25/12/2021

A PALAVRA DE DEUS PARA ESTA SÁBADO (25) - POR PADRE BIANOR JR.

Padre Bianor Jr.


Natal/RN

Sábado, 25 de dezembro 2021

Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

Jo 1,1-18:

"No princípio existia a Palavra, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus (...)

E a Palavra se fez carne e armou sua tenda entre nós"

Irmãos e irmãs,

Este é o prólogo do Evangelho segundo João.

É uma composição literária destinada a oferecer uma síntese sobre o protagonista (Jesus Cristo), que ocupará as páginas de todo o quarto Evangelho.

Jesus Cristo é a Palavra que vem de junto de Deus.

O próprio Jesus afirmava: "Eu sai de junto do Pai e vim do mundo" (Jo 16,28).

Pois bem, a Palavra eterna do Pai, na "plenitude do tempo" (Gl 4,4), vem ao mundo na condição humana: "A Palavra se fez carne e armou sua tenda entre nós".

Sua vinda é precedida por João Batista, que dava testemunho da "luz verdadeira que, vindo ao mundo, ilumina todos os seres humanos".

Jesus nos revela os planos do Pai e dá o poder de se tornarem filhos de Deus a todos os que acreditarem em seu nome.

O Filho único do Pai espera de nós uma resposta de amor.

Cf.paulus, agenda 2021

Sl 97:

Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.


Pe Bianor
Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação


HOJE na Antiga Catedral:

16h30 Santa Missa


-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/

HOJE, 25 de dezembro de 2021, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (Catedral Antiga) completa 422 anos de fundação!

PARA COMEMORAR ESTA DATA CONVIDO TODOS PARA REVEREM O BELO DOCUMENTÁRIO SOBRE A NOSSA IGREJA 👇🏻




"A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, localizada no outeiro do sítio onde Jerônimo de Albuquerque Maranhão implantou a cidade. Destaca-se na paisagem urbana da atual praça André de Albuquerque, antiga Rua Grande, dos primórdios de Natal, em pleno Centro Cultural da Cidade. O templo é monumento tombado pelo Governo do Estado e IPHAN, pertencendo a Arquidiocese de Natal. Contudo, tornou-se muito mais que uma casa de orações, transformou-se em um monumento que o Rio Grande do Norte orgulha-se de possuir e exibir, constituindo-se numa das poucas igrejas do Brasil erguida no início do século XVII.

A capela de pedra que deu origem a atual igreja foi construída em 1599. Aqui foi celebrada a missa de fundação da Cidade do Natal. O primeiro vigário provido na freguesia de Nossa Senhora da Apresentação, foi o padre Gaspar Gonçalves da Rocha, conforme consta na Relação de Ambrósio Siqueira da Receita e Despesa do Estado do Brasil, documento de 1605. Algum tempo após a construção da primitiva capela projeta-se uma nova igreja, com dimensões superiores. Em 1619 o templo ampliado foi inaugurado. No período de 1633 a 1654, os holandeses dominaram a Capitânia do Rio Grande. Naquela época Natal possuía apenas 40 casas. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação transformou-se em um templo calvinista, a partir da prédica realizada pelo pregador Johanna, em 18 de dezembro de 1633. Expulsos os invasores flamengos, da Capitânia, em 1654, destruíram tudo que puderam, inclusive os livros de registros referentes à igreja. Padre Leonardo Tavares de Melo foi o primeiro vigário da Matriz de Natal, após a reconquista portuguesa. Ele chegou à Capitânia do Rio Grande em 1656, segundo consta no Registro de Concessão de Data e Sesmaria do Senado da Câmara do Natal, datado de 02 de janeiro de 1660. O novo vigário logo cuidou da recuperação da igreja, porém as obras somente foram concluídas em 1694. Ao longo dos séculos, a igreja sofreu inúmeros benefícios e acréscimos. A construção da torre, em 1862, concluía definitivamente, o projeto original da igreja. A padroeira de Natal é Nossa Senhora da Apresentação, sua imagem remonta ao século XVII e chegou à Cidade boiando dentro de um caixote de madeira, em 21 de novembro de 1753. Motivo pelo qual a imagem que é, na verdade, Nossa Senhora do Rosário, passou a ser venerada como da “Apresentação”.

No ano de 1909 a Diocese de Natal foi criada e a Igreja Matriz elevada a dignidade perpétua de Sé-Catedral, pela Bula Apostolicam in Singulis do Papa Pio X.
Em 1952 a Diocese foi elevada a Arquidiocese, pela Bula Arduum Onus do Papa Pio XII, elevando-a a dignidade de Catedral Metropolitana.

No ano de 1988 com a dedicação da nova catedral a Sé do Arcebispo foi transferida para o novo templo e a Igreja Matriz ficou como Catedral Antiga da Arquidiocese de Natal.

Centenas de sacerdotes já passaram por esta paróquia. O primeiro deles foi o padre Gaspar Gonçalves da Rocha, tendo como sucessores nos dias atuais o Padre Bianor Francisco de Lima Júnior e o Monsenhor Agnelo Dantas Barretto, que são muito dedicados às obras de conservação da Igreja Matriz do RN."

Nenhum comentário: