08/12/2021

CEARÁ-MIRIM: MISSA DA PADROEIRA TEM PRESENÇA DA GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA

Governadora participa da missa da padroeira de Ceará-Mirim

Na ocasião, foi lido decreto arquidiocesano que eleva a Igreja Matriz à categoria de Santuário de Nossa Senhora da Conceição

A governadora Fátima Bezerra participou nesta quarta-feira (08) da missa solene que marca o encerramento da festa da padroeira de Ceará-Mirim, Nossa Senhora da Conceição. A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha, na Igreja Matriz.

Na ocasião, a Igreja Matriz, localizada em frente à praça Barão, foi elevada à categoria de Santuário. O decreto arquidiocesano que anunciava a decisão foi lido durante a missa pelo arcebispo. Com isso, o município projeta entrar no circuito do turismo religioso do Rio Grande do Norte.

“Isso significa elevar e fortalecer a nossa fé e nossa crença cada vez mais. Ao mesmo tempo, coloca Ceará-Mirim no circuito do turismo religioso. Por isso que disse a Padre Neto e ao arcebispo Dom Jaime, assim como ao prefeito Júlio César e aos vereadores, que contem com o Governo do Estado”, declarou a governadora. “Nós já estamos agindo. Através da Secretaria de Turismo, vamos recuperar o Engenho Guaporé, onde nós temos o Museu Nilo Pereira”, afirmou.

Além disso, a governadora anunciou ao final da missa, quando subiu ao púlpito a convite de Dom Jaime, a criação de mais duas delegacias de polícia civil na região do Vale Verde. Uma delegacia de Homicídios e uma DEAM (Delegacia de Atendimento à Mulher). Até então, o município de Ceará-Mirim só tem uma delegacia de polícia civil.

Fátima Bezerra lembrou também que criou, enquanto deputada estadual, o projeto de lei da Região Metropolitana, no qual inseriu Ceará-Mirim na região metropolitana de Natal - Lei Complementar Estadual (LCE) nº 152, de 16 de janeiro de 1997. Ao longo dos mandatos de deputada estadual e federal, e também de senadora, Fátima Bezerra comenta sobre as várias ações em prol do desenvolvimento da cidade de Ceará-Mirim. Entre elas, destaca a criação do IFRN na cidade, mudando a perspectiva da juventude na região.

Durante o evento, a professora e governadora comemorou o fato de 80% da população adulta estar vacinada contra a covid-19, o que permitia o evento estar sendo realizado presencialmente. Mas apelou para que quem não tomou ainda a segunda dose, que o faça o mais rápido possível, como ato de proteção aos familiares e à população.

O arcebispo Dom Jaime deixou mensagem de solidariedade e amor ao próximo nesses tempos de pandemia: “Devemos tirar lições muito claras do tempo da pandemia, não podemos ser mais os mesmos. Que as pessoas meditem diante de Deus e de todos esses sinais sofridos por nós – devemos rezar pela paz no mundo e sermos construtores da esperança, e que essa mudança seja interior. Nossa Senhora da Conceição se sente pequena por dentro, e essa pequenez é humildade, caridade e despojamento”.

Para 2021, o tema escolhido para as reflexões do novenário é “Maria: o Santuário do Senhor” – O Verbo Divino se fez carne e habitou entre nós (Jo 1,14).

Com duração de onze dia, o tradicional festejo reuniu fiéis em toda cidade, que usufruíram de intensa programação religiosa e sociocultural. Além de ser um período de apreciação religiosa, a festa tem impacto direto na economia da cidade, mobilizando o comércio geral, desde pequenas lojas e artesanato local até a rede hoteleira.

Também estiveram presentes na missa o vice-governador Antenor Roberto; a senadora Zenaide Maia; o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Jaime Calado; o prefeito e vice-prefeito de Ceará-Mirim, Júlio Cesar e Marcílio Dantas; os ex-vereadores Heriberto Pereira e Irmão Carlos; o ex-prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto.

Assecom-RN
(84) 3232-5204 / 5152
Site oficial: www.rn.gov.br

Nenhum comentário: