20/07/2021

PASTORES DA UNIVERSAL SÃO INVESTIGADOS PELA IGREJA POR RECEBIMENTO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

Universal investiga pastores por receberem auxílio emergencial

Lúcia Valentim Rodrigues, do UOL

Reportagem exclusiva conta que pastores da Igreja Universal do Reino de Deus são alvos de uma investigação interna na instituição por terem recebido o auxílio emergencial de forma supostamente irregular. O repórter Gilberto Nascimento teve acesso aos nomes de pelo menos 69 religiosos que tiveram acesso ao benefício.

Religiosos dizem ter sido orientados pela direção da igreja a pedir o benefício e depois avisar para que o valor fosse descontado de seus salários. Os pastores não são registrados em carteira nem têm contrato de trabalho. Se não declararem renda, o governo não tem como saber sobre seus vencimentos.

Contudo, fornecer informações falsas para receber o auxílio configura a prática de crimes de falsidade ideológica e estelionato.

Segundo o UOL apurou, a Universal avalia que os pastores cometeram crime e joga a responsabilidade para eles.

Procurada, a Universal disse que "não comenta assuntos internos pela imprensa".

O Ministério da Cidadania informou que, a princípio, não há impedimento de pastores receberem o auxílio emergencial, "desde que atendam aos critérios".

O UOL teve acesso a áudios atribuídos a líderes da igreja em que recomendam aos religiosos que avisem o departamento de pastores sobre o recebimento do benefício. Alguns ex-integrantes contaram que a orientação para os pedidos de auxílio emergencial partiu da própria igreja.

Nenhum comentário: