23/06/2026

UNIFORME VERMELHO PARA GOLEIROS DO BRASIL É VETADO PELO PRESIDENTE DA CBF

Presidente da CBF veta uniforme vermelho para goleiros do Brasil

Após pedido de Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Fifa anunciou uma mudança no uniforme da Seleção Brasileira para a partida contra a Escócia. As equipes jogarão nesta quarta-feira (24), às 19h (de Brasília), no Estádio Miami, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.

A alteração indica que os goleiros da Seleção não usarão camisa, calção e meiões na cor vermelha, como tinha sido anunciado inicialmente. Alisson, Ederson e Weverton usarão a cor verde.

Xaud já havia vetado, em 2025, a cor vermelha no segundo uniforme do Brasil, com a marca Jordan.

A escolha dos uniformes na Copa é feita pela Fifa, mas é possível haver alterações na reunião de coordenação da partida.

Nike e Fifa não comentaram o caso. Já a CBF apontou que o uniforme vermelho de goleiro não existe na coleção da Seleção.

Goleiros do Brasil já utilizaram vermelho, em 2013 e 2014. As informações são do Globo Esporte.

CEARÁ-MIRIM: DEPÓSITOS DE OVOS SÃO PEDRO - NO VAREJO OU NO ATACADO O PREÇO É BOM

Depósitos de Ovos São Pedro

Depósitos de Ovos São Pedro vende no varejo e no atacado - Você é quem escolhe a forma de comprar e pagar.

Mercadorias selecionadas, de boa qualidade e com preço acessível você só encontra aqui - Passa lá para fazer uma visita sem compromisso.





Av: Enéas Cavalcante, 1864 - Próximo a Igreja Universal

Ceará Mirim/RN

'TRIUNFOS' NA AMÉRICA LATINA SÃO COMEMORADOS POR TRUMP - BRASIL É O PRÓXIMO DESAFIO

Trump comemora “triunfos” na América Latina e Brasil é o próximo desafio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), repercutiu em sua rede Truth Social, durante a madrugada desta terça-feira (23), um artigo que analisa a expansão de governos alinhados ao conservadorismo na América Latina e aponta o Brasil como um dos principais focos de atenção para os próximos anos.

O texto, assinado por John Gizzi e publicado pelo portal Newsmax, sustenta que Trump acumulou “8 vitórias em 7 anos” na região. Segundo a análise, a recente eleição de Abelardo de la Espriella, do partido Defensores de la Patria, na Colômbia, consolidou uma sequência de mudanças políticas que favoreceram lideranças identificadas com a centro-direita e próximas à agenda defendida pelo presidente norte-americano.

De acordo com o colunista, a Colômbia tornou-se a oitava nação latino-americana a substituir administrações de esquerda por governos alinhados ao campo conservador. Entre os países citados estão El Salvador, Argentina, Equador, Honduras, Bolívia, Chile e Peru.

No caso peruano, entretanto, a definição eleitoral ainda não foi oficialmente concluída. Embora o segundo turno tenha sido realizado em 7 de junho, a candidata Keiko Fujimori (Fuerza Popular, direita) mantém uma vantagem apertada de aproximadamente 40.600 votos sobre Roberto Sánchez (Juntos por el Perú), representante da esquerda, com 99,716% das urnas apuradas.

O artigo compartilhado por Trump afirma que sua influência política ultrapassa as fronteiras dos Estados Unidos e vem ganhando relevância em diferentes países do continente.

“Em muitos aspectos, Trump está emergindo como uma figura hemisférica moderna cuja influência se estende cada vez mais para além das fronteiras dos Estados Unidos”, afirma o artigo.

Apesar do cenário considerado favorável pelos autores da análise, o texto ressalta que o avanço conservador ainda enfrenta obstáculos importantes na região.

“Apesar do ímpeto, o ressurgimento conservador permanece incompleto”, acrescenta a publicação, citando Venezuela, Cuba e Nicarágua como desafios para esse movimento político.

Ao abordar o cenário brasileiro, o colunista destaca que a disputa presidencial de 2026 deverá atrair atenção internacional. Segundo o texto, o processo eleitoral no país já provoca debates sobre o funcionamento do sistema eleitoral e as condições da disputa.

“A eleição já está gerando intenso debate sobre a integridade do sistema eleitoral brasileiro e se a disputa será conduzida de maneira considerada livre e justa por todos os lados”.

Outro ponto destacado foi a realização da chamada “Cúpula Escudo das Américas”, promovida por Trump em 7 de março deste ano. Conforme divulgado pela Casa Branca, a iniciativa reúne países interessados em coordenar ações contra interferências estrangeiras, organizações criminosas transnacionais, narcoterrorismo e fluxos migratórios considerados ilegais.

O encontro contou apenas com chefes de Estado e de governo alinhados à política externa defendida pelo presidente norte-americano. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não participou do evento nem foi convidado para a reunião.

Entre os presentes estavam Javier Milei, da Argentina; Rodrigo Paz, da Bolívia; José Antonio Kast, do Chile; Rodrigo Chaves Robles, da Costa Rica; Luis Rodolfo Abinader, da República Dominicana; Daniel Noboa, do Equador; Nayib Bukele, de El Salvador; Irfaan Ali, da Guiana; Nasry “Tito” Asfura, de Honduras; José Raúl Mulino Quintero, do Panamá; Santiago Peña, do Paraguai; e Kamla Persad-Bissessar, primeira-ministra de Trinidad e Tobago.

O artigo também relembra outras iniciativas de Trump voltadas ao fortalecimento de alianças políticas e econômicas no continente. Entre elas está o apoio ao governo de Javier Milei durante as eleições legislativas argentinas de outubro de 2025 e a formalização de um swap cambial de US$ 20 bilhões para reforçar a estabilidade financeira do país.

A publicação menciona ainda os elogios feitos pelo presidente norte-americano à política de segurança pública e controle migratório implementada por Nayib Bukele em El Salvador.

JCO

RÚSSIA X OTAN: LÁ VEM DESGRAÇA

Putin diz que Otan se prepara para guerra com Rússia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou, nesta terça-feira (23), que os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) estão se preparando abertamente para uma guerra contra Moscou, ao mesmo tempo em que aumentam seus gastos militares. As declarações foram feitas durante encontro com formandos de instituições militares de ensino superior.

Segundo Putin, o Ocidente utiliza uma suposta ameaça russa para justificar o reforço de seus orçamentos de defesa e a militarização de seus países.

– Agora falam abertamente no Ocidente que estão se preparando para uma guerra contra nós – disse.

O líder russo acusou a Otan e a União Europeia (UE) de disseminarem “declarações falsas” sobre uma ameaça militar da Rússia para sustentar uma política que classificou como agressiva.

Putin afirmou ainda que o Ocidente cria ameaças à Rússia, força Moscou a adotar medidas de autodefesa e depois responsabiliza o país por suas reações. Em referência histórica, comparou a situação atual às acusações dirigidas à União Soviética após a invasão nazista de 1941.

O presidente também advertiu que os países ocidentais compreendem que eventuais ataques lançados contra a Rússia a partir de seus próprios territórios provocariam uma resposta militar de Moscou.

– Eles entendem que haverá uma resposta. Todos entendem isso, ou deveriam entender – assinalou.

Sobre a guerra na Ucrânia, Putin afirmou que não vê base para negociações com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, citando os ataques de Kiev contra alvos civis russos. Ele também declarou que as tropas russas seguem avançando em toda a linha de frente.

As declarações foram ecoadas pelo vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Alexander Grushko.

Segundo ele, o risco de confronto militar entre Rússia e Otan está aumentando. Grushko afirmou que a aliança trabalha com horizonte de preparação até 2030 e disse que Moscou possui recursos suficientes para responder a “qualquer cenário” e garantir a segurança de suas fronteiras ocidentais.

AE

INVESTIGADO PELA OPERAÇÃO MIRAGEM DA PF SAIBA QUEM É EDIR MACEDO

Quem é Edir Macedo, líder da Igreja Universal investigado na Operação Miragem da PF

O líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, está sendo investigado no âmbito da Operação Miragem, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira, 23, que apura suspeitas de fraude contábil e financeira envolvendo o Banco Digimais. Embora não tenha sido alvo de mandados de busca e apreensão por residir fora do Brasil, Macedo é citado pelos investigadores como controlador da instituição.

A Justiça autorizou o bloqueio de até R$ 670 milhões em bens e valores de investigados. As defesas não foram localizadas, o espaço segue aberto.

Nascido em 1945, no Rio de Janeiro, Macedo fundou a Igreja Universal em 1977. A denominação se tornou uma das maiores igrejas neopentecostais do País e expandiu sua atuação para dezenas de países, reunindo milhões de fiéis.

Paralelamente à atividade religiosa, construiu um conglomerado empresarial que inclui o Grupo Record, responsável pela Record TV e outras empresas de comunicação, além de investimentos no setor financeiro, entre eles o Banco Digimais.

Ao longo de sua trajetória, esteve envolvido em disputas judiciais e investigações. Em 1992, foi preso sob acusações de estelionato, charlatanismo e curandeirismo, mas acabou libertado dias depois por decisão judicial. O caso foi posteriormente arquivado.

Em 2009, o Ministério Público de São Paulo apresentou denúncia por suspeitas de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha envolvendo integrantes da Igreja Universal e empresas ligadas ao grupo em um processo que teve desdobramentos ao longo dos anos.

Mais recentemente, em 2024, Macedo foi condenado em primeira instância pela Justiça Federal do Rio Grande do Sul ao pagamento de indenização por danos morais coletivos em razão de declarações consideradas homofóbicas feitas durante um programa de televisão exibido em 2022. Na decisão, a Justiça entendeu que houve associação entre homossexualidade e comportamento criminoso, caracterizando discurso de ódio.

Entre os principais marcos de sua trajetória está a inauguração do Templo de Salomão, em São Paulo, em 2014, considerado uma das maiores construções religiosas do país.

Macedo é casado com Ester Bezerra e tem dois filhos, Cristiane Cardoso e Moisés Macedo, que também atuam em atividades ligadas ao grupo empresarial e à Igreja Universal.

Na Operação Miragem, a Polícia Federal apura suspeitas de que o Banco Digimais tenha recorrido a fundos de investimento para mascarar perdas bilionárias. Entre os alvos dos mandados de busca e apreensão estão dirigentes da instituição financeira, incluindo o bispo João Urbaneja e outros executivos ligados à administração do banco.

Estadão Conteúdo

ABERTA INSCRIÇÕES PARA A 3ª CORRIDA E CAMINHADA DO ABC FC EM NATAL

ABC abre inscrições para a 3ª Corrida e Caminhada Alvinegra em Natal

O ABC Futebol Clube está com inscrições abertas para a 3ª edição da Corrida e Caminhada Alvinegra, evento que reúne atletas, torcedores e famílias em um momento de saúde, lazer e confraternização, em Natal. Faça sua inscrição no link.

A largada será realizada no Estádio Frasqueirão, com percursos pensados para todos os níveis de preparo físico. A grande novidade deste ano é a caminhada de 3 km, ideal para quem deseja participar em família, além dos percursos tradicionais de 5 km e 10 km.

A corrida será realizado pela Rota do Sol. Na prova de 5 km, os atletas seguem com retorno na Barreira do Inferno. Já no trajeto de 10 km, o retorno acontece na altura do Alphaville. Durante todo o percurso, os participantes contarão com pontos de hidratação, além de uma estrutura completa com ambulâncias equipadas com UTI, segurança e cronometragem profissional.

Os inscritos terão direito ao kit do atleta, que inclui camiseta exclusiva, número de peito e chip de cronometragem. Ao final da prova, todos os concluintes receberão medalha de participação.

Para o público geral, a taxa de inscrição é de R$ 119, enquanto sócios-torcedores do clube contam com valor promocional de R$ 99.

Programação especial

O evento contará com banda ao vivo, atrações musicais, ativações de patrocinadores e uma praça de alimentação com diversas opções gastronômicas, além de frutas e hidratação para recuperação dos atletas.

A iniciativa reforça o compromisso da organização em incentivar a prática esportiva e promover valores sociais, educacionais, culturais e econômicos por meio do esporte.

TN

IMAGENS: OPERAÇÃO QUE PRENDEU EMPRESÁRIO INVESTIGADO POR LAVAGEM DE DINHEIRO NO RN

Polícia divulga imagens da operação que prendeu empresário investigado por esquema milionário de lavagem de dinheiro

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulgou, nesta terça-feira (23), imagens da Operação Emirados, deflagrada em conjunto com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para desarticular um suposto esquema de lavagem de dinheiro, ocultação patrimonial, blindagem de bens e fraudes fiscais na Grande Natal.

O principal alvo da investigação é o empresário Marcello Brunno Moreno, ligado à Rede de Postos Expresso e à Expresso Distribuidora. Segundo os investigadores, o esquema teria movimentado cerca de R$ 72 milhões e envolvido práticas de sonegação fiscal.

A operação cumpriu 33 mandados de busca e apreensão, resultou na prisão do principal investigado e determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 75 milhões em bens. As diligências ocorreram nos municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Senador Georgino Avelino.




BG

DEU NO X


- Ao passar com sua comitiva, Lula é recebido aos gritos de "FORA LADRÃO!", em Campo Grande, no Rio de Janeiro, na noite desta segunda-feira (22/06). 
Lula é popular somente nas pesquisas. Quando sai às ruas, sofre um choque de realidade e ouve verdades do povo. 




- “O político honesto que vocês querem não está dentro de mim.” Da Silva, Lula. 

Pela primeira vez, preciso concordar com ele!




- Que futuro tem uma cidade onde, na Câmara Municipal, acontecem esses eventos? Que futuro tem um país onde essas coisas são, mais do que valorizadas, priorizadas?

O Brasil está doente e precisa se curar! 




- O pai da mentira, o filho da organização e o candidato dos permitidos ataca mais uma vez!

O Demônio só serve para matar, roubar e destruir.




- FLAGRA ESCANDALOSO 

Fila de militantes petistas na Quadra da Unidos da Vila Kennedy, zona sul de São Paulo. Centenas de pessoas foram se filiar ao partido. Cada pessoa recebeu R$ 100,00!
O LuLadrão está torrando nosso dinheiro para comprar votos em ano de eleição!
Denunciem!!!   

CEARÁ-MIRIM: SELEÇÃO DINIZ - COMPRE ÓCULOS DE GRAU E GANHE UM ÓCULOS DE SOL

 

A PALAVRA DE DEUS PARA ESTA TERÇA-FEIRA (23) - POR PADRE BIANOR JR.

Padre Bianor Jr.


📍 Natal/RN, terça-feira, 23 de junho de 2026

📖 12ª Semana do Tempo Comum

━━━━━━━━━━━━━━━

🕊️ Palavra que ilumina o dia

“O Senhor estabelece sua cidade para sempre.” (Sl 47(48),9d)

━━━━━━━━━━━━━━━

📖 Evangelho do Dia — Mt 7,6.12-14

Jesus ensina aos discípulos a viverem com sabedoria e discernimento. Em seguida, apresenta a chamada “regra de ouro”: “Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles.” E conclui convidando todos a entrarem pela porta estreita, o caminho que conduz à vida verdadeira.

━━━━━━━━━━━━━━━

✨ Reflexão

Irmãs e irmãos, o Evangelho de hoje nos apresenta uma das mais belas sínteses da vida cristã: tratar os outros da mesma forma como gostaríamos de ser tratados. Jesus nos convida a sair do egoísmo e a construir relações marcadas pelo respeito, pela misericórdia e pela caridade.

Entretanto, o Senhor vai além. Ele nos fala também da porta estreita. O caminho do Evangelho nem sempre é o mais fácil. Perdoar exige esforço. Servir pede renúncia. Permanecer fiel a Deus muitas vezes significa nadar contra a correnteza.

O mundo frequentemente apresenta atalhos que parecem mais confortáveis, mas que nos afastam da vontade de Deus. A porta estreita é a escolha diária de quem coloca o amor acima do orgulho, a verdade acima da conveniência e a fidelidade acima dos interesses pessoais.

Não devemos ter medo desse caminho. Aquele que nos chama é o mesmo que caminha conosco. Quando escolhemos viver segundo o Evangelho, descobrimos que a verdadeira felicidade não está na facilidade, mas na comunhão com Deus.

Peçamos ao Senhor a graça de escolher, hoje e sempre, o caminho que conduz à vida.

━━━━━━━━━━━━━━━

🌱 Proposta do dia

Pratique um gesto concreto de bondade com alguém e pergunte-se: “Gostaria de ser tratado assim?”

━━━━━━━━━━━━━━━


Pe. Bianor Júnior
Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes


━━━━━━━━━━━━━━━

⛪ Agenda de hoje

🕠 17h30 — Santa Missa

📍 Matriz de Nossa Senhora de Lourdes

━━━━━━━━━━━━━━━

🙏 Senhor Jesus, ajudai-nos a escolher a porta estreita do Evangelho, vivendo a caridade, a fidelidade e a confiança em vossa presença. Amém. 🙏🏻

LEI QUE GARANTE REPASSE AUTOMÁTICO DE ICMS E IPVA AOS MUNICÍPIOS É PROMULGADA PELA ALRN

ALRN promulga lei que garante repasse automático de ICMS e IPVA aos municípios

A Assembleia Legislativa promulgou lei que trata dos critérios e prazos de distribuição das parcelas de ICMS e IPVA e do Fundeb pertencentes aos municípios, vedando, inclusive, a destinação de parte ou da totalidade dos recursos para conta de titularidade do Estado ou de órgão de sua administração direta ou indireta.

De acordo com a Lei nº 12.785/2027, o Estado informará ao agente centralizador de arrecadação, no caso o Banco do Brasil, a cada primeiro dia útil da semana, os percentuais ou valores devidos a cada município.

Em vigor desde sua publicação no “Diário Legislativo Eletrônico” da Casa, no sábado (20), a lei determina que o agente centralizador de arrecadação terá até o segundo dia útil de cada semana, para entregar a cada município, mediante crédito diretamente efetuado em conta individual de sua titularidade, a parcela que a este pertencer do percentual de 25% do produto da arrecadação do ICMS.

Em relação aos 50% do IPVA que cabe aos municípios, o agente centralizador de arrecadação, fará o repasse diariamente, e quanto aos 20% dos impostos arrecadados que se destinam ao Fundo de Valorização da Educação Básica (Fundeb), o recurso deve ser creditado até o segundo dia útil de cada semana.

A lei prevê, ainda, que o Executivo terá o prazo de 90 dias, contados da sua publicação, para promover as alterações decorrentes da Lei que interfiram nos procedimentos do agente centralizador.

A promulgação da Lei 12.785 é decorrente da rejeição ao veto integral da governadora Fátima Bezerra (PT) ao texto original proposto pelo deputado Gustavo Carvalho, o que ocorreu na sessão do dia 17.

Às vésperas da derrubada do veto, fruto de acordo feito entre a situação e oposição, o governo do Estado enviou outra proposta sobre a sistemática de distribuição dos recursos constitucionalmente devidos aos entes municipais.

Na mensagem, a governadora Fátima Bezerra informava que “o intuito é mitigar impactos operacionais e propiciar a célere e escorreita adaptação dos sistemas de gestão financeira e dos convênios bancários vigentes, a matéria prevê uma vacância de sessenta dias para a produção de plenos efeitos regulatórios”.

A proposta do Executivo foi encaminhada para deliberação das Comissão no mesmo dia da derrubada do veto, mas na sexta-feira (19), seguiu à análise preliminar da Procuradoria Legislativa da Assembleia.

O projeto do governo já prevê que as contas transitórias pelas quais passarão os recursos, serão abertas em agente centralizador, tendo como titular a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).

Quanto aos prazos de repasses dos recursos, o projeto governamental unifica o segundo dia útil da semana como limite de prazo para créditos do ICMS e IPVA, enquanto o repasse dos recursos do Fundeb ocorrerá até o terceiro dia útil da semana.

Em caso de aprovação, a lei produzirá efeitos somente 60 dias após a sua publicação no “Diário Oficial do Estado”.

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), José Augusto Rego, disse que a instituição vinha trabalhando o projeto que terminou sendo aprovado, em virtude do Executivo ter atrasado uma proposta alternativa: “Então, eu não entendo como é que entra um novo projeto com a mesma matéria. Eu não sei regimentalmente como vai se trabalhar isso na Assembleia”.

No caso, segundo uma fonte da Assembleia, será examinado se a proposta do governo está regulando algum assunto novo, se não estiver, certamente a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que é presidida pelo líder do governo, deputado Francisco do PT de opinar pela prejudicialidade da matéria.

TN

EDIR MACEDO É ALVO DE OPERAÇÃO DA PF CONTRA FRAUDES NO SISTEMA FINANCEIRO

PF faz operação contra fraudes no sistema financeiro; Edir Macedo é alvo

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a operação Miragem com o objetivo de desarticular um esquema voltado à prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. Entre os alvos estão o Banco Digimais e o bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal.

Mais de 50 agentes federais cumprem nove mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pela Justiça Federal de São Paulo.

A decisão judicial também autorizou o afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, além do sequestro e bloqueio de bens e valores de até R$ 670 milhões.

As investigações, subsidiadas por relatórios do Banco Central do Brasil, apontam que os investigados teriam manipulado demonstrativos contábeis e registros regulatórios para ocultar a real situação financeira da instituição, aparentar solvência perante os órgãos de controle e viabilizar operações supostamente irregulares.

Conforme a PF, os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas, previstos na Lei nº 7.492/1986, que define os crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.
Banco Digimais foi alvo da PF em maio

Em maio, a PF investigou duas denúncias de fraude contábil e maquiagem de dados financeiros no Banco Digimais. A instituição financeira passa por suspeitas de manipular os balanços contábeis corporativos para camuflar perdas de quase R$ 500 milhões.

Na ocasião, os investigadores apuraram se a diretoria do Banco Digimais utilizou manobras fiscais ilegais para inflar artificialmente o balanço corporativo.

A estratégia serviria para reverter os prejuízos reais e tirar a marca financeira do vermelho. A empresa é ligada a Edir Macedo, bispo e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.

A prática sob investigação da Polícia Federal envolve o lançamento de fundos de investimento e outras transações financeiras cruzadas. Conforme os dados apurados, os balanços listavam ativos sem liquidez imediata para simular a entrada de receitas operacionais.

Band

REJEIÇÃO A GOVERNANTES É O QUE MOSTRA VOTO NA AMÉRICA DO SUL

Voto na América do Sul reflete rejeição a governantes

É sempre bom tomar cuidado com as aparências. Elas costumam enganar. Aparentemente a América do Sul mudou de cor política e hoje é "de direita". Não importa como se queira definir "direita" em lugares diferentes entre si como Argentina e Colômbia – o mais novo país integrante desse clube.

Nas aparências o sinal da posição ideológica de governos se inverteu de um lado para o outro. Mas cuidado com essa aparência.

O principal fator comum em todas essas mudanças é uma profunda insatisfação com a situação econômica em geral, a criminalidade, o ambiente de negócios ruim, a armadilha da renda cujo crescimento é sempre prometido e nunca realizado e isso se vira invariavelmente contra quem está no poder.

As direitas, como demonstram Argentina e Chile, que se preparem: não tem mais lua de mel com eleitorado algum.

Outra aparência também engana: a de que uma América do Sul governada por presidentes simpáticos ao presidente americano, Donald Trump, garante uma boa relação com a super potência.

Mas a nova ou velha direita que se cuide: a nova doutrina de segurança nacional da Casa Branca – a tal doutrina Donroe – põe os interesses americanos em primeiro lugar.

Existem para Trump amigos de direita? Seria o caso dos novos governantes pedirem conselhos a chefe de governo da Itália, Giorgia Meloni, que vem da direita, e passou a xingar Trump.

Por isso é bom não se enganar.

Para a Casa Branca a importância desta parte do mundo é ser exportadora de recursos naturais e de crime transnacional. Tanto faz se somos de direita ou de esquerda.

CNN Brasil

CURIOSIDADE

Curiosidade

Você sabia que...


... Arqueólogos iniciaram uma nova escavação na Irlanda que pode confirmar uma descoberta histórica para os estudos sobre os vikings. Pesquisadores acreditam ter encontrado em Woodstown, no sudeste do país, o maior assentamento viking já identificado em território irlandês.


... A ideia de que a evolução humana aconteceu por meio de uma grande revolução repentina pode estar equivocada. Essa é a conclusão defendida pelo arqueólogo Huw Groucutt, da Universidade de Malta, que argumenta que a transformação dos seres humanos ocorreu de forma lenta, gradual e distribuída ao longo de centenas de milhares de anos.


... Um fenômeno astronômico raro chamará a atenção de milhões de pessoas ao redor do mundo nos próximos meses. Em agosto de 2026, um eclipse solar total fará com que o Sol desapareça completamente por alguns minutos em determinadas regiões do planeta.


... Pela primeira vez na história, um satélite registrou um tsunami gigante em alta resolução enquanto o fenômeno atravessava o oceano. Além disso, o registro foi feito pelo satélite SWOT, desenvolvido em parceria entre a NASA e a agência espacial francesa CNES.

LIGEIRINHAS

Ligeirinhas

MARAJÁS: Está no Rio de Janeiro a maior recorrência de pagamentos acima dos R$ 150 mil na elite do Judiciário. São ao menos quatro pagamentos, em maio, realizados pelo Tribunal de Justiça do Estado. Haja penduricalhos. Enquanto isso nos EUA os juízes só recebem o salário e mais nada!


CONTRARIANDO: A Procuradoria-Geral Eleitoral manifestou-se contra a decisão do ministro Nunes Marques que suspendeu uma pesquisa do Instituto AtlasIntel. O levantamento associava o pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL-RJ) a Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Marques justificou a decisão, alegando que o levantamento foi contaminado.


FATO: O turismo religioso em Ceará-Mirim/RN possui grande potencial, impulsionado pela Festa da Padroeira e pelo histórico de peregrinações. Embora conte com marcos importantes, a estruturação de rotas contínuas e o apoio à infraestrutura local ainda estão longe de ser uma realidade. O turismo religioso é uma das vias em potencial para o desenvolvimento econômico de muitas cidades!


LANÇAMENTO: Nesta segunda-feira (22), a apresentadora Silvia Abravanel lançou, em São Paulo, sua pré-campanha para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. Filiada ao PSD, ela inicia sua trajetória política com o apoio do partido presidido por Gilberto Kassab.


'MELANDO': O pré-candidato do PL à Presidência, senador Flávio Bolsonaro (RJ), criticou nesta segunda-feira (22/6) decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que, segundo ele, interferem em processos eleitorais e geram insegurança jurídica no país. Flávio mencionou ordens da Corte que impediram o ex-prefeito de Boa Vista Arthur Henrique (PL) de ser declarado eleito governador de Roraima em eleição suplementar realizada no domingo (21/6), além da indefinição sobre a escolha de um governador-tampão no Rio de Janeiro.


VERO: Se Gilmar Mendes está dando 'pitacos' e se incomodando com decisões de Mendonça sobre o Banco Master significa dizer que Mendonça está no caminho certo. Pra cima, ministro 'arrochado'.


LEILÃO: O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) vai realizar, na próxima quinta-feira (25), um leilão com mais de 80 imóveis de vários bairros de Natal. O primeiro pregão tem previsão de começar às 9h. Entre os imóveis, há um duplex no bairro Petrópolis e quatro apartamentos no mesmo edifício em Ponta Negra. Há ainda lotes nos bairros Tirol, Cidade Alta, Candelária, Capim Macio, Planalto, Lagoa Seca e Lagoa Nova. O leilão será on-line e os lances deverão ser apresentados em tempo real, durante o pregão, pela internet, através do site www.lancecertoleiloes.com.br. Os lotes em questão foram penhorados para o pagamento de dívidas.


AVIAÇÃO: A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou duas novas companhias aéreas estrangeiras a operar em território nacional no transporte aéreo internacional regular de passageiros e carga com origem e/ou destino no Brasil, sendo a Espanhola Wamos Air e a nigeriana Air Peace. 'A Agência autorizou as empresas da Espanha Wamos Air S.A. a realizar operações regulares internacionais no país e a nigeriana Air Peace Ltd. para operar serviços regulares de transporte aéreo internacional de passageiros e carga com origem e/ou destino no Brasil', disse em nota.


HILÁRIO: É o político fazer 'farra' de gastos com dinheiro do povo e parte desse povo bater palma pro político!


CORRERIA: Faltando menos de dois meses para o início oficial da campanha eleitoral, partidos políticos têm buscado orientações da Justiça Eleitoral sobre temas que podem impactar diretamente a disputa de 2026. As consultas envolvem desde questões relacionadas à formação de alianças e ao uso de recursos públicos até dúvidas inusitadas, como a possibilidade de candidatos aparecerem em propagandas portando porretes, bastões ou objetos semelhantes.


ASSASSINATO: A Polícia Civil de Goiás investiga a morte de duas mulheres encontradas dentro de uma residência em Anápolis, na manhã deste domingo (21). As vítimas foram identificadas como Tatiana Chagas dos Santos, de 51 anos, diretora de um colégio estadual, e sua companheira, a psicóloga Vanessa Souza, de 42 anos.


ASSIM: Depois de trocar Bolsonaro por Lula, Soraya Thronicke é rejeitada pela militância do PT, que a chama de fascista. Muito humilhante e constrangedor. Soraya perdeu a base que tinha e também a honra. Nem que se rebaixe muito será aceita. Mas... quem sabe se vestir vermelho com foto do Lula e estrela do PT não será tratada um pouco melhor do que um cão vira-lata!!!

FUGA: Policiais penais da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada em Nísia Floresta, frustraram uma possível tentativa de fuga após identificarem danos no teto de uma das celas da unidade prisional. A ocorrência foi registrada na manhã do domingo (21), durante uma fiscalização de rotina.


REUNIÕES: Eduardo Bolsonaro já está em Washington, D.C. para uma série de agendas com integrantes do governo Donald Trump e parlamentares do Partido Republicano. A informação é de Igor Gadelha do site Metrópoles. O principal foco de Eduardo nas conversas será destravar a volta da Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Alexandre de Moraes.


ENTONSE: Você se diz oposição, mas só aparece de quatro em quatro anos para enganar os bestas? ENTONSE..... Lasque!


SINCERICÍDIO: O presidente Descondenado participou nesta segunda-feira (22) da cerimônia de premiação da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), no Rio de Janeiro. Lula afirmou que os alunos não devem desistir dos próprios sonhos e, em um dos trechos, disse: 'O político honesto que vocês querem está dentro de vocês, não está dentro de mim'.


FILOSOFANDO: 'Siga seu coração, mas leve seu cérebro junto.'


ABRAÇO: Abraço para meus amigos Laercio Brito e Gerson Maia. Gente do bem!


NIVER: Parabenizar por mais um natalício, os amigos Batista Lima e João Casquinha. Feliz Aniversário!

COPA REDEMAIS OPÇÃO - OFERTAS DE 23/06 A 01/07/2026

7 PERGUNTAS QUE MERECEM RESPOSTAS

Perguntas

1- Por que alguns petistas que se dizem 'Paladinos da Moralidade' chamam Xandão de 'Herói Nacional' mesmo ele tendo recebido R$ 129 milhões do Banco Master via esposa, e que se fosse qualquer outro cidadão no mesmo caso era chamado de LADRÃO?


2- Por que os partidos de esquerda capitaneado pelo PT não assinaram a CPI do Master, foi por excesso de honestidade?


3- Os petistas cearamirinenses que afirmam votar no ex-prefeito bolsonarista Júlio César (PP), vão manter essa jura de amor até o dia da eleição, ou mudarão de opinião se vier uma 'chave de roda' do comando petista potiguar?


4- Por que a esquerda brasileira capitaneada pelo PT votaram pelo fim da CPMI do INSS, foi por excesso de honestidade?


5- Quais políticos formam a verdadeira OPOSIÇÃO em Ceará Mirim/RN?


6- Cadu de Fátima, pré-candidato ao governo do RN, disse que se inspira em Fátima Bezerra. Isso significa dizer que se ele ganhar vai dar os mesmo calotes que o governo Fátima está dando ate hoje?


7- O PT cearamirinense está 'comprometido' com o ex-prefeito bolsonarista Júlio César (PP). E Robinson Faria vai ficar de fora?

'FÁTIMA É MINHA GRANDE INSPIRAÇÃO' - O GOLPE ESTÁ AÍ, CAI QUEM QUER!

“Fátima é minha grande inspiração”, diz pré-candidato Cadu Xavier

Pré-candidato ao Governo do RN
Cadu Xavier (PT) afirmou que a governadora
Fátima Bezerra (PT) é sua “grande inspiração”
política. Foto: Reprodução

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte Cadu Xavier (PT) afirmou que a governadora Fátima Bezerra (PT) é sua “grande inspiração” política. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Clube RN, veiculada no sábado 20, ao ser questionado sobre qual líder público mais admira. Mesmo depois de se apresentar ao longo da conversa como “Cadu de Lula” e de exaltar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-secretário de Fazenda escolheu Fátima como principal referência.

“Não vou negar. Fátima Bezerra. Eu poderia dizer o presidente Lula ou a governadora Fátima, mas Fátima, para mim, é uma grande inspiração”, afirmou Cadu.

