31/07/2021

SÉRIE D: AMÉRICA EMPATA COM O TREZE-PB NA ARENA DAS DUNAS E SE MANTÉM VICE-LÍDER

América e Treze empatam na Arena das Dunas e clube potiguar mantém a vice-liderança

O América enfrentava muita dificuldade dentro de campo, não conseguia repetir as boas atuações das partidas anteriores e perdia por 2 a 0 (gols de Anderson Gindré e Euller Viana) para Treze-PB, que jogava fácil, encontrando e explorando os espaços no falho sistema defensivo do Alvirrubro. Mas aos 32 minutos do segundo tempo, com a sua última bala na agulha, Renatinho colocou Alvinho em campo e em seis minutos, o atacante conseguiu mudar o roteiro do jogo. Ele diminuiu a diferença em relação aos paraibanos aos 38 e, aos 40 minutos, sofreu o pênalti que Mazinho bateu com maestria para deixar tudo igual na Arena das Dunas.

Com o resultado conquistado na raça, o clube potiguar se manteve isolado na vice-liderança do grupo 3 na Série D do Brasileiro, com 15 pontos, mas viu voltar a encostar de forma perigosa na terceira colocação, com 14 pontos.O próximo compromisso da equipe potiguar será no sábado, no Ceará, contra o Atlético-CE.

Necessitando de um bom resultado, para entrar de vez na luta pela classificação para segunda fase, o Treze começou mais aceso no jogo e necessitou de cinco minutos para obrigar o goleiro Lucas Gomes a realizar uma boa defesa e acertar uma bola no travessão do gol defendido pelo Alvirrubro.

Com os desfalques de Erick Varão e Felipe Guedes, no meio-campo, o América sentiu dificuldade de encaixar a marcação nos paraibanos, que continuaram mais próximos de largar na frente do placar, rondando sempre com muito perigo a área dos potiguares. E não demorou muito para as ameaças se transformarem em realidade, aos 13 minutos, após uma bola roubada no meio-campo, Anderson Gindré arrancou com a bola dominada, se livrou dos dois zagueiros americano e, na saída do goleiro, bateu rasteiro, no canto direito do goleiro Lucas Gomes.

Com as linhas de marcação atuando bem afastadas, estava fácil para o Alvinegro encontrar espaços na defesa americana, e por pouco o Gerônimo não repetiu o feito do companheiro minutos antes, o segundo gol só não saiu no contra-ataque porque o goleiro potiguar conseguiu abafar o lance e salvar o pior. Em termos ofensivos, o América foi nulo nos primeiros trinta minutos, a única bola em direção ao gol adversário ocorreu num chute de longa distância de Esquerdinha, que João Guilherme segurou sem maiores dificuldades. Oito minutos depois o mesmo Esquerdinha tabelou com Wesley Smith, como se estivesse calibrando a pontaria, chutou e assustou o goleiro paraibano, que após se jogar na bola que foi para linha de fundo, aproveitou para ganhar um tempo solicitando atendimento médico.

Depois disso o que se viu foi uma disputa intensa entre os atletas dentro do gramado, nada além, uma vez que os dois times não conseguiram armar mais boas jogadas.

Com Patrick no lugar de Willian Daltro, o América fez mais do que em todo o primeiro tempo. A equipe disposto a correr atrás do prejuízo se posicionou mais à frente, e numa falta cobrada por Luiz Henrique, na entrada da área, o atacante americano obrigou o goleiro paraibano a realizar uma grande defesa, no rebote, Felipinho tentou empurrar para o fundo da rede, mas o zagueiro conseguiu desviar e mandar a bola para linha de fundo.

Mas o dia não era mesmo do América, aos 22 minutos, numa jogada originada numa trapalhada da zaga que acabou indo para escanteio, Gindré cobrou o tiro de canto na cabeça do zagueiro Euller Viana, que subiu mais que todo mundo e mandou para o fundo do gol, fazendo Treze 2 a 0. Era tudo que a equipe visitante queria para matar mais ainda o ritmo de jogo e fazer o tempo passar.

No desespero para tentar se recuperar do prejuízo, o time natalense procurava dar velocidade às jogadas, numa tentativa de resposta, Mazinho recebeu passe na grande área, bateu cruzado, mas o goleiro Alvinegro impediu com outra boa defesa. Depois na cobrança de uma falta, na lateral da área, Anderson Gindré voltou a assustar, mas dessa vez o Lucas Gomes conseguiu realizar a defesa.

A essa altura o América era mais transpiração atrás do empate, numa jogada de Alvinho pela direita, Weslley desviou e por pouco não diminuiu, mas depois os deuses do futebol resolveram operar em favor da equipe potiguar e em dois minutos fez o Alvirrubro chegar ao empate numa partida que se mostrou muito complicada até aquele momento. O primeiro gol saiu com Alvinho, aproveitando um cruzamento de Mazinho aos 38, e mandando um tiro de cabeça para fazer 2 a 1. No ataque seguinte, Alvinho sofreu falta de Ferrugem dentro da área e o juiz marcou pênalti. mazinho cobrou, deslocando o goleiro João Guilherme e decretou a igualdade no marcador.

Ficha
América x Treze
América: Lucas Gomes, Felipinho, Lucão, Raniery (Mael) e Felipe Cruz; Juninho, Willian Daltro (Patrick) e Esquerdinha (Mazinho); Elvinho (Alvinho), Weslley Smith e Luiz Henrique (Bruninho). Técnico: Renatinho.

Treze: João Guilherme, Ferrugem, Marlon, Euller Viana e Ian Barreto; Levi, João Ananias e Anderson Gindré; Iago Martins (Esquerdinha), Walisson Bahia e Gerônimo. Técnico: Wellington Fajardo.
Árbitro: Irinaldo Jorge dos Santos Silva (BA)

Gols: Anderson Gindré/TRE (13’/1ºT), Euller Viana/TRE (22’/2ºT), Alvinho/AME (38’/2ºT) e Mazinho/AME (40’/2ºT)

Local: Arena das Dunas

Nenhum comentário: