22/06/2026

A PALAVRA DE DEUS PARA ESTA SEGUNDA-FEIRA (22) - POR PADRE BIANOR JR.

Padre Bianor Jr.


📍 Natal/RN, segunda-feira, 22 de junho de 2026

📖 12ª Semana do Tempo Comum

━━━━━━━━━━━━━━━

🕊️ Palavra que ilumina o dia

“Vossa mão nos ajude, ouvi-nos, Senhor!” (Sl 59(60),7b)

━━━━━━━━━━━━━━━

📖 Evangelho do Dia — Mt 7,1-5

Jesus adverte os discípulos: “Não julgueis, e não sereis julgados.” E, para ilustrar seu ensinamento, pergunta por que vemos o cisco no olho do irmão e não percebemos a trave que está em nosso próprio olho. O Senhor nos convida à humildade e à conversão do coração.

━━━━━━━━━━━━━━━

✨ Reflexão

Irmãs e irmãos, uma das tentações mais frequentes da vida humana é enxergar com facilidade os defeitos dos outros e ter dificuldade de reconhecer os próprios limites. Jesus nos alerta para esse perigo e nos convida a um sincero exame de consciência.

O julgamento precipitado fere relacionamentos, cria divisões e muitas vezes nasce do orgulho. Quando nos colocamos como juízes dos irmãos, esquecemos que todos somos necessitados da misericórdia de Deus.

Antes de corrigir alguém, somos chamados a olhar para dentro de nós mesmos. A conversão começa no próprio coração. Quem reconhece suas fragilidades torna-se mais compreensivo, paciente e misericordioso com os demais.

O Evangelho não nos pede indiferença diante do erro, mas humildade. Somente quem busca continuamente a própria conversão poderá ajudar o irmão com caridade e verdade.

Peçamos ao Senhor a graça de um olhar misericordioso, capaz de enxergar o próximo com a mesma bondade com que Deus nos contempla.

━━━━━━━━━━━━━━━

🌱 Proposta do dia

Antes de criticar alguém, faça uma breve oração e peça a Deus a graça de reconhecer também os próprios limites.

━━━━━━━━━━━━━━━


Pe. Bianor Júnior
Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes


━━━━━━━━━━━━━━━

⛪ Agenda de hoje

🕖 19h — Terço dos Homens

📍 Matriz de Nossa Senhora de Lourdes

━━━━━━━━━━━━━━━

🙏 Senhor Jesus, livrai-nos do orgulho que julga e concedei-nos um coração humilde, capaz de reconhecer os próprios limites e acolher os irmãos com misericórdia. Amém. 🙏🏻

E SE FOSSE NEGRO, ERA PORQUE ERA NEGRO? VÁ ENTENDER...

Cadu Xavier diz que é julgado por ser “branco, hétero e bonito”


Imagens: Reprodução/Mossoró Notícias


Oo pré-candidato ao Governo do RN, Cadu Xavier (PT), comentou sobre sua trajetória pessoal e disse que, em alguns momentos, já foi julgado de forma superficial. Segundo ele, a forma como é percebido por algumas pessoas pode estar relacionada também à sua aparência física.

“Eu sou um cara branco, hétero, tem gente que diz que eu sou bonito, mas a minha família é uma família muito humilde”, afirmou, em entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Clube RN .

Cadu Xavier destacou ainda que vem de origem simples e que nem sempre sua história de vida é reconhecida à primeira vista. O pré-candidato integra o grupo político do PT no RN.

KEIRS TARMER, PRIMEIRO-MINISTRO DO REINO UNIDO, ANUNCIA QUE IRÁ RENUNCIAR

Primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer anuncia que irá renunciar

O primeiro-ministro Keir Starmer anunciou nesta segunda-feira (22) que renunciará ao cargo, e um novo líder deverá assumir o cargo até o retorno do parlamento em setembro.

Starmer disse que conversou com o rei Charles nesta manhã e que renunciará ao cargo em uma transição de poder tranquila.

O primeiro-ministro britânico anunciou que deixará a liderança do Partido Trabalhista após reconhecer que não é a pessoa mais indicada para conduzir o país nas próximas eleições gerais.

Um novo líder deverá assumir antes do retorno do Parlamento em setembro, o que abrirá caminho para que o país tenha seu sétimo chefe de governo em dez anos.

Ele afirmou ter aceitado a resposta de seu partido parlamentar “de bom grado” e destacou que todas as decisões tomadas tiveram como prioridade “colocar o país que amo em primeiro lugar”.

O premiê disse que já comunicou sua decisão ao rei e pedirá ao comitê executivo nacional do partido que estabeleça um cronograma para a escolha de um novo líder, com votações previstas para começar em 9 de julho e terminar até o verão, garantindo a posse antes do retorno do Parlamento em setembro. Ele permanecerá como primeiro-ministro até a conclusão da disputa e prometeu trabalhar por uma transição tranquila.

O líder trabalhista disse que dará apoio total ao partido, que agora “herdará uma Grã-Bretanha mais forte e justa do que aquela que herdei há dois anos”. Em tom de despedida, agradeceu colegas, amigos e servidores públicos, além de funcionários do número 10.

Ele afirmou que pretende dedicar mais tempo à família: “Quero ser o melhor marido possível para minha fantástica esposa e o melhor pai para meus lindos filhos, que são meu orgulho”.

“A questão que meu partido faz agora é se sou a melhor pessoa para nos conduzir à próxima eleição geral. Ouvi a resposta do meu partido parlamentar e a aceito com humildade.”

Menos de dois anos depois de ter conquistado uma vitória eleitoral esmagadora que prometia acabar com o caos na política britânica, Starmer afirmou que apoiaria quem quer que o substituísse.

Pressão crescente

A pressão contra Starmer vinha aumentando há meses e se intensificou na última sexta-feira, quando Burnham venceu de forma decisiva a eleição suplementar em Makerfield, derrotando um candidato do partido Reform UK, de Nigel Farage, que lidera as pesquisas nacionais há mais de um ano.

Essa vitória reacendeu a esperança entre parlamentares trabalhistas de que Burnham, conhecido por suas habilidades de comunicação, possa revitalizar o partido, que perdeu apoio sob a liderança de Starmer.

Reações e riscos

O anúncio de renúncia não abalou os mercados: libra e títulos do governo britânico permaneceram estáveis, já que investidores esperavam a decisão. Ainda assim, analistas alertam que a transição traz riscos, especialmente porque Burnham ainda não detalhou suas posições sobre política externa, economia e defesa.

O Reino Unido já enfrenta os maiores custos de empréstimo do G7, resultado de dívida elevada, crescimento econômico fraco e necessidade de investimentos em áreas como defesa. Economistas do Citibank afirmaram: “Um governo Burnham herdaria uma situação fiscal precária, com poucas ferramentas para promover mudanças significativas.”

Contexto político

Starmer havia prometido disputar qualquer desafio interno à liderança, mas mudou de posição no fim de semana. Quem assumir seu lugar será o sétimo primeiro-ministro britânico desde o referendo do Brexit, há dez anos, refletindo a dificuldade em manter o apoio de eleitores frustrados com falhas sucessivas em melhorar padrões de vida, serviços públicos e lidar com imigração ilegal.

g1

E SE FOSSE MORAES QUE TIVESSE QUE TOMAR UMA DECISÃO CONTRA LULA?

Mendonça suspende impulsionamento de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV

O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro André Mendonça, determinou que o Partido Liberal (PL) suspenda o impulsionamento de um vídeo que associa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a investigados por suposto envolvimento com o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV).

A decisão liminar, assinada por Mendonça nesta sexta-feira, 19, também obriga a Meta a impedir novos impulsionamentos pagos da publicação no Instagram e no Facebook.

A medida atende a uma representação apresentada pela Federação Brasil da Esperança, responsável pela pré-candidatura de Lula à reeleição. Segundo a ação, o diretório nacional do PL desembolsou R$ 4,5 mil para ampliar o alcance do vídeo.

A defesa do petista sustenta que a gravação reúne trechos isolados de notícias sobre influenciadores e cantores presos em operações policiais para criar a narrativa de que eles seriam aliados de Lula.

Ao analisar o caso, Mendonça afirmou que a legislação eleitoral permite críticas entre adversários políticos, mas proíbe o uso de impulsionamento pago para ampliar conteúdos destinados a depreciar um oponente.

Na decisão, Mendonça afirmou que o entendimento do TSE permite o impulsionamento apenas de conteúdos destinados a promover candidatos e partidos. O ministro também ressaltou que a liminar se restringe ao vídeo citado na representação apresentada pela Federação Brasil da Esperança.

Segundo o magistrado, a medida não impede que partidos e agentes políticos façam críticas ao presidente da República, ao governo federal, ao Partido dos Trabalhadores ou tratem de temas relacionados à segurança pública e ao combate ao crime organizado, desde que não utilizem impulsionamento pago para divulgar conteúdo negativo contra adversários.

André Mendonça atua como vice-presidente do TSE e juiz auxiliar nas eleições e responde pela relatoria de representações na Justiça Eleitoral. Também exercem essa função o presidente do TSE, Kássio Nunes Marques, e a ministra Estela Aranha.

PT entra com ação para derrubar outro vídeo da campanha de Flávio

O Partido dos Trabalhadores (PT) também acionou o TSE nesta sexta-feira, 19, para pedir a retirada de outro vídeo publicado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em seu perfil oficial no Instagram.

A peça, produzida com inteligência artificial (IA), mostra o parlamentar, que é o pré-candidato do Partido Liberal à Presidência da República, em uma ação fictícia de combate a organizações criminosas. Na gravação, Flávio aparece a bordo de uma aeronave ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Vestidos com trajes militares, os dois surgem disparando contra embarcações identificadas com as siglas PCC, referência ao Primeiro Comando da Capital, e CV, em alusão ao Comando Vermelho. Um terceiro barco, marcado com a sigla PT, também aparece nas imagens.

Em nota divulgada à imprensa, a pré-campanha do liberal afirma que não pretende mudar sua estratégia política em razão da ação apresentada ao tribunal. “Flávio Bolsonaro não vai recuar no combate à criminalidade”, diz o comunicado. Até o momento, o TSE não se manifestou sobre o pedido apresentado pelo PT.

revistaoeste

CURIOSIDADE

Curiosidade

Você sabia que...

...em 1920, O Vaticano anunciou a canonização de Joana D'Arc, heroína francesa (chefe militar na Guerra dos Cem Anos), queimada viva pela Inquisição, em 1431...

...em 1929, “Wings” [Asas] foi considerado o melhor filme do ano na primeira festa de premiação da Academia de Cinema, Artes e Ciências dos Estados Unidos. O mesmo troféu receberia o nome de “Oscar” dois anos depois...

...em 1943, Os nazistas esmagaram o levante do Gueto de Varsóvia depois de um mês de combates...

...em 1975, Pela primeira vez, o Monte Everest foi escalado por uma mulher: a alpinista japonesa Junko Tabei, então com 35 anos...

...em 1978, Um iconoclasta de 19 anos se aproveitou da falta de energia durante uma missa na hoje Basílica velha de Aparecida-SP para cometer um atentado contra a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ele destruiu a cabeça e quebrou o corpo da imagem. Foram recolhidos 200 pedaços, sendo 165 do corpo, enviados para a restauradora Maria Helena Chartuni, do MASP. A imagem restaurada foi devolvida à cidade em 31 de julho do mesmo ano?

LIGEIRINHAS

Ligeirinhas

TECNOLOGIA: A Polícia Científica do Rio Grande do Norte passou a contar com um novo equipamento de alta tecnologia para reforçar as atividades desenvolvidas pelo Setor de Balística Forense. Trata-se do Vision X, microcomparador balístico fabricado pela empresa Projectina, adquirido por meio de parceria entre o Governo do Estado e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O investimento foi de aproximadamente R$ 2,1 milhões, com recursos provenientes do Fundo Nacional de Segurança Pública.


RENDA: O rei Charles III divulgará sua declaração de imposto de renda pela primeira vez desde que assumiu o trono do Reino Unido. A informação foi divulgada neste sábado (20) pela agência Press Association. A medida, segundo o Palácio de Buckingham, foi adotada para ampliar a transparência e a prestação de contas da monarquia.


FATO: Infelizmente é esse o presidente do Brasil - Governar o Brasil: depois. Zombar de Neymar Jr. e da Seleção: prioridade.


LIÇÃO: Quando Flor Fernandez perguntou por que Silvio Santos nunca fez um programa nos Estados Unidos, a resposta acabou se transformando em uma das maiores lições de sua vida. Silvio disse que dinheiro é algo subjetivo. Sempre haverá alguém mais rico. O que realmente importa não é quanto você tem, mas o que você é capaz de fazer se perder tudo. Ele relembrou que começou como camelô aos 14 anos e afirmou que, se um dia precisasse recomeçar, voltaria a vender canetas nas ruas. Se precisasse plantar cana, seria o melhor plantador de cana. Se precisasse aprender inglês, aprenderia. A segurança dele nunca esteve na fortuna que construiu, mas na confiança de que conseguiria se reinventar quantas vezes fossem necessárias. Uma lição que vale para qualquer época: quem confia apenas no dinheiro vive com medo de perdê-lo. Quem confia na própria capacidade sabe que pode começar de novo.


CRÍTICA: O jornalista André Rizek, do Sportv, criticou o comentário que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez sobre o jogador de futebol Neymar. Rizek se manifestou, por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, porque o petista riu ao falar que viu na internet o atleta sendo chamado de primeiro jogador home office do mundo.


VERO: Petistas quebram o silêncio e saem em defesa de Jacques Wagner. Lula se solidariza com o amigo e líder do governo. Agora só falta se solidarizar com Vorcaro!


TRISTE: A França fechará a partir desta segunda-feira (22) ao menos 845 escolas de ensino fundamental e de ensino médio devido à onda de calor no país, que colocou 35 dos cerca de 100 departamentos do país em alerta vermelho a partir deste domingo (21) e que pode levar a um recorde histórico de temperatura.


LUTO: O vice-primeiro-ministro de Cuba Ramiro Valdés Menéndez, uma das figuras históricas da revolução no país, faleceu neste domingo (21) aos 94 anos em Havana, informou a imprensa estatal. – Com profunda dor, a direção do Partido, do Estado e do Governo comunicam ao nosso povo que, na manhã deste domingo, 21 de junho, faleceu o histórico Comandante da Revolução Ramiro Valdés Menéndez, Herói da República de Cuba e do Trabalho, que acumula uma brilhante e extraordinária folha de serviços à Pátria – relatou o portal oficial Cubadebate.


HILÁRIO: É um político viver detonando uma nação e seu povo e não faltar quem lhe reverencie!


PRISÃO: O prazo de 90 dias da prisão domiciliar humanitária concedida ao ex-presidente Jair Bolsonaro termina na próxima quarta-feira (25). A medida foi autorizada em 24 de março pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que agora deverá decidir os próximos passos do cumprimento da pena.


FRASE: 'Não tenho medo da morte e nem de ser ministro e absolver inocente.' (Ministro André Mendonça)


ASSIM: Lugar de ladrão é na cadeia, mas nem sempre as vezes pode ser na presidência...


PARCIAL: Imagine um processo judicial em que o juiz é publicamente conhecido por 'querer pegar' o réu que se encontra sob sua jurisdição. Em qualquer democracia com Estado de Direito funcional, esse juiz seria imediatamente afastado do caso — não por generosidade ao acusado, evidentemente, mas por uma exigência elementar de legitimidade: a de que a sentença seja proferida por alguém que não tenha interesse no resultado. No Brasil de Alexandre de Moraes, como se sabe, esse princípio foi solenemente ignorado. A condenação de Eduardo Bolsonaro, na última terça-feira, 16, foi mais um resultado previsível de um julgamento que nunca teve condições mínimas de ser justo.


PRISÃO: O prazo de 90 dias da prisão domiciliar humanitária concedida ao ex-presidente Jair Bolsonaro termina na próxima quarta-feira (25). A medida foi autorizada em 24 de março pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que agora deverá decidir os próximos passos do cumprimento da pena.


ENTONSE: Você é um daqueles eleitores que quanto mais apanha do seu líder mais 'lambe o saco' dele? ENTONSE..... Lasque!


CONTAMINAÇÃO: Cerca de 500 detentos do Complexo Penal Agrícola Mário Negócio, em Mossoró apresentaram sintomas de infecção intestinal, como diarreia, vômitos e febre, nos últimos dias. A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) investigam as causas do problema. Uma das principais suspeitas é que os casos estejam relacionados às refeições servidas aos presos.


FILOSOFANDO: 'Se alguém lhe prometer a lua, desconfie.'


ABRAÇO: Abraço para meus amigos Nandinho e Thayná. Gente do bem!


NIVER: Parabenizar por mais um natalício, os amigos Enéas Damasceno, Micarla Araújo e Erivan de Queiroz. Feliz Aniversário!

CEARÁ-MIRIM: RASGA PREÇO REDEMAIS OPÇÃO - OFERTAS DE 19 A 22/06/2026

7 PERGUNTAS QUE MERECEM RESPOSTAS

Perguntas

1- Mais uma vitória da direita na américa do Sul (Colômbia). Isso significa dizer que a esquerda está com os dias contados no continente sul-americano?


2- Trump chamou Lula de VOLÁTIL. Por que o falastrão ainda não respondeu?


3- Cearamirinense consciente acredita mesmo que a governadora Fátima Bezerra (PT) está mesmo preocupada com os problemas do município?


4- Por que todos os pedidos da esquerda contra a direita no STF é atendido, enquanto os pedidos da direita contra a esquerda não são?


5- Por que a parceria do município de Ceará Mirim/RN com o governo Fátima Bezerra não abre o Museu do Guaporé? 


6- Alguém acredita que Xandão vai manter a prisão domiciliar de Bolsonaro que encerra no próximo dia 25/06?


7- O PT que está dentro da administração bolsonarista de Ceará Mirim/RN, votará fielmente no ex-prefeito Júlio César (PP) para deputado estadual?

UM PEDREIRO DANDO AULA A UM MINISTRO SUPREMO

A lição de um pedreiro a Moraes

A condenação do ex-deputado Eduardo Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) continua produzindo repercussões para além dos meios jurídicos e políticos. Na última sexta-feira, 19, um vídeo publicado pelo influenciador conhecido nas redes sociais como Preto de Direita chamou atenção ao traduzir para uma linguagem simples as principais controvérsias levantadas pela defesa do ex-parlamentar.

Pedreiro e criador de conteúdo digital, Preto de Direita acumula mais de 200 mil seguidores no Instagram. Na gravação, produzida em um ambiente cercado por telhas, estruturas de madeira e materiais de construção, o influenciador questionou a participação do ministro Alexandre de Moraes na ação penal que resultou na condenação de Eduardo por coação no curso do processo.

No vídeo, o influenciador afirmou não compreender como um magistrado que teria sido alvo das condutas atribuídas ao réu poderia atuar simultaneamente como relator e julgador do caso. A crítica é apresentada em termos populares, sem referências a dispositivos legais nem argumentos técnicos. “Ele abre a investigação, é o relator e vai julgar a causa”, disse o influencer, referindo-se a Moraes.


Moraes rejeitou argumento de Eduardo

Os advogados de Eduardo argumentaram que Moraes deveria ser declarado impedido de atuar no processo. A alegação era de que o ministro figuraria entre as autoridades atingidas pelas iniciativas atribuídas ao deputado nos Estados Unidos, o que comprometeria sua imparcialidade para conduzir e julgar a ação.

O STF, entretanto, rejeitou esse entendimento. A Corte manteve Moraes na relatoria e no julgamento do caso sob o argumento de que os fatos investigados não configurariam ofensa pessoal ao ministro, mas ações voltadas contra a administração da Justiça e contra as “instituições democráticas”. Com base nessa interpretação, os ministros concluíram que não havia impedimento legal para a atuação do magistrado.

Segundo a Procuradoria-Geral da República, o ex-deputado promoveu articulações junto de parlamentares, autoridades e aliados políticos norte-americanos com o objetivo de pressionar o STF e influenciar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro na ação relacionada à suposta tentativa de golpe. Para os investigadores, a mobilização incluiu esforços para defender sanções contra autoridades brasileiras, sobretudo contra Moraes, e teria como finalidade constranger o andamento dos processos em curso no Brasil.

A repercussão do vídeo ocorre porque o questionamento formulado pelo influenciador alcançou o debate público. Embora o STF tenha decidido a questão sob o aspecto jurídico, a participação de Moraes continuou sendo alvo de críticas de aliados de Eduardo e de setores da oposição. “Não existe isso em lugar nenhum do mundo”, concluiu o influencer.

revistaoeste

LULA E SUAS 'LOROTAS' SOBRE EDUCAÇÃO

Até parece que esse Descondenado irresponsável se preocupa com ensino!

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a comparar, nesta sexta-feira (19), durante a inauguração de um hospital em Divinópolis (MG), os investimentos destinados à educação e ao sistema prisional. 

Em discurso, o petista afirmou que manter um estudante em uma universidade federal custa cerca de R$ 20 mil por ano, enquanto um preso em uma penitenciária de segurança máxima custaria aproximadamente R$ 40 mil anuais. 

Segundo Lula, o país precisa deixar de tratar os gastos com educação como despesa e passar a vê-los como investimento. O presidente argumentou que investir na formação de jovens é mais vantajoso do que ampliar gastos com presídios e afirmou que a falta de investimentos na educação gera atraso, reduz a competitividade e compromete o desenvolvimento do país. Ele também defendeu a ampliação do acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda.

Num passado recente Lula disse que pessoas que melhoram de vida e elevam seu nível de aprendizado têm mais dificuldade de votar no PT. 

Ele tem alguma preocupação com a educação do Brasil?

MAIOR APREENSÃO DE COCAÍNA NO BRASIL PODE TER ACONTECIDO EM CORUMBÁ/MS - 50 TONELADAS

Apreensão de 50 toneladas de cocaína pode ser a maior da história do Brasil

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, anunciou neste domingo que a Receita Federal e a Polícia Federal podem ter feito a maior apreensão de cocaína da história do Brasil.

De acordo com Durigan, cerca de 50 toneladas de cocaína estavam escondidas em 260 toneladas de madeira nas cidades de Corumbá (MS) e Cáceres (MT).

A operação foi batizada de Timber Shield e teve cooperação com os governos dos Estados Unidos e da Bolívia.

“Confirmado o volume, será a maior apreensão de cocaína da história do Brasil — e uma das maiores já registradas no mundo”, escreveu Durigan na rede social X.

Segundo o ministro, a apreensão ocorreu depois de Receita intensificar a fiscalização na fronteira com a Bolívia, a partir de informações de inteligência.

Agora, a PF está realizando perícia na droga e ficará responsável pela custódia do material e pela investigação do caso.

Também houve apoio do Exército e das polícias do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

COVID: PROCESSO DE RUI COSTA QUE COMPROU RESPIRADORES EM 'CASA DE MACONHA' VOLTA AO STF

Inquérito sobre respiradores na pandemia, que tem ex-ministro de Lula como suspeito, volta ao STF

Há seis anos, a Polícia Federal tenta descobrir o destino de 48 milhões de reais que foram desviados dos cofres públicos durante a fase mais aguda da pandemia de covid-19. Em 2020, ainda não havia a vacina contra a doença e pacientes agonizavam nos hospitais por falta de remédios e equipamentos. Nessa época, o Consórcio Nordeste, que reúne os nove estados da região, foi cenário de um golpe. Alegando urgência, o órgão assinou um contrato sem licitação com uma empresa para a compra de 300 respiradores. O pagamento foi integralmente realizado, mas as máquinas nunca foram entregues. Desde então, um inquérito investiga os responsáveis pelo negócio e tenta, sem sucesso, recuperar o dinheiro perdido. Os bloqueios judiciais alcançaram menos de 4% do total dos recursos. O restante continua desaparecido. A suspeita é de que tudo, do início ao fim, fazia parte de uma grande tramoia. Nunca houve a intenção de comprar respirador algum. O que existiu foi um conluio entre políticos, empresas de fachada, estelionatários e lobistas, que negociavam lucros ainda maiores em transações futuras e tinham a garantia de que nada lhes aconteceria.

NÚCLEO POLÍTICO - Parecer: Procuradoria-Geral da República manteve apuração sobre a participação do ex-governador da Bahia na fraude (./.)

De fato, ninguém está preso, a investigação está paralisada e resgatar o dinheiro depois de tanto tempo é uma tarefa com chances mínimas de sucesso. VEJA teve acesso ao inquérito que tem o ex-ministro-chefe da Casa Civil Rui Costa (PT) como integrante do núcleo político que materializou a trama. Esse escândalo não é o único que atinge hoje os petistas da Bahia. São mais de 6 000 páginas de documentos, notas fiscais, depoimentos, laudos e extratos bancários. A Polícia Federal, por enquanto, sabe apenas como o dinheiro desapareceu. Dias depois de ser escolhida para fornecer os respiradores, a Hempcare, empresa cuja única experiência comercial era a venda de derivados de maconha, recebeu o pagamento integral, antes mesmo de assinar o contrato. Uma parte do dinheiro foi enviada ao exterior (12 milhões de reais), uma segunda parte (24 milhões), transferida à firma que supostamente fabricaria os equipamentos, e o restante (12 milhões) foi repassado a lobistas que se apresentavam como amigos e assessores de Rui Costa, que era o governador da Bahia na época.