A resposta ocorreu no bloco final da entrevista, durante um pingue-pongue em que o pré-candidato foi provocado a responder de forma mais objetiva sobre temas pessoais, políticos e familiares. Ao citar Fátima, Cadu reforçou a vinculação direta de sua pré-candidatura ao governo estadual com a trajetória da atual governadora, de quem foi auxiliar entre 2019 e abril deste ano — primeiro como secretário de Tributação e, depois, como titular da Fazenda, no comando das finanças estaduais.

Ao longo da entrevista, Cadu fez uma defesa enfática da governadora. Disse que tem orgulho de ter participado da gestão dela e afirmou que Fátima foi responsável por lhe dar a oportunidade de ocupar funções centrais no Governo do Estado. Para ele, aceitar o convite da petista foi uma das decisões mais importantes de sua vida pública.



“A decisão de aceitar o convite para participar da reconstrução do Rio Grande do Norte talvez tenha sido uma das decisões que eu tomei na minha vida que eu tenho mais orgulho”, declarou.

Cadu também associou sua própria trajetória política à confiança recebida de Fátima. Segundo ele, “só uma política como Fátima” o colocaria no lugar em que chegou dentro do governo. O pré-candidato afirmou ainda que a governadora é uma mulher honesta e disse nunca ter visto alguém questionar a honestidade dela.

“Fátima é uma mulher honesta. Você pode discordar da trajetória dela, de decisões dela, mas eu nunca vi ninguém questionar a honestidade de Fátima”, disse.

A entrevista também teve momentos de defesa pessoal da governadora. Cadu afirmou que Fátima enfrenta preconceitos em determinados ambientes por sua origem humilde, por ser mulher, pela simplicidade e pelas escolhas pessoais. Segundo ele, esse incômodo aparece sobretudo entre setores da elite.

“Eu convivo de perto com Fátima e chego em todos os ambientes há sete anos. Você nota o preconceito quando Fátima entra num restaurante, às vezes, quando tem algum evento. Você vê o olhar das pessoas, julgando ela de cima a baixo, pela origem, pela humildade, por ela ser mulher, por ela ter as opções sexuais que ela tem, pela simplicidade (sic)”, afirmou.

Cadu comparou Fátima a Lula ao dizer que ambos representam pessoas de origem humilde que chegaram ao poder e continuaram voltadas para os mais pobres. Ele disse admirar o presidente pela dedicação à militância política, pelos programas sociais e pelo olhar para o Nordeste, especialmente pela transposição do Rio São Francisco. Mesmo assim, ao ser instado a escolher um líder, preferiu a governadora.

A fala também ajuda a definir o posicionamento eleitoral de Cadu. Durante a entrevista, ele afirmou que tem orgulho de carregar o nome “Cadu de Lula”, mas deixou claro que sua construção local está ligada diretamente ao governo Fátima. Ele disse que pretende dar sua própria marca a uma eventual gestão, mas sem negar o legado da atual governadora.

“É óbvio que eu vou dar a minha marca, mas eu não posso aqui deixar de dizer para o seu telespectador do orgulho que eu tenho de ter feito parte do governo da professora Fátima”, afirmou.

Cadu disse que o Rio Grande do Norte era “terra arrasada” antes da gestão petista, com folhas salariais atrasadas, crise na segurança pública e rebeliões no sistema prisional. Registrou que o governo atual reconstruiu áreas importantes do Estado, pagou salários em dia e fez entregas em saúde, educação, segurança e infraestrutura.

Ao ser questionado sobre a alta rejeição da governadora nas pesquisas, Cadu reconheceu falhas na articulação política e na comunicação do governo, mas sustentou que as entregas existem em todas as regiões do Estado. Segundo ele, seu papel na pré-campanha será lembrar ao eleitor como o Estado estava antes de Fátima e apresentar uma perspectiva de continuidade com avanços.

A relação com Fátima apareceu ainda em um relato sobre a transição de governo, entre o fim de 2018 e o início de 2019. Cadu contou que, antes da posse, a governadora lhe perguntou se a arrecadação permitiria pagar os salários dentro do mês. Ao ouvir que sim, segundo ele, Fátima teria determinado que a folha nunca mais atrasasse.

“Ela levantou e disse, olhando no meu olho: você nunca mais vai deixar a folha do Estado atrasar”, contou.

Para Cadu, a experiência no governo Fátima foi decisiva para sua entrada na disputa eleitoral. Ele afirmou que nunca teve como projeto pessoal ser governador, mas que a atuação durante a pandemia e o trabalho na área fiscal o levaram a ser visto como nome político dentro do grupo governista.

No fim da entrevista, ao ser perguntado sobre sua essência, Cadu respondeu “fazer o bem”. Sobre o que espera que as pessoas sintam ao ouvi-lo na campanha, respondeu “verdade”. E, quando provocado a citar sua principal inspiração política, voltou a Fátima, consolidando a mensagem central da entrevista: sua candidatura busca se apresentar como continuidade do campo de Lula, mas nasce, sobretudo, da relação construída com a governadora do Rio Grande do Norte.

Agora RN