07/11/2020

INÉDITO: CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL PARA PRAIA DO RN

Praia do RN recebe certificação internacional inédita na América do Sul

Com as ações realizadas por meio do Programa DEL Turismo, desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN/Senac, o município de Tibau do Sul - no litoral sul do estado, onde fica a famosa Praia da Pipa - acaba de receber a certificação Padrão de Destinos Verdes, na categoria Prata, concedida pela Green Destinations, fundação holandesa sem fins lucrativos para o turismo sustentável, que lidera uma parceria global de organizações especializadas, empresas e instituições acadêmicas. 

A certificação, válida por dois anos, é inédita na América do Sul e integra o Padrão de Destinos Verdes, um conjunto de critérios reconhecido pelo GSTC (Global Sustainable Tourism Council) para medir, monitorar e melhorar a política de sustentabilidade e gestão de destinos e regiões. 

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac, Marcelo Queiroz, explica que o processo contou com várias etapas, ao longo de um ano de trabalho. Foi realizado treinamento com a Green Destinations, bem como desenvolvidas ações especificas para atender a 100 critérios elencados pela entidade, além da realização de auditoria. 

“Com o DEL Turismo estamos efetivamente contribuindo para transformar o turismo em diversos municípios do nosso estado, com ações que envolvem governança e sustentabilidade como principais pilares. Todo o trabalho é desenvolvido a várias mãos, com participação efetiva dos entes públicos e privados, por meio de Conselho de Turismo e Câmaras Técnicas. Essa junção de esforços que o Programa implementa é um enorme diferencial. Este é um trabalho que começou em 2018 e cujos resultados já têm sido verificado pelas empresas do setor e população local. Neste ano, os reconhecimentos internacionais estão começando a chegar, o que certamente é um grande diferencial competitivo para os nossos destinos”, diz Queiroz. 

O objetivo da certificação é tornar concreto e efetivo o desenvolvimento sustentável, abrangendo os temas Gestão de Destino, Natureza e Paisagem, Meio Ambiente e Clima, Cultura e Tradição, Bem-Estar Social, Negócios e Hospitalidade. 

Em outubro deste ano, os municípios de Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Parnamirim, todos atendidos pelo DEL Turismo Senac, ganharam o Concurso Top 100 Destinos Sustentáveis, também promovido pela Green Destinations. 

O Programa Rede DEL Turismo, que apoia as ações desenvolvidas, utiliza uma metodologia inspirada no modelo alemão para gestão do desenvolvimento local. A iniciativa foi implantada no Rio Grande do Norte por meio de uma parceria entre a Fecomércio RN, FASISC-SC, Federasul-RS, Ministério Federal para a Cooperação e o Desenvolvimento da Alemanha e as entidades empresariais alemães BBW e SEQUA. 

Portal Grande Ponto

Nenhum comentário: