26/06/2026

POLÊMICA DENTRO DO PL - CIRO 'FOGE' AO SER QUESTIONADO

Ciro Gomes "foge" ao ser questionado sobre polêmica dentro do PL

O pré-candidato ao Governo do Ceará, Ciro Gomes (PDT), afirmou nesta quinta-feira (25) que não pretende assistir ao vídeo divulgado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).

Segundo o ex-ministro, a controvérsia pertence exclusivamente ao Partido Liberal e não deve ser tratada por ele.

Questionado por jornalistas durante o PEC Brasil, evento do agronegócio realizado em Fortaleza, Ciro "fugiu" ao responder sobre o assunto.

“Eu juro que não vi o vídeo. E não vou ver”, disparou.

Em seguida, acrescentou:

“Isso é uma questão do PL nacional e envolve coisas muito mais complexas do que nossa paróquia aqui”.

GOVERNO TRUMP ENVIA PARA FLÁVIO RESPOSTA OFICIAL SOBRE TARIFAS

Flávio avança nas negociações contra tarifas e recebe resposta oficial do governo Trump

O senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) intensificou a articulação junto ao governo dos Estados Unidos para buscar o fim das tarifas comerciais impostas ao Brasil e recebeu uma resposta oficial do secretário de Estado americano, Marco Rubio.

Em carta enviada ao parlamentar, à qual o Diário do Poder teve acesso, Rubio agradece a correspondência e a recente visita de Flávio a Washington, reafirma a disposição da administração americana de aprofundar o diálogo bilateral, aborda a questão tarifária, elogia a cooperação entre os dois países e reconhece a atuação do senador em pautas de interesse comum entre Brasil e Estados Unidos.

Em contrapartida ao esforço de Flávio contra a taxação, a oposição tem criticado o governo Lula (PT) por não enviar representantes para a audiência no Congresso dos Estados Unidos sobre a medida. O próprio senador chegou a afirmar que o petista “não move uma palha para evitar as tarifas, pois acredita que isso pode beneficiá-lo nas urnas em outubro, mesmo que isso custe quebrar as empresas brasileiras”.

No documento, datado de 23 de junho, Rubio destaca que a audiência pública marcada para 6 de julho, conduzida pelo Representante de Comércio dos EUA (USTR), Jamieson Greer, é o canal institucional para discutir as medidas comerciais em análise.

Na carta, o secretário lembra que a investigação comercial iniciada pelos Estados Unidos, por determinação do presidente Donald Trump em julho de 2025, concluiu que determinadas políticas e práticas brasileiras são consideradas “irracionais ou discriminatórias” e impõem restrições ao comércio americano.

Segundo ele, continuam sem solução divergências relacionadas ao comércio digital, serviços de pagamento eletrônico, tarifas preferenciais, combate à corrupção, proteção da propriedade intelectual, acesso ao mercado de etanol e desmatamento ilegal.

O secretário ressalta ainda que qualquer interessado no Brasil poderá participar do período de consulta pública sobre as medidas propostas e da audiência marcada para 6 de julho. As contribuições poderão ser enviadas até 1º de julho.

Rubio também agradeceu o apoio manifestado por Flávio Bolsonaro à decisão dos Estados Unidos de classificar o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital (PCC) como Organizações Terroristas. Segundo ele, a medida busca fortalecer o combate às redes financeiras, de tráfico de drogas e de armas dessas facções, consideradas uma ameaça à segurança de cidadãos brasileiros e americanos.

No documento, o secretário afirma compartilhar da visão do senador sobre a importância da relação entre Brasil e Estados Unidos, baseada em valores comuns, respeito mútuo e cooperação para a segurança e prosperidade do Hemisfério Ocidental.

Rubio também registra que os Estados Unidos desejam um Brasil “próspero, seguro e economicamente estável”. Na carta, ele menciona o otimismo de Flávio Bolsonaro em relação às eleições de outubro e agradece a oferta do senador de colocar uma equipe de transição à disposição de Washington caso seja eleito, afirmando que o governo americano está preparado para trabalhar de forma cooperativa com os líderes escolhidos pelo povo brasileiro.

Veja abaixo a carta na íntegra:


DEU NO X

Deu no X


- Além de destruir a nossa economia, Lula agora irá destruir os nossos veículos. O Brasil terá a pior gasolina do mundo, tudo para mascarar o aumento dos preços dos combustíveis em anos de eleição. Em vez de diminuir impostos, Lula irá diminuir a vida útil dos automóveis.




- 🤑 Quem poderia imaginar que trocar Paulo Guedes por Fernando Haddad iria colapsar a economia? 🤭🥴




- Tenho lido muitos relatos sobre esses ataques do governo ptista aos agricultores do Norte do país. Violência e invasão de terra por "agentes federais".




- MILHÕES DE BRASILEIROS PASSAM FOME E NÃO TEM ONDE MORAR MAS O DESGOVERNO DO COMUNISTA E SEUS COMPARSAS VIVEM EM PLENA MORDOMIA.




- O Lula trouxe os chineses pra escravizar os brasileiros, principalmente os nordestinos, vai vendo




- CNN expõe império imobiliário de Alexandre de Morais e sua esposa Viviane Barci. Segundo o Jornal Folha de São Paulo, o casal triplicou seu patrimônio em 5 anos. Recentes desdobramentos da Operação Compliance Zero desmontaram contratos milionários entre Viviane e Vorcaro.

CAZÉTV: CASIMIRO FEZ O 'L' E VIRA ALVO POR BETS - DEPUTADOS IRONIZAM

Deputados ironizam Casimiro por “fazer o L” e virar alvo por bets

A CazéTV tem sido alvo de ataques e de uma investigação do Ministério da Justiça após o sucesso de audiência na cobertura da Copa do Mundo de 2026. O canal do YouTube é o único detentor de todos os 104 jogos da competição no Brasil. A TV Globo, emissora exclusiva nas últimas décadas, transmitirá cerca de metade dos duelos até o fim do torneio.

No atual contexto, deputados do PL relembraram, por meio de postagens nas redes sociais, que Casimiro Miguel, sócio e quem dá nome ao canal, afirmou ter votado em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas últimas eleições. Mesmo assim, seu projeto virou alvo de ação do governo.

O deputado federal Mario Frias (PL-SP) ressaltou o embate do streamer com a TV Globo e apontou uma postura contraditória do governo com relação às bets.

— Cazé fez o L, comprou os direitos da Copa, desafiou a hegemonia da Globo, viu Lula sancionar as bets e, no final, virou alvo do governo que ajudou a eleger. “Mas ainda bem que tiramos o Bozo” — publicou.

O deputado estadual Bruno Engler (PL-MG) também falou sobre o caso. O parlamentar elogiou Casimiro, mas fez um alerta sobre a escolha política dele.

— Não vou ficar aqui falando “eu avisei, faz o L”. Acho que você é um baita de um comunicador, admiro o seu trabalho, mas está vendo as consequências de apoiar um bandido desse para presidente da República? — disse em vídeo nas redes sociais.

INVESTIGAÇÃO E RESPOSTA DA CAZÉ TV:

O Ministério da Justiça abriu um processo para investigar a CazéTV por suposta propaganda abusiva de apostas online, as bets. A investigação, instaurada na última quarta-feira (24), foca na divulgação de promoções durante as transmissões dos jogos da Copa do Mundo de 2026.

Em resposta, a CazéTV adotou um novo formato para publicidade de bets e seus parceiros nos jogos da Copa do Mundo. O canal ouviu o debate público em meio à polêmica sobre anúncios e decidiu ser mais conservador, evitando estímulos excessivos às apostas online.

Em comunicado, a direção do canal gerenciado pela Live Mode ressalta que, apesar das críticas e da ação movida pelo MJ, sempre seguiu a legislação com relação à publicidade aplicada em suas transmissões.

— A veiculação de publicidade na CazéTV observa a legislação brasileira, as diretrizes do CONAR e as boas práticas do setor. Também trabalhamos exclusivamente com operadoras regularizadas pelo Ministério da Fazenda, em conformidade com a Lei 14.790/2023 — ressaltou.

COPA DO MUNDO: BANDEIRA LGBT É LIBERADA PELA FIFA EM PARTIDA ENTRE EGITO E IRÃ

FIFA libera bandeiras LGBT em partida entre Egito e Irã na Copa

A FIFA não se opõe à exibição de bandeiras arco-íris dentro do Lumen Field, em Seattle, apesar do protesto das federações de Egito e do Irã, cujas seleções disputarão na virada desta sexta-feira (26) para sábado (27), à meia-noite (horário de Brasília), uma partida decisiva pela terceira rodada do grupo G da Copa do Mundo.

A decisão do comitê organizador local de incluir essa partida como parte dos eventos do “Fim de Semana do Orgulho” em Seattle provocou protestos das federações desses dois países, que possuem leis contrárias à homossexualidade. As entidades pediram à FIFA que não permitisse esse tipo de manifestação.

A federação egípcia rejeitou “categoricamente qualquer atividade que promova a comunidade LGBTQ durante a partida”, e disse que esses atos podem “provocar suscetibilidades culturais e religiosas entre os torcedores”.

Os dirigentes da federação iraniana, por sua vez, consideram que a denominação de “Partida do Orgulho” dada pelo comitê local é “uma medida irracional que apoia um determinado grupo”.

No entanto, a FIFA não vai intervir e permitirá que sejam exibidas bandeiras arco-íris dentro do estádio. Representantes da entidade informaram que a postura não muda em relação à que tem adotado durante todo o torneio e que os eventos pelo Fim de Semana do Orgulho serão realizados fora do estádio.

– A Copa do Mundo da FIFA 2026 é um evento inclusivo que acolhe pessoas de todas as origens. Os torcedores de todas as orientações sexuais e identidades de gênero são bem-vindos nas partidas e eventos. As manifestações gerais a favor dos direitos humanos, incluindo as bandeiras arco-íris e outras bandeiras que representam a orientação sexual e a identidade de gênero, são permitidas sob o Código de Conduta nos estádios da Copa do Mundo da FIFA 2026 e podem ser exibidas dentro dos estádios sempre que utilizadas de maneira condizente com tal código – disse.

A entidade máxima do futebol ressaltou, no entanto, que não se trata da “Partida do Orgulho’, como chamada pelo comitê organizador de Seattle.

EFE

CEARÁ-MIRIM: SÁBADO (27) FECHA MÊS ÓTICAS DINIZ - ESTOURE E GANHE, COFFEBREAK E MUSICA AO VIVO

 É neste sábado (27) a partir das 7:30hs

A PALAVRA DE DEUS PARA ESTA SEXTA-FEIRA (26) - POR PADRE BIANOR JR.

Padre Bianor Jr.


Natal/RN, sexta-feira, 26 de junho de 2026

📖 12ª Semana do Tempo Comum

━━━━━━━━━━━━━━━

🕊️ Palavra que ilumina o dia

“Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.” (Sl 10(11),7)

━━━━━━━━━━━━━━━

📖 Evangelho do Dia — Mt 8,1-4

Ao descer da montanha, Jesus é procurado por um leproso que se aproxima com fé e humildade: “Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me.” Movido de compaixão, Jesus toca o homem e diz: “Eu quero, fica purificado.” Imediatamente ele ficou curado de sua lepra.

━━━━━━━━━━━━━━━

✨ Reflexão

Irmãs e irmãos,

O Evangelho de hoje revela a força transformadora da fé e da compaixão de Jesus. O leproso aproxima-se do Senhor carregando não apenas a doença do corpo, mas também o peso da exclusão, da solidão e do preconceito.

Sua oração é simples e profunda: “Senhor, se queres...” Ele não exige, não impõe condições, apenas confia. Reconhece que tudo está nas mãos de Deus e se abandona à sua vontade.

Jesus poderia ter curado apenas com uma palavra, mas escolhe tocar aquele homem. Um gesto que devolve não somente a saúde, mas também a dignidade. O Senhor aproxima-se de quem sofre, rompe barreiras e manifesta que ninguém está excluído de seu amor.

Também nós carregamos nossas fragilidades, feridas e limitações. Muitas vezes precisamos nos apresentar diante de Jesus com a mesma confiança do leproso, certos de que Ele conhece nossas necessidades e nunca permanece indiferente ao sofrimento humano.

Que neste dia renovemos nossa fé e permitamos que o Senhor toque nosso coração, cure nossas feridas e fortaleça nossa esperança.

━━━━━━━━━━━━━━━

🌱 Proposta do dia

Reze por alguém que esteja sofrendo e faça um gesto concreto de acolhida, atenção ou solidariedade.

━━━━━━━━━━━━━━━


Pe. Bianor Júnior
Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes


━━━━━━━━━━━━━━━

⛪ Agenda de hoje

🕙 10h — Santa Missa

📍 Capela de Sant’Ana e São Joaquim – Hospital Onofre Lopes

🕠 17h30 — Santa Missa

📍 Matriz de Nossa Senhora de Lourdes

━━━━━━━━━━━━━━━

🙏 Senhor Jesus, tocai nossas feridas e fortalecei nossa fé, para que caminhemos confiantes em vosso amor e sejamos instrumentos de acolhida e esperança para os irmãos. Amém. 🙏🏻

FALHA NO CENSO ESCOLAR CAUSA GRANDE PREJUÍZO A EDUCAÇÃO DO RN

RN perde R$ 230 milhões em recursos para a educação por falhas no Censo Escolar

O Rio Grande do Norte registra um prejuízo de R$ 230,52 milhões de 2024 a 2026 com perdas de recursos federais voltados a áreas essenciais da educação, incluindo alimentação, transporte e manutenção das escolas. O problema foi motivado por falhas operacionais e pela ausência de uma ferramenta para o cadastramento dos estudantes no EducaCenso. Apenas neste ano, o Estado deixou de ser contemplado com R$ 44,8 milhões por problemas na inclusão de 4,48 mil estudantes no Censo Escolar 2025.

As informações constam em processo administrativo em curso para a contratação de uma empresa que tentará resolver esses gargalos, cuja documentação foi obtida pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE. No documento, o Grupo de Processamento de Dados (GPD) da Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte (Seec/RN) solicita à titular da pasta, a secretária Maria do Socorro da Silva Batista, que a plataforma ZAORI Astrea seja contratada para resolver as inconsistências na declaração de dados ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

De acordo com o documento, os R$ 44,84 milhões que deveriam ter sido destinados neste ano contemplam repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), salário-educação, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE). Aliado a isso, o GPD esclarece que as falhas já tinham afetado a complementação do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) nos exercícios de 2024, 2025 e 2026, por descumprimento da condicionalidade de 80% de participação no Saeb.

“Parte substancial deste déficit originou-se de falhas na base do Censo Escolar, visto que diversos estudantes que realizaram a prova não foram contabilizados como presentes por não constarem na base oficial do Educacenso. Apenas a título de dimensão, a bonificação da complementação VAAR projetada para uma rede do porte da estadual atinge um teto histórico de R$ 36 milhões a R$ 44 milhões em 2026”, aponta o Grupo no documento.

As perdas de complementação do VAAR pelo Estado são estimadas em R$ 27 milhões em 2024, R$ 29 milhões em 2025 e R$ 40 milhões em 2026. Somadas às perdas por omissão de alunos no Censo, estimadas em R$ 134,52 milhões no mesmo período, o prejuízo alcança R$ 230,52 milhões.

A diretora de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sinte/RN), Fátima Cardoso, esclarece que tem acompanhado o processo para recuperação das perdas do Estado desde o ano passado. “Estamos discutindo essa pauta em audiências e conversas com a Secretaria de Educação. Temos pedido que seja buscado um novo programa e formato para não termos mais perdas de recursos. Se a gente não procurar uma resolução, vamos continuar tendo prejuízos danosos para a educação”, destaca.

Segundo a diretora de comunicação, os problemas cadastrais acontecem por falhas tanto no sistema utilizado pela Secretaria de Educação do Estado quanto pela falta de ferramentas adequadas para levantamento de dados nas escolas públicas. “É preciso aperfeiçoar em nível local e na rede como um todo. Se isso não for feito, vamos continuar tendo problema. Então a nossa discussão passa por esses dois eixos”, destaca.

Fátima Cardoso aponta que os principais impactos são na assistência aos estudantes por meio de programas educacionais, além do compromisso no pagamento dos salários dos professores e manutenção das escolas. Estas duas últimas demandas, observa, ainda apresentam uma forte dependência do Fundeb.

Embora o Sinte/RN ainda não tenha informações sobre quando a contratação da Zaori Data LTDA deve ser efetivada, a diretora de comunicação aponta que a entidade considera a medida como uma alternativa para resolver as inconsistências nos dados dos estudantes.

“Nós defendemos a contratação da empresa para evitar esses problemas nos dados que prejudicam o próprio Estado. A gente tem que ter um sistema atualizado e potente que não gere problemas como tivemos em 2025, com mais de quatro mil alunos não cadastrados. Isso revela que o nosso sistema precisa ser mudado”, destaca.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE questionou o Ministério da Educação sobre a possibilidade de o Rio Grande do Norte reaver os recursos perdidos, as possibilidades de recomposição e se a pasta tem informações sobre o mesmo problema de inconsistência envolvendo outros estados. Até o fechamento desta edição, não obtivemos retorno. O espaço segue aberto.

Estado propõe inexigibilidade de licitação

No processo administrativo, a Seec/RN propõe a contratação da solução da Zaori Data LTDA, a plataforma Zaori Astrea, por um período inicial de 60 meses. A pasta sustenta, ainda, que a contratação seja feita por inexigibilidade de licitação, formato adotado quando a empresa é a única capaz de atender a uma determinada demanda, dispensando competição com outras empresas.

Na justificativa, a Seec aponta que o sistema da empresa executa o processamento e cruzamento do arquivo XLSX do Educacenso em cascata de três níveis (Código INEP, CPF normalizado e algoritmo de similaridade textual de nomes com limiar mínimo de 90%), assegurando pareamento adequado e eliminando subcontagens. Aliado a isso, a plataforma possibilita a correção de distorções cadastrais antes do fechamento das janelas do INEP e pode garantir que a participação do Estado no Saeb seja computada corretamente pelo MEC.

“A robustez da plataforma Zaori Astrea, associada ao seu caráter inovador e à inviabilidade técnica de fragmentação de sua infraestrutura unificada de segurança, possibilidade de controle de acesso federado (Gov.br) e conformidade nativa com a LGPD, qualificam o software como ferramenta estratégica indispensável para o reequilíbrio fiscal, governança orçamentária e eficiência pedagógica da educação pública do Estado do Rio Grande do Norte”, aponta o documento.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE contatou a empresa Zaori Data LTDA, sediada em Natal, para confirmar em qual ponto está a contratação da plataforma e obter maiores detalhes sobre a solução. Até o fechamento desta edição, não obtivemos retorno.

TN

DECISÃO DE FACHIN: INVESTIGAÇÃO DE 'DARK HORSE' É RETIRADA DE MORAES E VAI PARA MENDONÇA

Fachin retira caso de Moraes e encaminha investigação de “Dark Horse” a Mendonça

O presidente do STF, Edson Fachin, decidiu nesta quinta-feira (25) que o pedido de investigação envolvendo o filme “Dark Horse” não ficará mais sob análise de Alexandre de Moraes.

Com a decisão, o caso passa a ser relatado pelo ministro André Mendonça. Segundo Fachin, a redistribuição ocorre por conexão com outros procedimentos já em andamento sob a responsabilidade do magistrado.

“Com efeito, os episódios que são referidos nesta ‘comunicação de crime’ coincidem com o objeto de outras investigações sob a relatoria do ministro André Mendonça”, afirmou Fachin na decisão.

De acordo com o presidente do STF, existem ao menos outros dois procedimentos criminais relacionados ao mesmo contexto, o que justifica a reunião dos processos em um único gabinete.

Com isso, a análise do caso passa a ser centralizada no gabinete de Mendonça, que ficará responsável pela condução das investigações envolvendo o filme.

VEREADOR PETISTA PRESO POR LIGAÇÃO COM O PCC DECLAROU POBREZA PARA NÃO PAGAR IPTU

Petista preso que movimentou R$ 4 milhões declarou pobreza à Justiça

O vereador de São Paulo Senival Moura (PT), preso nesta quinta-feira (25), é acusado de movimentar R$ 4,3 milhões em um esquema que usava uma empresa de ônibus para lavar dinheiro do tráfico de drogas da facção Primeiro Comando da Capital (PCC).

No entanto, o petista alegou ser pobre para não pagar as custas de uma ação que o cobra por uma dívida de R$ 69 mil de IPTU. A ação foi movida em maio de 2022, uma semana depois do último pagamento da organização criminosa recebido por Senival Moura, monitorado pela Polícia Civil.

Naquele ano, o vereador foi inscrito na lista da Dívida Ativa do município. Senival Moura não pagou o IPTU entre os anos de 2006 a 2018 do imóvel em Guaianases, na zona leste de São Paulo.

Na ação, o vereador argumenta que o imóvel estaria em área sujeita a enchentes, o que lhe daria direito a isenção ou remissão do imposto conforme a legislação municipal.

“Controle fático” da empresa

Segundo a investigação da Polícia Civil, o vereador exercia o “controle fático” da Transunião Transportes S.A., empresa que ganhou a concessão para operar 50 linhas de ônibus na zona leste de São Paulo.

A empresa faz parte de uma estrutura financeira montada para lavar dinheiro de uma organização criminosa “em tese vinculada ao Primeiro Comando da Capital – PCC”.

O petista é apontado como o “principal responsável pela instrumentalização” da Transunião.

A companhia passou por uma série de alterações societárias entre 2015 e 2019, com seu capital passando de R$ 100 mil para R$ 50 milhões, para se adequar à disputa pela concessão das linhas de ônibus.

Vereador é dono de ônibus, diz polícia

Senival Moura também é dono de veículos usados em cooperativas de transporte, de acordo com o relatório policial.

Os investigadores encontraram planilhas digitais que separavam os donos formais dos ônibus, chamados de “cooperados” no documento, e os beneficiários econômicos reais dos veículos, chamados na tabela de “cooperados oficiais”.

Em nota enviada à imprensa, o advogado de Senival Moura negou participação nos crimes e disse que a investigação irá demonstrar “a inexistência de qualquer conduta ilícita de sua parte”.

metrópoles

CURIOSIDADE

Curiosidade

Vocês sabia que...

...em 1804, Napoleão Bonaparte foi proclamado imperador da França...

...em 1910, O cometa Halley, que a cada 76 anos passa próximo da Terra, pôde ser visto no céu. Na segunda aparição do século XX, em 1986, ele decepcionou...

...em 1953, Pela primeira vez uma mulher ultrapassou a velocidade do som. A americana Jacqueline Cochrane, pilotando um F-86 Sabrejet, alcançou 652,337 milhas por hora [1 049,8 quilômetros por hora]...

...em 1973, No Dia Internacional dos Museus, um incêndio no Museu de Minas e Energia, no Rio de Janeiro, destruiu 300 mil volumes da biblioteca de Paleontologia e Mineralogia...

...em 1974, A Índia tornou-se o sexto país a possuir a bomba atômica. Os testes nucleares foram realizados no deserto de Rajasthan. A nação voltaria a testar o armamento em 1998...

...em 1988, Um conflito entre policiais e traficantes no morro do Borel, no Rio de Janeiro, durou três horas. Dois traficantes morreram e 10 pessoas foram presas por tráfico...

e que em 1989, Um milhão de chineses protestaram em Pequim pedindo mais democracia?

LIGEIRINHAS

Ligeirinhas

FACULTATIVO: A Prefeitura de Natal decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira 29, em razão do Dia de São Pedro. A medida vale para os órgãos e entidades da administração pública municipal direta, indireta, autárquica e fundacional. O ponto facultativo já estava previsto no Decreto nº 13.643, publicado em 30 de dezembro de 2025, que estabeleceu o calendário de feriados e pontos facultativos da administração municipal para o ano de 2026.


DESCULPAS: O senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) voltou a pedir desculpas nesta quinta, 25, à madrasta, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Ele já havia o feito em publicação nesta madrugada, mas reforçou a mensagem em vídeo divulgado nas redes sociais. 'Nunca desrespeitei, maltratei, humilhei uma mulher na minha vida. Eu jamais faria isso com a esposa do meu próprio pai', diz. 'Em nenhum momento ofendi ou tive intenção de ofender a Michelle. Se eu o fiz em algum momento, peço desculpas.'


FATO: Faz tempo que Ceará Mirim/RN não tem um 'líder' que não dependa da prefeitura. O tempo já mostrou que eles sem a prefeitura não passam de um eleitor comum. Liderança não se compra e nem se impõe, conquista-se!


SUSPENDEU: O Cadastro Nacional dos Advogados, da OAB Nacional, atualizou a ficha de inscrição da influencer Deolaone Bezerra para “suspensa”. Ela está presa desde 21 de maio, quando a Polícia Civil e o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) desencadearam uma operação que apura desde 2019 esquema de lavagem de dinheiro para o Primeiro Comando da Capital (PCC). Conforme o código de ética interno, a suspensão pode ter prazo inicial de 90 dias — sendo prorrogada por até quase um ano — enquanto Deolane é investigada pela OAB (o caso é sigiloso).


PESQUISA/RN: Pesquisa do Instituto IPSensus divulgada nesta quinta-feira (25) mostra que, no cenário estimulado, Álvaro Dias lidera as intenções de voto para o Governo do RN com 32,5%. Seguido por Allyson Bezerra com 27,3%, Cadu Xavier com 16,8%. Também foram citados na pesquisa Robério Paulino (2%), Rodrigo Vieira (0,4%) e Dário Barbosa (0,3%). Branco/nulo somaram 3,2% e outros 17,5% não souberam responder.


VERO: Se Ceará Mirim/RN continuar saindo das 'festas das redes sociais' para a realidade, que deixe-a seguir!


PAPUDINHA: O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a transferência imediata do ex-banqueiro Daniel Vorcaro para o complexo penitenciário da Papudinha, em Brasília. A decisão ocorre após o réu ter a segunda delação premiada rejeitada por falta de dados relevantes.


LÍDER: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado. A escolha ocorre após a saída de Jaques Wagner (PT-BA), que foi alvo de operação da PF (Polícia Federal) relacionada ao caso do Banco Master, na semana passada.


HILÁRIO: É na política o Diabo vestir todas as cores para se dar bem!


PONTE: O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte Allyson Bezerra afirmou nesta quinta-feira 25 que, se eleito, pretende construir uma terceira ponte sobre o Rio Potengi para ligar a Zona Norte ao restante de Natal. Em entrevista ao programa Contraponto, da rádio 96 FM, o ex-prefeito de Mossoró classificou a mobilidade da capital potiguar como um dos principais problemas urbanos do Estado e sustentou que a obra será viabilizada por meio de um amplo ajuste fiscal e administrativo, que, segundo ele, devolverá ao Governo a capacidade de investimento.


MORTES: O governo brasileiro confirmou, na noite desta quinta-feira (25), a morte de dois brasileiros em decorrência dos fortes terremotos que atingiram a Venezuela na última quarta-feira (24). Ao todo, o país vizinho já contabiliza 188 mortos e 1.520 feridos, e a presidente interina, Delcy Rodríguez, decretou estado de emergência.


ASSIM: Usar uma prefeitura como meio de sobrevivência política consiste em converter a máquina pública em uma base de apoio contínua, transformando um ente público em 'propriedade privada.'


COPA: A Seleção Brasileira terá pela frente o Japão pela fase de 16 avos de final da Copa do Mundo de 2026. O confronto foi definido após o empate em 1 a 1 entre os japoneses e a seleção da Suécia, pela última rodada do grupo F da competição, na noite desta quinta-feira (25).


AGRADECIMENTO: Na noite desta quinta-feira (25), o presidente eleito da Colômbia, Abelardo de la Espriella, respondeu aos parabéns dados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo resultado eleição no país vizinho. Em suas redes sociais, o líder colombiano disse que pretende trabalhar em conjunto com o Brasil pelo bem do povo.


ENTONSE: Você é um daqueles sem futuro que cria cobra para depois lhe morder ou por reciprocidade? ENTONSE..... Lasque!


MEGA-SENA: O concurso 3023 da Mega-Sena paga R$ 2,5 milhões na noite desta quinta-feira (25). Os números sorteados foram: 22 - 25 - 30 - 31 - 39 - 60. Sem acertadores das seis dezenas, o prêmio máximo acumula e a loteria pode pagar R$ 7 milhões no sábado (27). Mas nem todo mundo saiu de mãos abanando. Mais de 800 apostas garantiram premiações parciais, sendo: 5 acertos (Quina): 7 apostas ganhadoras, R$ 117.144,19 - 4 acertos (Quadra): 807 apostas ganhadoras, R$ 1.674,92.


UNIÃO: O advogado Jeffrey Chiquini, responsável pela defesa de Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro, publicou na noite desta quinta-feira, 25, um vídeo em suas redes sociais em que defende a união de apoiadores da direita com foco na vitória eleitoral contra o petista Lula da Silva (PT). Na gravação, Chiquini afirma que Martins está preso e sustenta a existência de 'presos políticos' no país, incluindo outros apoiadores do ex-presidente Bolsonaro. Ele também menciona familiares de investigados e aliados políticos como parte desse grupo.


FILOSOFANDO: 'A vida ensina muitas lições. Infelizmente faltei a maioria das aulas.'


ABRAÇO: Abraço para meus amigos Washington Nobrega e Marluce Pereira. Gente do bem! Gente do bem!


NIVER: Parabenizar por mais um natalício, os amigos Francisco Diniz, Flávia Sobral, Ana Lídia e Francisco Urbano. Feliz Aniversário!

CEARÁ-MIRIM: RASGA PREÇO REDEMAIS - OFERTAS DE 26 A 28/06/2026



7 PERGUNTAS QUE MERECEM RESPOSTAS

Perguntas

1- O que esperar de um país onde o eleitor justifica a roubalheira do seu político de estimação apontado a roubalheira de outro?


2- Um festival de quadrilhas em Brasília, qual quadrilha venceria?


3- Quem é o político cearamirinense que guardava dinheiro dentro do banheiro e debaixo da cama?


4- Será que o Brasil vai levar outro Tataku (叩く) do Japão?


5- Já descobriram quais vereadores e qual grupo político de Ceará Mirim/RN planeja dar uma rasteira no ex-prefeito Júlio César (PP)?


6- Esses atritos entre Michelle e Flávio que geralmente acaba em afagos, seria estratégia de marketing?


7- Quais as 5 primeiras medidas austeras que você eleitor cearamirinense tomaria se chegasse a ser prefeito do município?

VORCARO NA PAPUDINHA

Daniel Vorcaro chega à Papudinha

O ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, chegou no início da noite desta quinta-feira, 25, ao 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha, em Brasília.

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a transferência do ex-banqueiro ao considerar inadequada a permanência do empresário na Superintendência da Polícia Federal (PF).

Vorcaro estava em uma cela especial da PF à espera da homologação de um acordo de delação premiada, mas a proposta foi rejeitada pela corporação e pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Mendonça também determinou que a Polícia Militar do Distrito Federal adote medidas para impedir o contato do empresário com outros investigados do caso Master, entre eles Paulo Henrique Costa, ex-presidente do Banco Regional de Brasília (BRB), preso na mesma unidade.

Na decisão, Mendonça atendeu a um pedido da PF para alterar o local de custódia e negou o pedido da defesa para substituir a prisão preventiva por prisão domiciliar. O ministro determinou que a Polícia Federal realizasse a transferência em até 24 horas.

Pelo entendimento do relator, não surgiram fatos novos capazes de justificar a revogação da prisão. Segundo a decisão, continuam presentes os requisitos que embasaram a medida cautelar, como a necessidade de preservar as investigações e evitar interferências na produção de provas.

Mendonça também avaliou que a Superintendência da PF não oferece estrutura para manter presos por períodos prolongados. Ao mesmo tempo, o ministro do STF determinou que Vorcaro permanecesse fora de uma cela comum, por considerar que a repercussão do caso representa risco à integridade física do ex-banqueiro.

Pelo entendimento do relator, não surgiram fatos novos capazes de justificar a revogação da prisão. Segundo a decisão, continuam presentes os requisitos que embasaram a medida cautelar, como a necessidade de preservar as investigações e evitar interferências na produção de provas.

Mendonça também avaliou que a Superintendência da PF não oferece estrutura para manter presos por períodos prolongados. Ao mesmo tempo, o ministro do STF determinou que Vorcaro permanecesse fora de uma cela comum, por considerar que a repercussão do caso representa risco à integridade física do ex-banqueiro.

Vorcaro tem segunda delação rejeitada

A transferência ocorreu em meio às tentativas de Vorcaro de firmar um acordo de colaboração premiada. O ex-banqueiro apresentou duas propostas de delação, mas a PF e a PGR rejeitaram ambas.

As autoridades consideraram a segunda proposta insuficiente para impulsionar as investigações. As autoridades avaliaram que a colaboração se limitava a informações já conhecidas ou parcialmente conhecidas e chegaram a classificá-la como uma “delação elitista”.

Ao tratar do tema, Mendonça ressaltou que o encerramento das tratativas não influenciou a decisão sobre a custódia.

“A imposição da medida é absolutamente dissociada de qualquer conjuntura relacionada à existência, ou não, de tratativas voltadas à eventual celebração de acordo de colaboração premiada”, escreveu o ministro.

revistaoeste

E O JEITO?: LULA ESTÁ PERDENDO A 'CUMPANHEIRADA' NA AMÉRICA DO SUL E SAÚDA 'ADVERSÁRIOS'

Lula parabeniza Colômbia pela eleição de Abelardo de la Espriella

Nesta quinta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou a Colômbia pelo processo eleitoral que escolheu Abelardo de la Espriella como novo presidente do país. Em suas redes sociais, o petista disse ainda que pretende seguir trabalhando com o país vizinho “em benefício de nossos povos”.

Abelardo de la Espriella foi eleito novo presidente colombiano após derrotar Iván Cepeda por 1 ponto porcentual, ou mais de 251 mil votos.

– Parabenizo o povo colombiano pelo processo democrático e soberano, expresso por sua vontade nas urnas, da escolha de seu novo presidente Abelardo de la Espriella nas eleições do último domingo. A amizade entre o Brasil e a Colômbia, que transcende ideologias, é fundamental para a superação de desafios comuns como a preservação da Amazônia, o enfrentamento da pobreza e o combate ao crime organizado. Que sigamos trabalhando juntos em benefício dos nossos povos – afirmou Lula.

'FALOU POUCO' - DIZ IRMÃO DE MICHELLE EM RELAÇÃO A FALA DELA SOBRE FLÁVIO BOLSONARO

Irmão de Michelle diz que ela "falou pouco"

Eduardo Torres, irmão de criação de Michelle Bolsonaro (PL), manifestou apoio público à ex-primeira-dama após a divulgação dos vídeos em que ela acusa o senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL), de tê-la atingido com uma "punhalada" durante um episódio envolvendo divergências políticas.

Em publicação feita nesta quinta-feira (25) nas redes sociais, Torres afirmou que Michelle decidiu se pronunciar apenas depois de suportar por muito tempo o que classificou como sucessivas injustiças. Segundo ele, o conteúdo divulgado representa apenas uma pequena parte do que teria ocorrido nos bastidores.

Na mensagem, o irmão de Michelle declarou que ela "falou pouco diante de tudo" e afirmou já ter precisado intervir pessoalmente em situações envolvendo críticas direcionadas à ex-primeira-dama.

Para Eduardo Torres, os vídeos publicados não configuram ataques contra Flávio Bolsonaro, mas sim um relato de acontecimentos vividos por Michelle. Em sua avaliação, ela permaneceu em silêncio durante longo período, apesar de, segundo ele, ser alvo constante de críticas e acusações.

"São críticas, cobranças, acusações, injúrias e injustiças. A resposta por muito tempo foi o SILÊNCIO. Atacada por muitos até por seu silêncio, [Michelle] não suportou mais tamanha injustiça e resolveu fazer alguns ESCLARECIMENTOS. Michelle apenas narra alguns fatos e isso não foi ataque, foi apenas a descrição de alguns momentos acontecidos e eu sei que foi muito POUCO diante de TUDO o que tem acontecido (inclusive do que eu já presenciei e precisei intervir)."

Torres também afirmou que as críticas continuaram mesmo após a divulgação das gravações. Segundo ele, comentários publicados nas redes sociais passaram a responsabilizar Michelle pela crise e a acusá-la de provocar divisões no campo político da direita.

Ainda segundo ele, Michelle perdoou diversas situações ocorridas ao longo dos últimos anos, mas não estaria obrigada a manter convivência com pessoas que, em sua avaliação, desejam prejudicá-la nos bastidores.

JCO

DEU RUIM: A JUSTIÇA NÃO ESTÁ PREOCUPADA COM A 'TUBERCULOSE' DELE

Foragido há 130 dias, Oruam diz estar com tuberculose grave

A defesa do rapper Oruam informou à Justiça do Rio de Janeiro que o cantor enfrenta um quadro de tuberculose e pediu a revogação da prisão preventiva. A solicitação, porém, foi negada no último dia 18 pela juíza Tula Correa de Mello. O artista está foragido desde 3 de fevereiro, há 130 dias.

Segundo os advogados, Mauro Davi dos Santos Nepomuceno perdeu cinco quilos no último mês, apresenta tosse crônica e lesões nos pulmões. A defesa afirma que o cantor está em um “quadro de saúde gravíssimo” e tenta reverter a ordem de prisão.

O pedido de prisão faz parte do processo em que Oruam responde por homicídio qualificado. A ação é resultado de uma investigação conduzida pela 16ª Delegacia de Polícia (Barra da Tijuca). No ano passado, o rapper chegou a permanecer preso por 50 dias durante as apurações.

O caso teve início em 21 de julho do ano passado, quando policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) foram à antiga residência do cantor, no Joá, Zona Oeste do Rio, para cumprir um mandado de busca e apreensão contra um adolescente ligado à chamada “Equipe do Ódio”, grupo associado ao Comando Vermelho.

De acordo com a investigação, o adolescente conseguiu fugir depois que a viatura foi atacada com pedras por Oruam e outras pessoas que estavam no imóvel. Um dos envolvidos, Paulo Ricardo de Paula Silva de Moraes, conhecido como Boca Rica, foi preso em flagrante.

Vídeos gravados pelos próprios participantes da ação serviram como base para o inquérito que resultou no mandado de prisão contra o rapper. Se condenado, Oruam poderá responder por ameaça, dano ao patrimônio público, desacato, resistência e associação ao tráfico, com penas que, somadas, podem ultrapassar 18 anos de prisão.

O adolescente também se apresentou à Justiça e voltou a cumprir medidas socioeducativas em regime de semiliberdade. Nas redes sociais, ele afirmou ter deixado o crime para investir na carreira artística.

NO RN CUSTAM R$ 8 MILHÕES POR ANO AO SUS ACIDENTES DE MOTOS

Acidentes de motos no RN custam R$ 8 milhões ao SUS por ano

Os acidentes envolvendo motocicletas responderam por 74,9% das internações hospitalares por acidentes de transporte registradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Norte entre 2015 e 2025. No período, foram realizados 33.344 atendimentos a condutores e passageiros de motos na rede pública estadual, segundo levantamento com base em dados do DataSUS e do Valor Saúde Brasil.

Ao todo, o Estado registrou 44.503 internações hospitalares causadas por acidentes de trânsito nos últimos dez anos. O impacto financeiro para o SUS foi de aproximadamente R$ 84 milhões. Apenas nos últimos cinco anos, a média anual de gastos ficou em torno de R$ 8 milhões.

Em entrevista à Band RN, o secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, afirmou que os acidentes com motocicletas representam a maior parte da demanda relacionada ao trauma nos hospitais da rede estadual.

“O Walfredo Gurgel hoje é um hospital que é sobrecarregado invariavelmente por pessoas com esse perfil. De cada 10 acidentes de trânsito, um número que chega à beira de 90% é de acidente de moto”, declarou.

Segundo o secretário, os acidentes envolvendo automóveis reduziram em razão de avanços na segurança veicular e do uso de equipamentos de proteção.

“Aquilo que tínhamos no passado de acidentes por carro diminuiu substancialmente, porque as pessoas hoje usam o cinto de forma obrigatória, os carros se tornaram mais seguros. Isso é um dado positivo. Motocicleta ainda é um grande gargalo”, afirmou.

Os dados mostram que a taxa média de mortalidade entre motociclistas hospitalizados foi de 2% no período analisado. O maior número de mortes em ambiente hospitalar em um único ano foi registrado em 2020, quando 87 vítimas faleceram.

Alexandre Motta também relacionou a elevada ocupação dos hospitais estaduais aos acidentes com motocicletas.

“Se não existisse moto, uma suposição, se não existisse moto no mundo hoje, certamente o Walfredo Gurgel e o Tarcísio Maia seriam hospitais esvaziados”, disse.

Foi mencionado que parte dos acidentes está associada a práticas consideradas de risco, como excesso de velocidade, disputas em vias públicas, manobras conhecidas como “grau” e a pressão enfrentada por motociclistas que trabalham com entregas.

Os números reforçam o peso dos acidentes com motocicletas na rede pública de saúde do Rio Grande do Norte, tanto pelo volume de internações quanto pelos custos hospitalares e pela ocupação de leitos destinados ao atendimento de traumas.

Agora RN