o valor das compras devolvido e, por fim, conseguir emitir um novo.

O estorno do cartão de crédito varia de emissora para emissora, com prazos e formas de solicitar variando de acordo com o motivo do cancelamento.

Estornar nada mais é quando um cliente deseja cancelar uma transação feita com o cartão e precisa receber o valor de volta.

Cuidados a serem tomados antes de cancelar o seu cartão

Mesmo você tendo percebido uma transação suspeita, tome cuidado e avalie bem essa situação antes de tomar uma atitude rápida de cancelar o seu cartão. Perceba se, por exemplo, a compra não foi feita de fato por você ou por algum conhecido.

Uma dica que muita gente às vezes fica sem saber o que aconteceu quando pega a fatura do cartão ou recebe uma notificação no celular é o nome fantasia das empresas. E por isso, estranham e tomam a atitude rápida de querer bloquear o cartão.

Mas, lembre-se que nem sempre os estabelecimentos têm o mesmo nome fantasia e o nome verdadeiro que fica estampado nas lojas, restaurantes ou supermercados. Quem nunca estranhou esse detalhe?

Em muitos casos, se for uma loja de bairro, a nota fiscal geralmente pode até vir no nome do dono e não pelo nome do estabelecimento. Assim, não se configura fraude e você não precisa cancelar o cartão.

Além disso, se você empresta o seu cartão para outras pessoas também precisa ter esse controle.

Tente se organizar ou pedir um feedback dos locais e compras, para que saiba quais são, de fato, as transações verdadeiras e as que podem ser uma fraude.

3 compras que você pode não reconhecer pelo nome na fatura

Confira três exemplos de serviços e compras que você pode ter feito e já viu na sua fatura e talvez não reconheça, pois nem sempre saem na nota fiscal pelo nome original:

  • Assinatura de serviços de streaming: música, filmes ou séries;
  • Compras de jogos de celular ou videogame (interna ou externa);
  • Garantia estendida de eletrônicos ou eletrodomésticos.