Mais recentemente, um detalhe que parecia irrelevante passou a chamar a atenção dos investigadores. Uma parcela do dinheiro que foi usada provavelmente para o pagamento de propina circulou por um fundo de investimento do grupo Reag. A polícia suspeita de que esse foi um dos canais que os golpistas usaram para ocultar o dinheiro obtido na venda dos respiradores. O dono da empresa, João Carlos Mansur, foi alvo de um mandado de busca no ano passado em uma operação que apura lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis. Mansur também é investigado por envolvimento no escândalo do Banco Master. Ele teria usado a Reag para transações que deram ares de legalidade ao maior escândalo financeiro da história. É outra peça nesse quebra-cabeça aparentemente simples de montar, mas que revela mais uma vez a dificuldade da Justiça em avançar em casos de corrupção que têm figurões da política no rol de suspeitos.

Clique no link abaixo e veja a matéria completa:

COPA DO MUNDO: BRASIL ENFRENTARÁ A ESCÓCIA SEM OITO TITULARES

Brasil vai enfrentar a Escócia sem oito titulares em campo

O Brasil começou neste domingo (21) a preparação para o último jogo da fase de grupos da Copa do Mundo de Estados Unidos, Canadá e México contra a Escócia, sem a presença no campo de treinamento de oito dos titulares que jogaram contra o Haiti, com exceção de Vinícius Júnior, Lucas Paquetá e Alisson.

Outros sete dos jogadores que iniciaram a partida da última sexta realizaram um trabalho regenerativo: Douglas Santos, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Danilo, Casemiro, Bruno Guimarães e Matheus Cunha, segundo informou à Agência EFE uma fonte da Seleção Brasileira.

– O segundo dia após o jogo é o que os jogadores mais sentem – destacou a fonte.

Raphinha, por sua vez, continuou seu tratamento após sofrer uma lesão na região posterior da coxa direita.

No entanto, Vini Jr., Paquetá e o goleiro Alisson foram ao gramado do Columbia Park, em Nova Jersey, para treinar com o restante de seus companheiros, entre eles Neymar.

O camisa 10 do Brasil não viajou à Filadélfia para o confronto contra os haitianos e treinou em separado tanto na sexta-feira (19) quanto no sábado (20), quando praticou jogadas de finalização a gol e aprimorou sua forma física.

O técnico Carlo Ancelotti já antecipou que o jogador estará à disposição para o compromisso contra os escoceses, após se recuperar de uma lesão na panturrilha direita que o manteve um mês afastado dos treinamentos.

O Brasil lidera o Grupo C do Mundial com quatro pontos, a mesma pontuação do Marrocos, com quem empatou na primeira rodada (1 a 1).

Os comandados por Ancelotti disputarão a liderança do grupo na próxima quarta (24), em Miami, contra a Escócia, terceira colocada com três pontos e ainda com chances de classificação.

EFE

21/06/2026

CEARÁ-MIRIM: SELEÇÃO DINIZ - COMPRE ÓCULOS DE GRAU E GANHE UM ÓCULOS DE SOL

SÉRIE D: ABC VENCE O ALTOS NO JOGO DA IDA E LEVA VANTAGEM PARA O JOGO DA VOLTA

ABC faz gol nos acréscimos e vence Altos no primeiro jogo do mata-mata

Brunão fez o gol da vitória
O ABC abriu vantagem na primeira fase de mata-mata da Série D. Jogando em Teresina, o time potiguar venceu o Altos por 1 a 0 no jogo de ida, neste domingo (21), e pode até empatar na partida de volta para conseguir a classificação à próxima fase do campeonato.

O único gol do jogo foi marcado por Brunão, atacante do ABC que entrou no segunda etapa e finalizou de fora da área para dar a vitória ao time potiguar, quando o relógio já superava os 45 minutos do segundo tempo.

O gol para Brunão foi redentor, já que ele tinha isolado uma oportunidade de dentro da área minutos antes.

Com a vitória, o ABC igualou o retrospecto contra o time piauiense. Este foi o sexto confronto entre as duas equipes na história do futebol brasileiro. O time potiguar chegou a duas vitórias, assim como o Altos, além de dois empates, considerando competições como Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série C.

ABC e Altos voltam a se enfrentar no próximo domingo (28), na Arena das Dunas, às 16h.

BEM FEITO: A FALSA SORAYA THRONICKE É ESCORRAÇADA POR PETISTAS - VÍDEO

Soraya se encontra com petistas, diz "estou com vocês" e é escorraçada

Soraya Thronicke não cansa de passar vergonha...

Em encontro com petistas ela foi escorraçada.

Mesmo dizendo "estou com vocês", a senadora foi xingada por militantes.

Todo castigo pra gente falsa é pouco. Bolsonaro que o diga.

Veja:

CANDIDATO DA DIREITA APOIADO POR TRUMP VENCE ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NA COLÔMBIA

De La Espriella vence 2º turno das eleições presidenciais da Colômbia

O candidato da extrema-direita, Abelardo de La Espriella, venceu Iván Cepeda no 2º turno das eleições presidenciais da Colômbia. A votação aconteceu neste domingo (21). Apoiado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, La Espriella teve 49,77% votos, enquanto o candidato da esquerda recebeu 48,64%.

A campanha eleitoral foi marcada por atentados a bomba no sul do país, ataques com drones explosivos e o assassinato de um importante candidato presidencial em Bogotá. O resultado vai passar por uma segunda conferência, mas, como referência, a diferença entre o resultado conferência imediata e da segunda análise foi de apenas 0,02% no primeiro turno.

De la Espriella, que liderou o primeiro turno, em maio, com 43,7% dos votos, contra 40,9% de Cepeda, prometeu uma política dura de segurança pública, espera repetir o feito de outros presidentes eleitos recentemente sob a mesma bandeira na Bolívia, no Chile e no Equador.

A eleição se tornou uma "queda de braço" entre o atual presidente do país, Gustavo Petro, e o presidente dos EUA, Donald Trump. Cepeda é candidato apoiado por Petro, enquanto o ultradireitista Espriella teve apoio declarado do líder norte-americano.

Quem é Abelardo de La Espriella?

Apresentado como o "outsider" da eleição, Abelardo de La Espriella é advogado e empresário de 47 anos e baseia sua campanha em uma política de segurança rígida.

O empresário não esconde sua admiração por figuras da direita internacional, como Donald Trump, nos Estados Unidos, e o presidente argentino Javier Milei, prometendo "mão dura" contra a criminalidade. Ele também é cidadão naturalizado dos EUA e já residiu em Miami, na Flórida.



DESASTRE: NEM OS CHINESES SUPORTAM AS FALAS DE LULA

Chineses criticam fala de Lula sobre Neymar: “Ultrajante”

Um dos jogadores de futebol mais populares na China, o atacante brasileiro Neymar Jr. recebeu o apoio de diversos internautas chineses após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizar o atleta, que ainda não estreou na Copa do Mundo 2026 por estar se recuperando de uma lesão.

Na rede social Weibo, que é semelhante ao X, a maioria dos comentários envolvendo o caso reprovam a atitude do chefe do Executivo.

– Este presidente é tão abstrato e carece completamente de uma visão geral. Todos os presidentes estrangeiros são assim? Nossos líderes jamais seriam tão insensíveis e sem visão – escreveu um usuário.

– Será este o tipo de magnanimidade que um presidente deveria ter? – indagou outro.

– Esse presidente é ultrajante! – adicionou um internauta.

– O Brasil não merece Neymar – avaliou mais um.

Houve também quem lembrasse que o camisa 10 da Seleção brasileira já expressou apoio ao oponente político de Lula, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sugerindo que o caso teria motivado o comentário irônico do petista.

A fala de Lula ocorreu nesta sexta-feira (19), durante evento em Belo Horizonte, Minas Gerais. Na ocasião, o líder do Planalto chamou Neymar de “jogador home office”.

– O Neymar não tá nem jogando, cara. Não tá nem jogando. Gente, eu vi uma coisa ontem, que o Neymar é o primeiro convocado home office do mundo – declarou.

CEARÁ-MIRIM: DEPÓSITOS DE OVOS SÃO PEDRO - NO VAREJO OU NO ATACADO O PREÇO É BOM

Depósitos de Ovos São Pedro

Depósitos de Ovos São Pedro vende no varejo e no atacado - Você é quem escolhe a forma de comprar e pagar.

Mercadorias selecionadas, de boa qualidade e com preço acessível você só encontra aqui - Passa lá para fazer uma visita sem compromisso.





Av: Enéas Cavalcante, 1864 - Próximo a Igreja Universal

Ceará Mirim/RN