06/06/2021

SÉRIE D: ABC ESTREIA HOJE (06) CONTRA O TREZE-PB EM CAMPINA GRANDE

ABC estreia na Série D contra um Treze-PB desfalcado

Com calendário repleto e, por isso mesmo, sendo submetido a uma grande maratona de jogos, o ABC volta a campo hoje depois de vir de Chapecó, onde enfrentou a Chapecoense no início do duelo para saber quem vai passar para a quarta fase da Copa do Brasil. O confronto de hoje será contra o Treze, em Campina Grande, marcando a estreia dos dois clubes na Série D do Brasileirão. O treinador Moacir Júnior espera que a equipe possa suportar bem, numa semana em que foi obrigada a entrar em campo três vezes e de se deslocar 2.829 Km, que é a distância aérea entre Chapecó-SC e a cidade paraibana. Em seu favor, os desfalques do oponente: o clube paraibano entra em campo com 14 desfalques por covid, sendo 12 jogadores. A partida terá transmissão da Jovem Pan News Natal.

Para encarar a Série D, o clube potiguar conseguiu manter a base da equipe que atuou no ano passado e foi eliminada logo na segunda fase, para o Globo. O zagueiro Vinícius Leandro, capitão do time, Vinícius Paulista, Pedro Costa, Wallyson e Valderrama são os remanescentes daquele grupo montado por Francisco Diá, na temporada passada. Ele está encarregado de passar a experiência dessa competição para os garotos alvinegros que vão encarar a primeira disputa do Brasileirão, casos de Alan Pedro e Vitinho.

Respirando mais aliviado após passar pelo Santa Cruz e conquistar o segundo turno do Campeonato Potiguar, garantindo, na pior das hipóteses, uma vaga na quarta divisão do futebol nacional de forma antecipada, na atual temporada o ABC almeja um passo mais ousado. A meta é brigar para subir de divisão e retomar a escalada rumo a Série B, para que comecem a entrar volumes financeiros mais volumosos pelo caixa e a diretoria consiga trabalhar com mais tranquilidade dentro do futebol.

Vale lembrar ainda que o sucesso do Alvinegro pode ser a tábua de salvação para o América, principal rival, visando a temporada de 2022. O Alvirrubro só vai conseguir se manter em atividade o ano inteiro se, pelo menos, um dos clubes potiguares no Brasileirão conseguir o acesso.

Mas a questão não preocupa o ABC, que visa terminar a temporada de 2021 em alta com mais uma grande conquista. A equipe continua se reforçando e anunciou essa semana o retorno do volante Felipe Manoel, um dos destaques da boa campanha que a equipe conseguiu realizar no início da temporada do ano passado, quando sofreu com o desmonte do elenco.

O técnico Moacir Júnior considerou a derrota na partida contra a Chapecoense como um castigo para a equipe, que enfrentou dificuldades na primeira metade do jogo e acabou sofrendo dois gols em falhas na saída de bola. A intenção é manter o nível de confiança do grupo em alta, com a finalidade de não atrapalhar a estreia no Brasileirão e nem o confronto de volta contra os catarinenses marcado para a próxima quarta-feira, no Frasqueirão.

“Agora é ter tranquilidade e focar na estreia na Série D, e trabalhar a cabeça do pessoal para o jogo da volta. Ficou difícil? Sim. São dois gols de vantagem, a Chapecoense é uma grande equipe, mas nada impossível. Vamos jogar na nossa casa e podemos sim, nos esforçar e buscar reverter um placar que para muitos é improvável, mas aqui dentro do nosso grupo nada é impossível”, destacou.

Treze

Adversário do ABC na estreia da Série D neste domingo (6), o Treze/PB chega para a partida tendo que lidar com um surto de infecção da covid-19. Os resultados das contraprovas confirmaram não dois (como era noticiado anteriormente), mas 14 resultados positivos. Dos 14 infectados, 12 são jogadores. Da comissão técnica, testaram positivo para a infecção o preparador de goleiros e o fisioterapeuta. O técnico Tuca Guimarães, que testou negativo nos dois exames, terá que enviar a campo uma equipe prioritariamente alternativa para o duelo.

São baixas o meia Birungueta e o atacante João Leonardo (positivados no meio da semana) e também os goleiros Jeferson e Leandro Santos (goleiro); os zagueiros Adriano Alves e Rômulo Costa; os meias Emerson, Romildo, Juan Batista e os atacantes Geraldo e Lukão.

Prevendo uma competição bem difícil com a primeira fase da competição regionalizada, Tuca Guimarães vem traçando planos para chegar forte na reta final, buscando a classificação para segunda fase. Um bom termômetro para a equipe foi a Copa do Nordeste, quando não passou para segunda fase porque não conseguiu marcar um gol a mais no Sport. “A gente tem uma primeira fase difícil, regionalizada, com clássicos, e a gente tem que buscar sempre estar no topo da tabela para chegar confiantes e sólidos no mata-mata, para buscar o que a gente tanto almeja, que é colocar na Série C do Campeonato Brasileiro”, reforçou.

Apesar da situação complicada esportiva e administrativa do Treze, o treinador encara a oportunidade, como uma chance de entrar para a história de um grande clube da região Nordeste, marcando, ao mesmo tempo, o primeiro passo para o reerguimento Alvinegro. “Vejo o Treze como um gigante, uma equipe de grande potencial, uma equipe que pode voltar a alçar voos gigantes no cenário nacional, e eu vim aqui para escrever essa história. Estou longe da minha família, das pessoas que eu amo, então tem que valer a pena”, frisou.

Regulamento

1 - O Campeonato Brasileiro da Série D 2021, terá o formato de disputa com fase de grupos e eliminatórias. Antes do início da primeira fase, oito clubes disputaram a etapa preliminar. Grêmio Atlético Sampaio, Tocantinópolis, Brasiliense e Rio Branco garantiram as últimas vagas da competição.

2 - O Brasileiro terá oito grupos com oito equipes em cada, sendo que os clubes da mesma chave se enfrentam com turno e returno. Ou seja, cada time faz 14 partidas nesta primeira fase. Então, os quatro primeiros de cada grupo avançam à etapa eliminatória.

3 - Na segunda fase do Brasileiro Série D 2021, as 32 equipes classificadas decidirão os 16 classificados às oitavas de final. No formato mata-mata as equipes decidem a vaga, mas em jogos de ida e volta.

4 - Os 16 clubes classificados jogam as oitavas de final, novamente em partidas de ida e volta. Os oito que avançarem fazem as quartas e os quatro classificados à semi, garantem-se então na Série C de 2022.

TODAS AS FASES

Fase preliminar: 8 clubes distribuídos em 4 grupos de 2 clubes cada;
1ª Fase: 64 clubes distribuídos em 8 grupos de 8 clubes cada;
2ª Fase: 32 clubes distribuídos em 16 grupos de 2 clubes cada;
3ª Fase: 16 clubes distribuídos em 8 grupos de 2 clubes cada;
4ª Fase: 8 clubes distribuídos em 4 grupos de 2 clubes cada;
5ª Fase: 4 clubes distribuídos em 2 grupos de 2 clubes cada;
6ª Fase – Final: 2 clubes em 1 grupo.

TN

Nenhum comentário: