20/11/2021

IVERMECTINA: SENADOR JEAN PAUL (PT) AMEAÇA PREFEITO DE NATAL

Senador Jean ameaça prefeito Álvaro Dias: ‘Quem não ficar quieto sobre ivermectina vai ser processado’

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) afirmou nesta sexta-feira (19), em tom de ameaça, que o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), poderá ser processado criminalmente por ter adotado uma “estratégia morticida” durante a pandemia, ao incluir a distribuição do vermífugo ivermectina como estratégia de combate à Covid-19 na capital potiguar.

Em entrevista à 98 FM, o senador potiguar disse, inclusive, que a distribuição de ivermectina nos postos de saúde foi determinante para a vitória de Álvaro na eleição de 2020, na qual ele foi reeleito em 1º turno.

“Quem não ficar quieto sobre esse passado vai ser processado e vai sofrer muitas penas. A CPI (no Senado) mostrou claramente que esses medicamentos não tinham efetividade nenhuma. É criminoso inventar um medicamento. Pegaram remédio de verme, malária e disseram: ‘esses remédios são bons para Covid’. Uma estratégia morticida”, afirmou Jean Paul.

Apesar da ameaça, Jean Paul já ingressou com ação na Justiça contra a Prefeitura do Natal pela distribuição de ivermectina durante a pandemia.

A ação, inclusive, gerou uma decisão, no início do ano, do juiz Cícero Martins de Macedo Filho, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, para que o medicamento fosse retirado do protocolo oficial da prefeitura de enfrentamento à Covid-19. Depois, o magistrado voltou atrás e liberou a inclusão no protocolo, mas proibiu a gestão municipal de fazer propaganda do remédio – que não tem eficácia comprovada contra a Covid-19.

Em nota, a Prefeitura do Natal disse que nunca fez propaganda do medicamento. O prefeito Álvaro Dias, contudo, chegou a dizer em entrevista à 98 FM que o medicamento era “alternativa” à vacina contra a Covid-19. Na época, ele ainda não estava vacinado.

“Eu digo que não tenho essa pressa para tomar a vacina porque estou tomando a ivermectina. Estou protegido, tomando na dosagem e no tempo certo. Quero convocar que quem não estiver incluído no primeiro grupo que podem tomar a ivermectina dentro da dosagem preconizada de 15 em 15 dias que estará protegido e poderá aguardar as próximas doses da vacina com tranquilidade porque se estará evitando o coronavírus”, destacou.

Nenhum comentário: