22/01/2021

AVIÃO DECOLA DA ÍNDIA COM VACINAS DE OXFORD PARA O BRASIL

Avião com vacinas de Oxford para o Brasil decola da Índia

O avião que transportará da Índia para o Brasil as vacinas da Astrazeneca/Oxford decolou por volta das 20h desta quinta-feira (21) do país asiático com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O voo traz para o país lotes com 2 milhões de doses que foram fabricadas pelo laboratório indiano Serum.

As doses serão enviadas em um voo comercial da companhia aérea Emirates. A previsão é que a carga chegue ao Rio de Janeiro no fim da tarde dessa sexta-feira (22).

O voo primeiro pousará no aeroporto internacional de Guarulhos, e em seguida a carga será embarcada em outro avião que segue para o aeroporto internacional do Galeão.

Governo negociou liberação

O governo da Índia liberou as exportações comerciais de vacinas contra Covid-19, com as primeiras remessas sendo enviadas para o Brasil e Marrocos na noite desta quinta-feira (21), disse o secretário de Relações Exteriores da Índia. A informação de que a autorização seria dada foi antecipada na quarta-feira (20) pelo colunista Igor Gadelha, em Brasília, e pelo jornalista Mathias Brotero, enviado especial da CNN à Índia.

As vacinas desenvolvidas pela farmacêutica britânica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford estão sendo fabricadas no Serum Institute of India, o maior produtor mundial de vacinas, que recebeu pedidos de países de todo o mundo. Um incêndio atingiu o instituto nesta quinta-feira (21), mas não danificou o setor que produz as vacinas contra o coronavirus.


O ministro das Relações Exteriores, Harsh Vardhan Shringla, disse que o fornecimento comercial da vacina começaria na sexta-feira, de acordo com o compromisso do primeiro-ministro Narendra Modi de que as capacidades de produção da Índia seriam usadas por toda a humanidade para combater a pandemia.

“Seguindo essa visão, respondemos positivamente aos pedidos de fornecimento de vacinas manufaturadas indianas de países de todo o mundo, começando pelos nossos vizinhos”, disse ele, referindo-se ao fornecimento gratuito. “O fornecimento das quantidades comercialmente contratadas também começará a partir de amanhã, começando pelo Brasil e Marrocos, seguidos da África do Sul e Arábia Saudita”, acrescentou.

O Brasil, que tem o segundo maior número de mortes de Covid-19 depois dos Estados Unidos, tem instado a Índia a enviar a vacina AstraZeneca. Ela concordou em adquirir 2 milhões de doses de Serum e estava pronta para enviar um avião na semana passada para buscá-las.

Veja imagens exclusivas do transporte da vacina na Índia:




Nenhum comentário: